O caranguejo “supervilão” do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo – conhecida como como caranguejo supervilão – em copos e talheres  de “plástico”, usando as suas carapaças para criar um material resistente e biodegradável.

O projeto, desenvolvido por Audrey Moores, químico da Universidade McGill, visa combater a crescente população de caranguejos verdes europeus (Carcinus maenas) que assolam as praias do litoral do Parque Nacional Kejimkujik, na Nova Escócia, desde os anos 80.

De acordo com o portal Fisheries and Oceans Canada, os caranguejos verdes europeus estão na lista das 10 espécies mais indesejadas do mundo.

Este caranguejo costeiro altamente resiliente tem devastado os ambientes marinhos, com uma taxa reprodutiva impressionante, em que uma fêmea pode produzir mais de 175 mil ovos na sua vida, permitindo que a espécie domine rapidamente habitats.

Além disso, estes predadores vorazes conseguem sobreviver fora da água durante vários dias, deixando uma série de vítimas entre as marés, incluindo ostras, mexilhões, amêijoas e caranguejos jovens.

As espécies invasoras colocaram alvos nas costas de uma série de organismos ambientais, com esperanças de preservar os delicados ecossistemas que ameaçam. Assim, é um bónus quando a erradicação de uma espécie invasora pode fornecer benefícios ambientais – e isto é exatamente o que a equipa liderada por Moores pretende fazer ao proteger o parque estadual e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de lixo plástico que entra nos oceanos.

A equipa de Moores recolheu caranguejos “supervilões” e processou as suas conchas, esmagando-as em pó e combinando-as com um pó especial. Depois, extrairam uma substância química chamada quitina, que pode ser usada como base para um material resistente semelhante ao plástico.

Até agora, os resultados desse método produziram uma estrutura muito dura, quase semelhante ao vidro. O projeto ainda tem um caminho a percorrer na criação de um material mais moldável, com o objetivo final de que as conchas se tornem copos e talheres ecológicos.

É a primeira vez que se estabelece um método de criação de “plástico” que não envolve a libertação de materiais tóxicos nocivos, tanto na sua produção como na degradação, o que difere dos métodos anteriores que usam ácido clorídrico para extrair quitina de conchas de crustáceos, produzindo um volume significativo de águas residuais contaminadas quimicamente no processo.

“O que sabemos é que, se usarmos carapaças de caranguejo, camarão, lagosta, teremos resultados muito bons, por isso estamos bastante confiantes de que o caranguejo verde não deve ser diferente”, disse Moores, em declarações à CBC. “Se pudermos fazer com que estas espécies se tornem um círculo completo como uma solução para a questão da poluição plástica que todos os oceanos enfrentam hoje, acho que essa será uma maneira excelente e inovadora de resolver o problema das espécies invasoras”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …