Capri-Sun vai ser bebido em garrafas, 20 anos depois

Kraft-Heinz

O icónico sumo agora tem garrafas “aborrecidas”. Nova embalagem dispensa palhinha, traz o dobro do sumo e, claro, a oportunidade inédita de ser fechada depois de aberta. Mas as bolsas não vão a lado nenhum, pelo menos para já.

A icónica marca Capri-Sun, conhecida pelas suas “bolsinhas” de sumo de fruta que parecem acabar numa questão de poucos segundos, está a tornar o seu principal produto ‘normal’, como os outros sumos e refrigerantes.

A empresa alemã está a introduzir uma garrafa que pode ser fechada depois de aberta, ao contrário dos populares pacotes que têm de ser furados com a palhinha que vem colada ao alumínio, usada para sugar o sumo até ‘secar’ a embalagem.

“Pela primeira vez em mais de 20 anos, a bebida está agora disponível numa garrafa que pode ser fechada novamente”, escreve a dona da Capri-Sun em comunicado.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Capri Sun (@caprisun)

Consumidores queriam mais sumo e uma tampa

A mudança surge numa altura em que a embalagem clássica de Capri-Sun, antes conhecida como Capri-Sonne, enfrenta dificuldades em competir com as alternativas engarrafadas da concorrência, especialmente nas lojas de conveniência.

“Os consumidores não procuravam as bolsas com tanta frequência quando confrontados com muitas outras opções engarrafadas”, uma vez que as saquetas não foram concebidas para suportes de copos ou para serem facilmente transportadas, admite Kristina Hannant, diretora de marketing da Capri-Sun.

“Concebidas especificamente para se adaptarem às prateleiras e às arcas frigoríficas das lojas de conveniência, as garrafas Capri-Sun respondem ao estilo de vida agitado e em movimento das famílias atuais, com uma tampa que pode ser fechada novamente e que os pais apreciam — especialmente tendo em conta que 53% dos pais preferem bebidas que os filhos possam beber em viagem”, explicou a responsável, que se baseia num estudo encomendado à empresa de análise de mercado, Numerator.

As novas garrafas contêm cerca do dobro do líquido do que uma bolsa Capri-Sun normal, e estão disponíveis em três dos sabores mais populares da marca — Ponche de Frutas, Pacific Cooler e Morango Kiwi — em lojas norte-americanas da Kroger, Circle K, Walmart e lojas de conveniência regionais, como a Meijer e a Hy-Vee.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Snackolator (@snackolator)

De facto, a procura de doses maiores por parte dos consumidores também teve peso na mudança levada a cabo pela empresa, que inventou o sumo em 1969. Entre 2020 e 2023, uma percentagem esmagadora (76%) das sugestões dos clientes recebidas pela Capri-Sun tinham algo em comum: queremos mais sumo, pediam os amantes do produto.

Apesar de haver uma nova embalagem, o formato nostálgico de bolsa mantém-se no mercado, pelo menos para já — a empresa continua a vender mais de seis milhões de saquetas por dia em mais de 100 países.

O maior encanto da marca não está, no entanto, ligado ao sumo em si, mas sim à experiência única que as saquetas ofereciam. Será que os consumidores vão gostar do novo formato? Há quem não esteja contente com a mudança.

“O desrespeito pela bolsa é uma ofensa imperdoável”, lê-se num comentário na página de Instagram da marca, enquanto outros pedem o boicote às garrafas Capri-Sun: “bolsas ou morte”, escrevem.

O ZAP contactou a Capri-Sun Portugal para saber se a mudança também se vai verificar em Portugal, mas até ao momento não obteve resposta.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.