O caranguejo “supervilão” do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo – conhecida como como caranguejo supervilão – em copos e talheres  de “plástico”, usando as suas carapaças para criar um material resistente e biodegradável.

O projeto, desenvolvido por Audrey Moores, químico da Universidade McGill, visa combater a crescente população de caranguejos verdes europeus (Carcinus maenas) que assolam as praias do litoral do Parque Nacional Kejimkujik, na Nova Escócia, desde os anos 80.

De acordo com o portal Fisheries and Oceans Canada, os caranguejos verdes europeus estão na lista das 10 espécies mais indesejadas do mundo.

Este caranguejo costeiro altamente resiliente tem devastado os ambientes marinhos, com uma taxa reprodutiva impressionante, em que uma fêmea pode produzir mais de 175 mil ovos na sua vida, permitindo que a espécie domine rapidamente habitats.

Além disso, estes predadores vorazes conseguem sobreviver fora da água durante vários dias, deixando uma série de vítimas entre as marés, incluindo ostras, mexilhões, amêijoas e caranguejos jovens.

As espécies invasoras colocaram alvos nas costas de uma série de organismos ambientais, com esperanças de preservar os delicados ecossistemas que ameaçam. Assim, é um bónus quando a erradicação de uma espécie invasora pode fornecer benefícios ambientais – e isto é exatamente o que a equipa liderada por Moores pretende fazer ao proteger o parque estadual e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de lixo plástico que entra nos oceanos.

A equipa de Moores recolheu caranguejos “supervilões” e processou as suas conchas, esmagando-as em pó e combinando-as com um pó especial. Depois, extrairam uma substância química chamada quitina, que pode ser usada como base para um material resistente semelhante ao plástico.

Até agora, os resultados desse método produziram uma estrutura muito dura, quase semelhante ao vidro. O projeto ainda tem um caminho a percorrer na criação de um material mais moldável, com o objetivo final de que as conchas se tornem copos e talheres ecológicos.

É a primeira vez que se estabelece um método de criação de “plástico” que não envolve a libertação de materiais tóxicos nocivos, tanto na sua produção como na degradação, o que difere dos métodos anteriores que usam ácido clorídrico para extrair quitina de conchas de crustáceos, produzindo um volume significativo de águas residuais contaminadas quimicamente no processo.

“O que sabemos é que, se usarmos carapaças de caranguejo, camarão, lagosta, teremos resultados muito bons, por isso estamos bastante confiantes de que o caranguejo verde não deve ser diferente”, disse Moores, em declarações à CBC. “Se pudermos fazer com que estas espécies se tornem um círculo completo como uma solução para a questão da poluição plástica que todos os oceanos enfrentam hoje, acho que essa será uma maneira excelente e inovadora de resolver o problema das espécies invasoras”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …