Caracóis e lesmas têm milhares de dentes. São uma arma mortífera

Provavelmente nunca reparou nos cerca de 20 mil dentes presentes na boca dos caracóis. A nós, passam-nos ao lado, mas para outros seres vivos podem ser uma sentença de morte.

Os caracóis de jardim têm cerca de 14 mil dentes. Sim, cada um. Mas outras espécies de caracol podem ter até 20 mil dentes.

No caso das lesmas, o número é ainda maior: cada uma tem em média 27 mil dentes. E, de acordo com a Discover Wildlife, todo este arsenal não está lá apenas para enfeitar. É-lhe até bastante útil.

As lesmas marinhas herbívoras, por exemplo, têm dentes em forma de triângulos serrilhados ou lâminas afiadas que se encontram na sua língua. Servem-lhe para perfurar as paredes celulares duras de algumas algas marinhas e sugar a sua seiva. No fundo, são essenciais para se alimentarem.

No caso dos caracóis e lesmas carnívoros, os dentes funcionam mesmo como facas de corte, que quando não estão a ser utilizadas ficam “dobradas” em segurança na língua.

Quantas vezes já viu na praia uma concha perfurada com um pontinho circular, muito bem perfurado, daqueles dava mesmo era para fazer um colar? Provavelmente foi feito por um molusco. Estes utilizam, precisamente, os dentes para sugar o conteúdo das conchas, de que se alimentam.

Outro exemplo são os caracóis noz-moscada, que bebem o sangue das raias, atacando-as com os dentes, com ataques vampirescos.

Mas o prémio de dentes mais mortíferos de moluscos vai para o caracol cone, um dos animais marinhos mais perigosos. Tem-nos farpados e ocos, e ainda que só ataquem em legítima defesa, é venenoso o suficiente para matar um ser humano. E, pior, consegue mesmo simplesmente cuspir os dentes, atirando-os como se praticasse arco e flecha, e assim matar à distância.

Mas não se alarme. Se vir um inofensivo caracol de jardim, lembre-se que é um dos moluscos com menos dentes: um meros 14 mil.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.