/

Cientistas descobrem características de um possível glaciar em Marte

3

(dr) NASA / JPL / Arizona State University

As texturas da Arcadia Planitia, planície em Marte

Um novo estudo descobriu que a Arcadia Planitia, planície em Marte, apresenta características sinuosas estranhas, que são muitos semelhantes às correntes de gelo nos mantos de gelo da Antártida.

De acordo com o site Live Science, se se confirmar que existem glaciares nesta planície marciana, pode ser mais um bom motivo para direcionar futuras missões tripuladas a Marte para esta zona.

Na perspetiva da NASA e da SpaceX, a Arcadia Planitia já era interessante porque, sendo uma planície ampla e plana, é ideal para pousar naves espaciais. Se ainda houver gelo não muito profundo abaixo da sua superfície, os astronautas também poderão ter uma fonte de água facilmente disponível.

“Seria um lugar interessante para aterrar não apenas pela acessibilidade e abundância de água gelada, mas também pelo seu valor científico”, afirmou Shannon Hibbard, estudante de doutoramento na Universidade de Western Ontario e autora principal do estudo publicado na edição de maio da revista científica Icarus.

Há bastantes provas de que se trata de uma zona rica em gelo, mas não temos nenhum relevo topográfico importante a ocorrer onde estão essas características sinuosas. Encontram-se numa área bastante plana, o que é estranho”, contou a investigadora.

A equipa de investigadores estudou dados das observações de vários instrumentos, tais como fotografias a partir da órbita; dados térmicos que mostram a temperatura da superfície durante o dia e à noite; dados que revelam a sua refletividade; informações sobre a poeira e dados sobre elevação e topografia.

As características onduladas foram o grande mistério, disse Hibbard, porque pareciam ter sido feitas pelo fluxo de gelo, mas o terreno não era íngreme o suficiente para explicar por que razão o gelo estaria a mover-se.

Segundo a investigadora, estas parecem-se com as correntes de gelo dentro das camadas de gelo da Terra, que ocorrem sobretudo na Antártida. Estes fluxos que se movem mais depressa também ainda não são bem compreendidos no nosso planeta, mas mostram um exemplo de gelo a fluir num terreno razoavelmente plano.

“As correntes de gelo são algo que poderia existir em Marte, podendo sugerir ainda que ocorreram processos glaciais mais complexos neste planeta”, disse Hibbard.

ZAP //

3 Comments

  1. Já disse várias vezes às minha mulher “um dia ainda vou a Marte (amar-te), mas ela diz que não acredita!! Que azar o meu…

  2. As características onduladas que se verificam, podem estar mais relacionadas com correntes de lava solidificada. O facto da atmosfera marciana ser composta quase exclusivamente por dióxido de carbono, é indiciador de intensa atividade vulcânica em muitas regiões do planeta num passado talvez muito distante. Sabe-se que os vulcões ativos libertam, entre outros elementos e compostos químicos, muito dióxido de carbono para a atmosfera. As tempestades de areia, muito frequentes em determinadas regiões do planeta, ao longo de milhões de anos, podem ter contribuído para o alisamento ou aplanamento de áreas de terreno muito acidentado que podem induzir em erro pelo facto de ao ser plano, já se possa pensar que por ali já houve água ou gelo.

  3. Marte no futuro sera ponte, conexao, uma area logistica.
    Acho que humanidade tem de trabalhar em conjunto e nao uma agencia em particular.
    Deveriamos ter nocao mais clara e nao romantismos a volta da exploracao.
    Acho que existem outros locias no nosso sistema solar com probabilidades mais promissoras para nos construirmos uma colonia…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.