Caras de duas múmias do antigo Egipto reveladas (e são deslumbrantes)

1

Ministério das Antiguidades e do Turismo do Egipto

Arqueólogos também descobriram uma rara estátua da deusa Afrodite dentro de um caixão de madeira.

Uma equipa de arqueólogos egípcios descobriu retratos a cores de múmias — os primeiros a serem encontrados em mais de um século. Os investigadores encontraram os dois retratos completos de múmias egípcias e fragmentos de outras múmias no sítio da escavação de Gerza em Fayoum, no Egito, tornando estas obras de arte as primeiras do seu género a serem descobertas em mais de 115 anos.

O arqueólogo inglês Flinders Petrie foi o último a encontrar obras de arte semelhantes quando descobriu 146 retratos de múmias num cemitério romano em 1911, aponta o Artnet News.

As descobertas aconteceram num sítio de escavação localizado no meio das ruínas da antiga cidade de Filadélfia, que, segundo o Instituto Arqueológico Austríaco, fica no canto nordeste de Fayoum, aproximadamente 120 quilómetros a sudoeste da cidade do Cairo dos tempos modernos.

A equipa que investigou o sítio arqueológico de Gerza em Fayoum também descobriu um edifício funerário, registos escritos em papiro, cerâmica e caixões datados do período Ptolemaic, que vai de 305 a.C. a 30 a.C., até à época romana, que durou de 30 a.C. a 390 a.C.

O governo disse que estes achados fornecem uma visão fascinante das condições sociais, económicas e religiosas das pessoas que vivem em Filadélfia (que significava, em grego antigo, “Cidade do Amor Fraterno”) há quase 2.000 anos.

A coleção de pinturas, conhecida como os retratos de Fayoum, retrata algumas das pessoas mais ricas que existiam nestas antigas comunidades. A região de Filadélfia foi o lar de gregos e egípcios durante o período de 600 anos.

Basem Gehad, o responsável pelo projeto Ancient Philadelphia Excavation, que liderou a última escavação, explicou num e-mail ao Artnet News que “ninguém conhece realmente o contexto destes retratos”, mas acrescentou, “agora, podemos certamente saber de onde eles vieram, e encontrar mais”.

Para além destas descobertas, os arqueólogos também revelaram uma rara estátua de terracota da deusa Afrodite dentro de um caixão de madeira. Gehad disse à mesma fonte que a estátua “reflete a influência dos gregos na arte egípcia como resultado da nova comunidade que ali vive”.

Numa declaração do governo egípcio, este explica que o faraó Ptolomeu II Filadélfia (309-246 a.C.) estabeleceu Filadélfia como uma aldeia agrícola destinada a assegurar mais recursos alimentares para o seu império. De acordo com o governo, os investigadores têm vindo a trabalhar no local desde 2016.

ZAP //

1 Comment

  1. Sugestão de correção do parágrafo 4: “(…) datados do período Ptolomaico, que vai de 305 a.C. a 30 a.C., até à época romana, que durou de 30 a.C. a 390.” (Sem necessidade de publicação deste comentário).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.