Carlos César atira-se à “proposta velhinha” de Rio para reduzir número de deputados

António Cotrim / Lusa

O presidente do PS, Carlos César

O presidente do PS, Carlos César, recorreu esta terça-feira à sua conta pessoal de Facebook para criticar a “proposta velhinha” defendida pelo líder do PSD, Rui Rio, para o sistema eleitoral, que visa reduzir o número de deputados no Parlamento.

“Rui Rio retomou hoje a proposta velhinha do PSD sobre o sistema eleitoral, insistindo na redução do número de deputados”, começou por escrever Carlos César.

O socialista referia-se à declaração desta terça-feira de Rio, na qual o social democrata disse ser necessário dar “um murro na mesa” para mudar um “regime cansado” com 45 anos. “Ou damos todos [os partidos] um murro na mesa ou o descrédito será cada vez maior”, afirmou, frisando ser “absolutamente vital para a democracia (…) inovar, adaptar os partidos ao século XXI, alterar o sistema político”.

Na prática, e tal como explica o jornal Observador, o PSD pretende que os votos em branco tenham algum tipo de repercussão no desenho do Parlamento. Defende ainda os círculos eleitorais sejam mais pequenos nas legislativas e sugere que redução do número de deputados se faça em função dos votos em branco.

No entender de Rui Rio, este pode ser “um contributo para ver a melhor maneira de reduzir o número de deputados. Pode ser uma forma de combater a abstenção”.

Carlos César criticou a ideia que disse já ser “velhinha”, considerando que a proposta “além de não conseguir resistir a alguma demagogia que desvaloriza as instituições e os titulares de cargos”, incorre “em graves problemas”.

“Diminuiria a representatividade dos pequenos partidos, prejudicando o pluralismo do parlamento, dificultaria a representação dos territórios do interior, que seriam penalizados no preciso momento em que têm de ser valorizados, e baixaria a capacidade de realizar com qualidade o trabalho parlamentar, cuja exigência tem aumentado ao longo dos anos”, exemplificou, lamentando que o PSD não procure consensos.

“É de lamentar que ao invés de procurar consensos, a partir, por exemplo, da proposta do PS de círculos uninominais de candidatura que asseguram mais proximidade sem prejudicar a proporcionalidade do sistema, o PSD insista na intransigência que não dá frutos alguns”, pode ler-se ainda na mesma publicação.

RUI RIO RETOMOU HOJE A PROPOSTA VELHINHA DO PSD sobre o sistema eleitoral, insistindo na redução do número de Deputados….

Publicado por Carlos César em Terça-feira, 27 de agosto de 2019

Na mesma publicação, Carlos César aproveitou para recordar o orientação do partido nas próximas legislativas de 6 de outubro.

O PS pretende “reformar o sistema eleitoral para a Assembleia da República, introduzindo círculos uninominais, sem prejuízo da adoção de mecanismos que garantam a proporcionalidade da representação partidária, promovendo o reforço da personalização dos mandatos e da responsabilização dos eleitos, sem qualquer prejuízo do pluralismo”.

SA, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …