Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Rafael Sanzio / Wikimedia

Detalhe do autorretrato do pintor italiano Rafael.

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo.

O rosto do pintor italiano Rafael foi reconstruido em 3D, permitindo resolver um antigo mistério relativamente ao seu túmulo. O artista renascentista morreu em 1520, com apenas 37 anos, devido a uma doença semelhante ao novo coronavírus. Atualmente está sepultado no Panteão, em Roma.

A AFP escreve que o seu corpo foi exumado no século XIX, tendo sido feito na altura um molde de gesso do seu crânio. No entanto, os especialistas não tinham a certeza se os restos mortais pertenciam realmente a Rafael. Isto acontece porque o pintor foi desenterrado juntamente com outros esqueletos.

No 500.º aniversário da morte de Rafael, uma equipa de investigadores da Universidade Tor Vergata, de Roma, decidiu fazer uma reconstrução 3D da sua cara através do molde de gesso.

Os investigadores encontraram uma correspondência clara com os retratos do pintor feitos por outros artistas da época, assim como autorretratos do artista. “Pela primeira vez, temos evidências concretas de que o esqueleto exumado em 1833 pertence a Raffaello Sanzio”, disse o líder da investigação, Mattia Falconi, à AFP.

A reconstrução em 3D apenas capta 80% do rosto original, mas os especialistas não têm dúvidas de que se trata do pintor italiano. “Não se parece em nada com os alunos que sabemos que estão enterrados lá, e seria muita coincidência um estranho parecer-se tanto com ele”, acrescentou Falconi.

Os cientistas planeavam voltar a exumar o corpo do pintor, mas a ideia saiu furada devido à pandemia de covid-19.

“Sabemos que o Rafael costumava se pintar mais jovem do que era, e este modelo permite-nos vê-lo como ele realmente era“, explicou Falconi.

Rafael Sanzio, juntamente com Michelangelo e Leonardo da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento. Algumas das suas obras de arte mais famosas são: Escola de Atenas, Transfiguração (1520), Madona Sistina (1512) e Casamento da Virgem (1504).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …