Cientistas descobrem características de um possível glaciar em Marte

(dr) NASA / JPL / Arizona State University

As texturas da Arcadia Planitia, planície em Marte

Um novo estudo descobriu que a Arcadia Planitia, planície em Marte, apresenta características sinuosas estranhas, que são muitos semelhantes às correntes de gelo nos mantos de gelo da Antártida.

De acordo com o site Live Science, se se confirmar que existem glaciares nesta planície marciana, pode ser mais um bom motivo para direcionar futuras missões tripuladas a Marte para esta zona.

Na perspetiva da NASA e da SpaceX, a Arcadia Planitia já era interessante porque, sendo uma planície ampla e plana, é ideal para pousar naves espaciais. Se ainda houver gelo não muito profundo abaixo da sua superfície, os astronautas também poderão ter uma fonte de água facilmente disponível.

“Seria um lugar interessante para aterrar não apenas pela acessibilidade e abundância de água gelada, mas também pelo seu valor científico”, afirmou Shannon Hibbard, estudante de doutoramento na Universidade de Western Ontario e autora principal do estudo publicado na edição de maio da revista científica Icarus.

Há bastantes provas de que se trata de uma zona rica em gelo, mas não temos nenhum relevo topográfico importante a ocorrer onde estão essas características sinuosas. Encontram-se numa área bastante plana, o que é estranho”, contou a investigadora.

A equipa de investigadores estudou dados das observações de vários instrumentos, tais como fotografias a partir da órbita; dados térmicos que mostram a temperatura da superfície durante o dia e à noite; dados que revelam a sua refletividade; informações sobre a poeira e dados sobre elevação e topografia.

As características onduladas foram o grande mistério, disse Hibbard, porque pareciam ter sido feitas pelo fluxo de gelo, mas o terreno não era íngreme o suficiente para explicar por que razão o gelo estaria a mover-se.

Segundo a investigadora, estas parecem-se com as correntes de gelo dentro das camadas de gelo da Terra, que ocorrem sobretudo na Antártida. Estes fluxos que se movem mais depressa também ainda não são bem compreendidos no nosso planeta, mas mostram um exemplo de gelo a fluir num terreno razoavelmente plano.

“As correntes de gelo são algo que poderia existir em Marte, podendo sugerir ainda que ocorreram processos glaciais mais complexos neste planeta”, disse Hibbard.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já disse várias vezes às minha mulher “um dia ainda vou a Marte (amar-te), mas ela diz que não acredita!! Que azar o meu…

  2. As características onduladas que se verificam, podem estar mais relacionadas com correntes de lava solidificada. O facto da atmosfera marciana ser composta quase exclusivamente por dióxido de carbono, é indiciador de intensa atividade vulcânica em muitas regiões do planeta num passado talvez muito distante. Sabe-se que os vulcões ativos libertam, entre outros elementos e compostos químicos, muito dióxido de carbono para a atmosfera. As tempestades de areia, muito frequentes em determinadas regiões do planeta, ao longo de milhões de anos, podem ter contribuído para o alisamento ou aplanamento de áreas de terreno muito acidentado que podem induzir em erro pelo facto de ao ser plano, já se possa pensar que por ali já houve água ou gelo.

  3. Marte no futuro sera ponte, conexao, uma area logistica.
    Acho que humanidade tem de trabalhar em conjunto e nao uma agencia em particular.
    Deveriamos ter nocao mais clara e nao romantismos a volta da exploracao.
    Acho que existem outros locias no nosso sistema solar com probabilidades mais promissoras para nos construirmos uma colonia…

RESPONDER

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …