Cargueiro naufragado na II Guerra Mundial encontrado na Austrália

National Library of Australia

SS Iron Crown

Um cargueiro australiano, afundado por um submarino japonês durante a II Guerra Mundial, foi agora encontrado perto da costa da Austrália. Para os arqueólogos marítimos, esta é uma descoberta de “importância nacional”.

Trata-se do SS Iron Crown que, carregado de manganês, atravessava o estreito de Bass, ao sul da Austrália, a 4 de junho de 1942, quando foi atingido por um torpedo, acabando por afundar um minuto depois. A bordo seguiam 38 tripulantes. Apenas 5 sobreviveram.

Volvidos 77 anos, o cargueiro foi agora localizado a 100 quilómetros da costa do estado australiano de Victoria, a 700 metros abaixo da superfície, segundo adiantou a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth.

Tendo em conta que a profundidade a que a embarcação se localiza não é acessível para os mergulhadores, a equipa de investigação australiana Investigador recorreu a um sonar e a câmaras subaquáticas para capturar imagens e para mapear o local.

As imagens recolhidas revelam que o Iron Crown, que tem cerca de 100 metros de comprimento, está numa posição reta e parece estar intacto. As imagens mostraram também o arco, as correntes, duas âncoras, bem como outros componentes do convés.

Peter Harvey, arqueólogo subaquático da organização estatal Heritage Victoria disse, em declarações ao jornal britânico The Guardian, que este foi um dos naufrágios mais trágicos já registados neste estado australiano. “O Iron Crown é historicamente significativo porque é um dos quatro naufrágios da II Guerra Mundial nas águas de Victoria e o único navio que foi atingido por um submarino nas suas águas”, explicou.

As autoridades australianas marcaram também uma cerimónia fúnebre para homenagear a tripulação que seguia a bordo. “Localizar o naufrágio depois de 77 anos sem saber o seu local final de repouso permitirá fazer o luto para os familiares daqueles que foram perdidos no mar, bem como para a comunidade comunidade marítima da Austrália”, completou.

O último sobrevivente do naufrágio morreu em 2012 e classificava o evento como “um dos mais tristes” da sua vida. A localização dos destroços não foi revelada pelas autoridades, de forma a garantir a sua proteção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …