Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Rafael Sanzio / Wikimedia

Detalhe do autorretrato do pintor italiano Rafael.

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo.

O rosto do pintor italiano Rafael foi reconstruido em 3D, permitindo resolver um antigo mistério relativamente ao seu túmulo. O artista renascentista morreu em 1520, com apenas 37 anos, devido a uma doença semelhante ao novo coronavírus. Atualmente está sepultado no Panteão, em Roma.

A AFP escreve que o seu corpo foi exumado no século XIX, tendo sido feito na altura um molde de gesso do seu crânio. No entanto, os especialistas não tinham a certeza se os restos mortais pertenciam realmente a Rafael. Isto acontece porque o pintor foi desenterrado juntamente com outros esqueletos.

No 500.º aniversário da morte de Rafael, uma equipa de investigadores da Universidade Tor Vergata, de Roma, decidiu fazer uma reconstrução 3D da sua cara através do molde de gesso.

Os investigadores encontraram uma correspondência clara com os retratos do pintor feitos por outros artistas da época, assim como autorretratos do artista. “Pela primeira vez, temos evidências concretas de que o esqueleto exumado em 1833 pertence a Raffaello Sanzio”, disse o líder da investigação, Mattia Falconi, à AFP.

A reconstrução em 3D apenas capta 80% do rosto original, mas os especialistas não têm dúvidas de que se trata do pintor italiano. “Não se parece em nada com os alunos que sabemos que estão enterrados lá, e seria muita coincidência um estranho parecer-se tanto com ele”, acrescentou Falconi.

Os cientistas planeavam voltar a exumar o corpo do pintor, mas a ideia saiu furada devido à pandemia de covid-19.

“Sabemos que o Rafael costumava se pintar mais jovem do que era, e este modelo permite-nos vê-lo como ele realmente era“, explicou Falconi.

Rafael Sanzio, juntamente com Michelangelo e Leonardo da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento. Algumas das suas obras de arte mais famosas são: Escola de Atenas, Transfiguração (1520), Madona Sistina (1512) e Casamento da Virgem (1504).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos mantêm-se como estão

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …