“Nojenta” e “verborreia”. Capa do Jornal i sobre “Avante!” gera revolta

87

Jornal I

A capa do Jornal i deste fim de semana está gerar polémica nas redes sociais, com muitas figuras públicas e internautas a caracterizarem-na de “nojenta”, “vómito” e “verborreia sonsa”, entre outros insultos.

“Festa do Avante. O festival da vergonha”, lê-se na manchete do jornal Inevitável. O título — manchado com sangue — é acompanhado por uma imagem gráfica de artistas que aceitaram participar no festival, pintados de vermelho, com o afamado “Z” das tropas russas marcado no peito.

“Arranca hoje a Festa do Avante!, envolta em controvérsia face à recusa do PCP em condenar abertamente a invasão da Ucrânia pela Rússia de Putin. Desafiados a não participar, os artistas respondem que não passam de danos colaterais de outras guerras políticas”, escreve o Inevitável na capa.

Jornal i

Através do Twitter, o guitarrista e compositor João Gil criticou abertamente a capa do jornal, classificando-a de “vómito” e dizendo que é “uma afronta a todos nós e não apenas aos meus colegas que ali estão”.

“Não é preciso ser comunista para ver que a capa do Jornal I não reflete uma notícia nem sequer uma opinião. É só uma forma perigosa de apelar ao ódio”, escreve ainda Manuel Barbosa, do Livre, nas redes sociais.

“Ao nível que chegou a imprensa portuguesa. A capa sobre a #FestaDoAvante, festa do Partido Comunista Português, do jornal i é um cartaz político anticomunista”, escreve uma utilizadora do Twitter.

A deputada socialista, Isabel Moreira, não poupou nas críticas ao jornal, falando em “verborreia sonsa, malévola e politicamente orientada”.

Apesar das várias críticas reproduzidas nas redes sociais, há quem saia em defesa do jornal.

“Grande capa!”, atira o vice-presidente do Partido Reagir Incluir Reciclar (RIR), Diogo Dias Reis. “Esta capa se fosse sobre o Chega muitos bateriam palmas. Como é do PCP há uma onda de contestação. Pois que para mim está genial. E é o rosto da vergonha e da mancha de sangue de Portugal. Quanto aos extremos são ambos faces da mesma moeda e não deviam existir”.

Há ainda quem argumente que o jornal está protegido pela liberdade de imprensa, pelo que as pessoas devem apenas aceitar a capa, mesmo que não concordem.

ZAP //

87 Comments

  1. O partido comunista sendo um partido fechado e com ideias do sec XIX não consegue absorver as ideias do sec XXI. Parou no tempo. Os artistas são livres de participar, mas ficam conectados com este partido. Assim como o jornal i fica conectado com a liberdade de imprensa, de pensamento, solidariedade.

      • É. É o que o outro disse, se fosse a dizer algo do tipo sobre o chega ou afins estaria tufo bem, mas como denúncia um partido obscurantista e descaradamente defensor de carrascos e carniceiros, eis que a “cambada” se acha senpre acina dos outros, tal é a sua arrogância, se levanta em fúria como se estivessem a criticar algo sagrado! Estou-me nas tintas para os comunas, e esta opinião é partilhada por mais de 90% dos portugueses. O “I” apenas disse aquilo qye todis pensamos há muito.

      • E o que é que mais de 90% dos portugueses pensam há muito?
        E os assassinos, pedófilos, terroristas e traficantes de diamantes de sangue, abençoados pela esquerda não da foice e martelo?

    • J. Galvao, Fofinho JJC, Então diga la quais são as ( suas ) ideias para o seculo XXI ???, com certeza que terá alguma ideia luminosa !!! ou NAO ?, sabe ou fica a saber que que a sua liberdade de expressão termina onde começa a liberdade das pessoas com bom senso, participar nao se torna implícito na opinião, senão teríamos todos a opinar as maldades que o Fofinho JJC profetisa.

      • É curioso como há ainda pessoas a falarem em ódio só porque um jornal retrata um pouco da realidade da Invasão e Ocupação de um país por outro e que o partido que patrocina a festa nunca condenou…”Assim se vê a força do PC …” devem ser os mesmos que gritavam estas palavras de ordem.

      • O Sr. Adriano nao percebe, mas eu explico-lhe: a capa e’ nojenta e um vomito como muito bem disseram alguns, porque afrma que estes artistas retratados sao membros ou apoiantes das forcas armadas russa invasoras da Ucranias, ao apor o Z nas suas fotos, sangue, e dizendo o que isso “significa” , o que ja’ de si e’ pura difamacao, pois nao se ouviu nem um desses artistas defender nenhuma invasao nem nennuma carnificina. E’ nojento e um vomito, porque pretende intimidar todo e qualquer cidadao portugues que queira conviver numa festa com membros do PCP, dizendo que se participa, e’ porue e’ carniceiro, o que e’ puro bullying fascista e anti-democratico; e’ ainda um nojo e um vomito, porque do lado desta capa estao os AZOV, senhores ucranianos ao lado de Zelenski, que se assumem desde sempre como NAZIS, nao neo-nazis, mas NAZIS, que sao responsaveis por crimes e carnificina muito mais extensos e graves do que ocorrem hoje na Ucrania.

        Um morto e’ um morto a mais, mas 20 milhoes de assassinatos nao sao a mesma coisa que 5 a 10 mil mortos, caso o senhor nao saiba contar. Ao fazer esta capa contra o PCP, e nao fazer nenhuma contra os AZOV, estes senhores mostram a sua cara, SAO A FAVOR das carnificinas , desde que sejam perpetradas por NAZIS, se for por outros, entao ja’ ficam muito indignados.

        Acrescento, para que o senhor nao fique mais confuso do que demonstra estar, que eu nunca fui apoiante do PCP e repugnam-me tanto os assassinados por Putin como os assassinados pelos AZOV.

      • J. Galvao, Fofinho Adriano onde andava você quando a América invadiu o IRAQUE, Vietname, Líbia, Afeganistão e muitos outros Paises , milhares foram mortos , mutilados e ate queimados vivos com lança chamas (Vietname) contra crianças inocentes, SIM ONDE ESTAVA VOÇE.

      • J. Galvao, Fofinho José, o nome que usas é Nobre, foi um carpinteiro pobre mas honesto, que teve de fugir muitas vezes e sempre em risco de ser morto pelos abastados, ricos, mas malfeitores e prontos a tirar a vida também as crianças que viriam a reclamar a PAZ e vida social, mas o Fofinho José, nasceu para ser o que??? ja pensou em viver como os humanos, livres e solidários, afastar-se dos latifundiários, dos opressores, e gozar a vida social , mesmo que seja nos moldes mais recentes apesar de a ultima conquista ja ter 48 anos, e o Fofinho José estar a usar e abusar de uma coisa que nao concorda, nem propõe alternativa ???, junte-se a nós , e ira ser mais FELIZ.

  2. 100% de acordo com o comentário do RIR!
    O pcp tem sido vergonhoso.
    Nenhum extremo presta!
    Ajudar ao sucesso da festa é pactuar com eles!
    A tolerância democrática tem que ter limites

    • J. Galvao, Fofinho JJC, Então diga la quais são as ( suas ) ideias para o seculo XXI ???, com certeza que terá alguma ideia luminosa !!! ou NAO ?, sabe ou fica a saber que que a sua liberdade de expressão termina onde começa a liberdade das pessoas com bom senso, participar nao se torna implícito na opinião, senão teríamos todos a opinar as maldades que o Fofinho JJC profetisa.

    • J. Galvao, Fofinha , Helena, aconselho a que se preocupe mais com a realidade, sabe que, e se nao sabe vai ficar a saber que foi a brincar que o macaco violou a macaca Mãe, e o resultado foi uma macacada que ainda hoje se manifesta , e que alguns gostam. A festa vai continuar a ter sucesso e para a inveja dos outros ( cerca de trinta ) partidos ou movimentos políticos , que nao conseguiram e nem conseguem igualar tal feito, cada ano fica melhor e sem ser a sua custa. A tolerância democrática é isso mesmo mas a Fofinha nem isso sabe o que é.

    • O PCP é um partido de cadastrados de um tempo em que havia Justiça, o que esperava que eles fizessem a partir do momento em que tomaram o Poder?

    • J. Galvao, Fofinha HELENA, Quando fala de ” vergonhoso ” esta a pretender ilustrar o que ??? então nao reconhece porque a sua rua esta sempre limpa, ainda hoje de manha cedo os ” camaradas ” tornaram a sua rua num espelho , mas a Fofinha Helena , nem se preocupou, a sua pressa de juntar-se aos capitalistas e latifundiários nao lhe permitem ter a noção da vida social que lhe foi proporcionada pelos ” vergonhosos ” como lhes chama.

  3. Rússia, Ucrânia, é tudo igual, entre um e o outro venha o diabo e escolha, um é bruto ou outro idem, o que é certo é que tantas guerras já houve e tantos atentados à humanidade e só esta está a ter este efeito, já mete nojo.

    • Podem ser iguais mas só um invadiu o outro… já ouviu a expressão longe da vista longe do coração talvez assim entenda o efeito desta guerra relativamente a outras, e daqui uns tempos quando a Europa entrar em recessão irá entender ainda melhor.

      • J. Galvao, Fofinho (a) JOE, esta a pedir uma recessão na Europa , quer atingir quem ???, é que a Europa ja passou por muitas recessões, e o Fofinho JOE e outros milhoes de seres humanos ainda respiram , o seu Pais ( espero que seja Portugal ) também ja teve varias recessões por GUERRAS , por DOENÇAS, e por Crises FINANCEIRAS, mas lutamos e sobrevivemos, e o Fofinho JOE devera juntar-se a nós pois como diz ira ser muito em breve necessário lutar novamente para a liberdade de todos.

  4. Esta capa pode ser a melhor coisa que aconteceu ao PC desde o inicio da invasão Russa da Ucrânia. É preciso ter cuidado e já agora, DOIS DEDOS DE TESTA!!!, para não transformar o PC numa vitima.

  5. O problema está em “esquecer-se” que a guerra aparentemente iniciada pela Rússia na verdade foi iniciada pela NATO e pela sua política agressiva relativamente à Federação Russa. Uma guerra que já teria terminado se americanos e ingleses não estivessem dispostos a continuá-la enquanto houver um ucraniano vivo.

    • Olha lá, um Putinista que defende que antes da Rússia invadir a Ucrânia, a NATO tinha invadido a Rússia. Deve ter sido uma invasão fantasma porque nenhum tiro foi disparado, nenhum soldado morto, nem qualquer território ocupado na Rússia. O contrário sim, em 2014 a Rússia ocupou o Donbass, um território Ucraniano.

      • O senhor FM não conhece a história. A invasão russa começou só em 24 de Fevereiro de 2022. Em 2014, os dois regiões de Donbass reclamaram autonomia dentro da Ucrânia. A resposta desta última foi bombardeamento dos cidades Lugansk e Donezk. O primeiro bombardeamento ocorreu em Lugansk – um avião ucraniano disparou um míssil contra a praça central da cidade causando vários mortos civis. Desde então, os bombardeamentos constantes, durante 8 anos e com a Europa a assistir silenciosamente, resultaram em muitos milhares de mortos da população destas duas regiões (incluindo mais que uma centena de crianças, só em Donezk) e quase um milhão de refugiados do território ucraniano para Rússia (que a Europa civilizada também preferiu não ver). Isto tudo impossibilitou qualquer solução pacífica para o conflito e a própria possibilidade de as populações dos dois regiões aceitarem a permanência na Ucrânia.

      • Ocorre-me perguntar-lhe: se as duas regiões reclamaram autonomia ( leia-se independência) face à Ucrânia o que é que a Rússia tem a ver com isso? Não lhe parece que é um problema interno da Ucrânia?
        Mas não, a Rússia, como já tinha anexado a Crimeia em 2014, quis também anexar mais 2 bocados da Ucrânia, ou a Ucrânia toda (!) porque foi o que Putin disse ( a Ucrânia não existe como nação!).
        O mesmo já fez na Moldávia com a Transnístria e na Geórgia com a Ossétia do Sul e Abkásia.
        A táctica da Rússia é sempre a mesma: promover a desestabilização de territórios para depois os invadir, supostamente para defender as populações desses territórios.
        E ocorre-me ainda perguntar-lhe: quando a Chechénia se quis separar da Rússia, será que no seu entender algum outro país devia invadir a Rússia para ” abocanhar” a Chechénia?
        Cerca de 20% da população do Luxemburgo é de origem portuguesa. Será que defende que Portugal deve invadir o Luxemburgo para defender a população lusófona?
        A solução que chama de ” pacifica” para o conflito é a capitulação da Ucrânia? Sim, porque outra Moscovo não aceita.
        Assim sendo, só resta ao mundo livre apoiar a Ucrânia para derrotar militarmente a Rússia, o que irá acontecer mais tarde ou mais cedo.
        Não tarda vão começar a ser expulsos do sul da Ucrânia.

      • J. Galvao, Fofinho , Luís Santos, se eu lhe ceder um espaço do meu terreno e uma das condiçoes for que nao podera permitir o uso daquele espaço por mais ninguém, mas o Fofinho ” regila ” como parece ser decidiria deixar-se convencer ( rasgando o acordo) pelo pretenso novo utilizador que pretenderia la colocar Bases militares e armas maléficas para a minha propriedade e para os meus bens, então eu só teria de retomar de volta o espaço por incumprimento do acordado, o que é que os americanos e os ocidentais tem haver ???, no mínimo teriam de tratar do assunto conforme as leis universais sobre as propriedades. Por isso Fofinho Luís Santos nao faça mais guerra, peça a PAZ.

      • O Senhor , que os chama, é um Fofinho, ainda maior.
        Daria gosto apalpá-lo.
        Inocente. Vai á Igreja, e ás Festas dos Comunistas. Rezar.
        Com a Fé do Diabo
        É, ou parece ser, um criminoso da Democracia.
        Quando da Democracia se serve para defender Tudo e Todos
        Devia ir para a Ucrânia defender a Russia ao lado dos seus soldados, contra outros Soldados, que defendem a sua Pátria, a quem você, ao que parece, não lhes dá qualquer apoio.
        Decerto que defende que os Espanhóis, como no tempo do s Filipes, invadam o seu País, que é pelos vistos a Russia. Claro.
        Vá á missa da Festa do Ávante. E reze. Reze para que a Russia acabe com a Ucrânia e o seu povo.
        Assim sim, se pode pedir, finalmente, a PAZ. A sua.

      • Sr. FM, quem disse aqui que a NATO tinha invadido a Rússia? Volte a ler o comentário do Sr. Nuno Cardoso e tente entender o que ele quis dizer.
        Sobre a questão, penso que o Sr. Nuno Cardoso em vez de se referir à NATO deveria referir-se aos USA. Talvez assim o Sr. FM tivesse compreendido o comentário do Sr. Nuno Cardoso.
        Só para não o induzir em erro, acrescento que não sou pró russo.
        Passe bem. bom domingo.

    • Se fosse na tua casa não falavas assim, devia ser a tua casa os teus filhos e tu a pedir ajuda e ninguém queria saber, , tolinhos ainda ontem mais um diz o comunismo que se suicidou ao atirar-se da janela, para terminar fora com estes comunistas/fascistas, este mundo já não é para vocês, aliás porque é que não vão viver para a Rússia? lá é que é bom , vocês devem ser uns velhos aborrecidos que já não têm voto na matéria, se não fosse os americanos e Ingleses ainda hoje falava-mos Alemão, parvalhões.

      • J. Galvao, Fofinho PIRANHA, deves ser muito novo, pelo menos de espirito e sem educação e sem cultura social, um dia iras ser VELHO e então darás contas a vida e iras reparar nos efeitos maléficos dos Paises Capitalistas onde a velhice nao é protegida nem a sua saude nao é cuidada , tal como ja começa a acontecer na tua localidade a poucos metros da tua casa, onde ja se começa a ver seres humanos que foram com o Fofinho Piranha, mas hoje dormem debaixo da Ponte, terão sido Parvalhões ou nao terão tido a atençao de ” regilas ” como o Fofinho PIRANHA.

    • Nem mais!cpmo pode ter essa “lata”!? “Iniciafa pela NATO”? “Politica agressiva”!? Em que planeta anda você? A NATO cresceu por que os antigos países dominados pela Rússia quiseram quanto antes por-se a salvo da selvajaria russa e tinham razão. A NATO, como aliança defensiva não ameaça ninguém, a não ser, se “alguém” entenda atacar os vizinhos srm incómodos! Se ainda não percebeu isso, o bandido do putin deve-lhe então alguma coisa!

      • J. Galvao, Fofinho JOSE, A NATO cresceu porque precisa de sobreviver tem que ter aderentes pagantes de cotas que transformam numa receita financeira , embora alguns Paises nao cumpram e por tal motivo será necessário angariar Paises mais jovens que nao reclamem tanto os efeitos nefastos as tesourarias dos seus paises, na verdade são necessários milhoes para alimentar o funcionamento da logística NATO, mas a sua intervenção, que se conheça, nada surtiu de Paz para os paises em conflito, alias é muito estranho que sendo pela Paz a NATO pede armas para matar povos indefesos e nos alem da cota mensal la vamos enviando os NOSSOS submarinos e outros equipamentos para também matar humanos. e assim la vai a NATO crescendo e o nosso Pais também fica com uma divida cada vez maior, o Fofinho José é que ficar a dever ao seu Pais e quiçá ao Mundo um pedido de PAZ:

    • Isso é verdade a guerra já teria terminado se não fosse a Comunidade Europea e os Estados Unidos, estavam abafados e comidos pela Ditadura Russa,tinham deixado de ser Nação.

    • J. Galvao, Fofinho , Manuel Oliveira, Coragem seria defender a PAZ , seria ser honesto consigo mesmo e nao criar condiçoes para lhe poder chamar os nomes que mereceria como animal irracional, Coragem em escudar-se na proteção do jornalismo, escudar-se de forma ignóbil numa pagina que deveria ser informativa , pacifica, educativa , e transparente. mas o Fofinho Manuel Oliveira chama-lhe coragem , a um ato de COBARDIA.

      • Para defender a Paz é preciso obrigar a Rússia a meter a viola no saco. Aliás, não é viola, é orgão. Orgão de Estaline.

      • J. Galvao, Fofinho JS, deves pretender a referencia ao Presidente da América que alguns dias antes de acontecer o evento ameaçou com quantos dentes tinha na boca ” eles que entrem que vão ver o que lhes acontece” depois de eles entraram como nao sabia ou nao conseguia sozinho resolver o problema, por ele ja sabia a um ano que iria acontecer, então enviou os seus (15) emissários a convencer / forçar /obrigar os Paises europeus a reclamar e a fornecer armamento para a matança daquele povo , sim da Ucrânia pois ar armas foram disparadas naquele território, e ainda reuniu na Alemanha por duas vezes para convencer os 30 paises presentes a fornecer armas e munições , mas nem todos estiveram de acordo, porque terá sido ???, Aquela presidente do outro continente, iniciou então o congelamento de bens, como dinheiro, joias, propriedades, navios, Iates, a tudo que pudessem botar a mão sem respeitar o direito dos seus proprietários, e eis que perante o corte de energias caiu o Carmo e a Trindade., Fofinho JS pede a PAZ.

    • Se eu fosse jornalista e tivesse feito essa capa, metia a cabeça na areia e nunca mais a tirava de lá.
      Se toda a gente se empenha-se em lutar pela paz e resolução desta guerra certamente que já estaria resolvida.
      Mas deitar lenha para a fogueira ela vai continuar arder!

      • Concordo. Se toda a gente se empenhasse na paz a guerra acabava.
        Mas tinha que ser toda a gente. Nomeadamente, a gente russa.
        Só que a gente russa está muito pouco interessada em lutar pela paz, não é?

  6. J. Galvao, Fofinho JJC, Então diga la quais são as ( suas ) ideias para o seculo XXI ???, com certeza que terá alguma ideia luminosa !!! ou NAO ?, sabe ou fica a saber que que a sua liberdade de expressão termina onde começa a liberdade das pessoas com bom senso, participar nao se torna implícito na opinião, senão teríamos todos a opinar as maldades que o Fofinho JJC profetisa.

    • J.Galvao certamente que os seus comentários foram doutrinados no PCP. Do pouco que vi, já repetiu o seu texto várias vezes. Ao que parece está sem ideias, talvez como o partido político que defende,

      A postura do PCP nos últimos tempos são de uma aversão total aos factos que é impressionante e continuam, qual “cassete riscada” a repetir os mesmos chavões durante décadas.

      Se não vejamos, a Sic recuperou por estes dias as palavras de Álvaro Cunhal acerca de Gorbatchov que, pás-me-se, são exatamente as mesmas que o actual secretário geral do partido proferiu acerca da morte do senhor. Já para não falar dos insultos e mentiras proferidas neste mesmo comunicado.

      Faça um favor a malta, vá para a festa do avante e de seguida compre um bilhete sem regresso para Moscovo (ou vá a pé para não usar as companhias capitalistas).

      P.S.: Portugal é um país de direito democrático e que vai defende-lo, não deporta-lo para um qualquer gulag na Sibéria.

      • J. Galvao, Fofinho, A. Sousa, nunca ouviu a palavra COERENCIA, pois é , a minha coerência vem desde que nasci (quase) por notar então na falta de CONFORTO, no crescimento manteve-se a coerência, e quando foi oportuno participei na LIBERDADE deste Pais e deste povo, e claro na sua, para que o A. SOUSA pudesse hoje falar como fala, mesmo sem considerar o direito de outros que continuam a defender também o conforto do A. SOUSA , o que era a vida social antes de termos libertado a LIBERDADE, o que eram as escolas, estradas, transportes, só tinha uma coisa que hoje faz muita falta, é a responsabilidade na educação de respeito pessoal de alguns Portugueses que nao percebem o direito de todos.

  7. Qual guerra qual quê!! Isto é só uma operaçaozita especial…Guerra é quando começarem a usar as armas nucleares …”Assim se vê a força do PC…” São os mesmos que gritavam este slogan que se sentem tão ofendidos com este título do jornal e não condenam os Invasores e Ocupantes…

  8. O Partido Comunista Português é o único partido no espectro político nacional que tem a coragem de olhar para as coisas como eles são e de pensar com a cabeça própria. Os outros limitam-se pelo “politicamente correcto” e a papinha doce cozinhada para as mentes adormecidas. O ódio que transparece nesta imagem e também em muitas outras publicações dos meios de comunicação só quer dizer uma coisa – o PCP está no caminho certo e pisa constantemente o calcanhar de Aquiles do regime – do nosso e em geral do ocidental – que há muito desistiu dos esforços de melhorar a realidade e apostou na alteração da percepção desta. O meu apoio ao PCR (já agora, não sou comunista).

    • É por isso que o PCP vai de vitória em vitória até à derrota final.
      Pelos seus ideais retrógrados vai vaporizar-se nas próximas legislativas ( para fazer companhia ao CDS!).
      Se vir bem que regimes apoia o PCP? As hiper-democracias como a Coreia do Norte, China, Cuba, Venezuela, Irão, etc, etc. E agora também a Russia ( ou melhor dizendo: o que eles queriam era o regresso da União Soviética! isso é que era!)
      Significativo! Só democracias maduras!
      E note-se: não estou a fazer qualquer juízo de valor à manchete do jornal. Mas se há liberdade de imprensa…
      Na Rússia, é que não era possível tal manchete se fosse contra o Putin!

    • Geografo o Srº tem razão que o PCP. está no caminho certo, é verdade mas por culpa própria, e o caminho é o FIM, quanto ao Ocidente tem uma solução de Avião de Viatura ou a Pé escolha o Leste.

  9. Não entendo porque razão sempre que há a festa do Avante esta tem direito a publicidade gratuita, no ano passado é porque não cumpria com as restrições devido ao Covid. Está visto que este partido funciona numa ideologia de ditadura e numa visão do mundo que não se coaduna com o séc XXI. Face a isso o desprezo é a melhor solução.

  10. Viva a Democracia, Viva a liberdade fora com o fascismo e comunismo, este mundo não é de palhaços e tiranos mas sim dos meus filhos que nasceram livres e assim o farei para que seja para sempre,, nem devia haver partido comunista em Portugal é um atentado a nossa democracia/liberdade.

  11. Tive que arranjar um princípio orientador nos últimos anos… Sempre que fico confuso sobre o que está a acontecer no mundo, pergunto-me: “Esta pessoa é uma defensora de drag queens?

    Sei logo que, se a pessoa que está a ser atacada não o é, e é atacada por pessoas que o são, então eu deveria estar 100% do lado da pessoa atacada.

    portanto, sou totalmente a favor da Rússia levar o leste da Ucrânia de volta para casa e não deixar que se torne num laboratório de degeneração do fórum económico mundial.

    Se vocês aplicarem este teste simples a todos os conflitos, nunca poderão errar. As pessoas que querem homens vestidos como mulheres a dançar num jardim de infância não podem estar certas sobre o que quer que seja.

  12. Grande capa! Parabens ao “I” por mostrar não ter medo e mostrar a realidade tal como ela é. Quanto aos comentários, são proprios de gente bolorenta, seca e antipática com a mania que são alguém à custa do papá! Nem para sola servem.

  13. A melhor capa de jornal que vi até hoje, carregada de simbolismo. Só não entendo tanta controvérsia, estamos num país livre onde se deve respeitar a liberdade de imprensa, pensamento e de expressão, Quem não gostar, que coma apenas as batatas. E o mais ridículo disto tudo, são estes pseudo intelectuais falidos de esquerda, que se insurgiram contra os ataques ao Charlie Hebdo, mas não criticaram a capa do jornal, e agora criticam a capa do ‘I”????? Sinceramente, a esquerda anda numa encruzilhada em que o caminho para a saída está cada vez mais difícil de encontrar. Estes pacóvios do PCP finalmente encontraram alguém que os avisou que o comunismo na Rússia já não existe, porque razão insistem em não condenar a Rússia pelo ataque à Ucrânia? Estamos a falar da Rússia, um país que NÃO TEM NADA a ver com a ex-URSS, país extinto onde o PCP bebeu a sua ideologia. Compreendo que agora andem perdidos pois já não bebem da URSS e ficavam muito mal na fotografia se fossem beber à China ou à Coreia do Norte, por isso, ou deixam de beber ou bebam água. Decidam-se, sejam coerentes.

  14. Tanto engano e tantas meias verdades que não vão além de passa-tempos. Tudo bem, todos temos o direito de nos distrairmos e até de distrairmos quem nos lê. Mas a questão é mais séria do que o que parece.
    Quanto à capa do Jornal i, trata-se, em meu entender, de um evento de muito mau gosto que nada tem que ver com liberdade de expressão/informação e que não prestigia, em nada, esse ´órgão de comunicação. Mas isso é lá com os seus responsáveis.
    Mas toda esta celeuma em torno da capa do dito jornal tende a sustentar-se na pretensa invasão da Ucrânia pela Rússia.
    Perante tudo isto, gostaria de saber se alguém se indignou perante a ida e actuação, em palcos da Indonésia, de vários artistas portugueses , no tempo em que esse longínquo país tinha invadido Portugal através de Timor quando este ainda estava legalmente sobre administração portuguesa.

  15. Eh eh eh! Esta capa teve o mesmo efeito nos comunistas que a célebre capa do Charlie Hebdo teve nos islamistas. Os fundamentalistas (fascistas, comunistas, islamistas) são todos iguais. Eu cá gosto da capa. E depois? Aliás, a avaliar pelo que disse a vereadora comunista de Braga (“vai brindar à morte de Gorbatchov quando chegar ao Avante”), deve haver muitos comunistas que gostariam de colocar uma bomba na sede do I.

    • OSr. Vela Zepellin demonstra o belo espirito vesgo ja’ cantado por Sinon & Garfunkel, as pessoas so’ veem o que querem ver. Pareceobvio ara qualquer pessoa que na seja pacovia e aceite os simples factos, que quem demonsta histeria tipo fundamentalismo islamico, sao os proto-fascistas anto-comunistas primarios, como nos bons tempos de Salazar, para quem qualquer critico era comunista.

      Esta capa e’ que ilustra bem a histeria fundamentalista do “pensamento unico” , que ficaram possessos e histericos porque o PCP nao se juntou aos aplausos ao Santo Zelenski. Esta capa e’ pura demonstracao hsterica. Prova simples: nenhum artista retratado defendeu a carnificina, nem sequer a invasao russa nem o Putin. Alguns provavelmente nem tem nada a ver com o PCP, sao artistas a ganhar a vida, num espectaculo legal em Portugal que ocorre, em oaz e sossego, com centenas de milhares de cidadaos nao comunistas, todos os anos, desde ha’ muitos anos.

      Eu nao apoio nem nunca apoiei o PCP. Tal como qualquer pessoa de bom senso comum, para ja’ nao falar de esquerda, nao apoo o Putin. Quem andou a aparicar o Putin foram os trumpistas, os fascistas da sra Le Pen. Mas ninguem me “vende” o Zelenski e o overno Ucraniano como “Santo”, nem ninguem pode apagar a provocacao factual da NATO neste caso. Nao vi nenhum destes histericos a discordar da incasao de Cuba que foi ordenada e chegou a ser feit bloqueio militar, e so’ nao aconteceu… porque os misseis provocatorios foram retirados de Cuba. Aqui, a NATO, provocatoriamente, continua a enviar os misseis, muito antes da guerra estalar e foram avisados de que tal levaria a Russia a intervir.

      Isso Justifica Putin de invadir? Claro que nao. Mas , tal como diz o PAPA – que curiosamente agora e’ censurado por todos estes histericos “judaico-cristaos”, esta nao e’ uma guerra que tem um lobo mau e um santo capuchinho vermelho.

      Ora so’ falta estes pasquins de colocar a fotografia do PAPA com o “Z” e manchado de sangue. Porque nao o fazem? Claro. Sao histericos e cobardes, mas nao sao tolos.

      Difamar uns quantos artistas e baer no PCP e’ o desporto na ordem do dia. Bater no Papa, por enquanto, so’ o Santo Zelenski, que, meio histerico, primeiro disse que a filha assassinada na Russia foi pelo Putn porque era critica de Putin, mas quando o Papa se indignou com o assassinato, Atacarm venenosamente o Papa, por chamar “inocente” a esta filha, afinal nao era critica de Putin, ra a favor, e como tal, merece ser assassinada a’ bomba.

      Eis, senhores, os vossos Santos Aliados. Quem fez a caa e quem a publicou, etem as maos sujas de sangue. E quem a apoia com tanto gaudio, nao e’ diferente.

      O que e’ patetico e’ gritarem que a capa e’ uma grande liberdade de imprensa, mas quem critique a capa, e’ atacado como fundamentalista… Santa coerencia. da Escola de Goebbels.

      • Teria sido mais correto usar o termo “totalitaristas” para designar fascistas, comunistas e islamistas, em vez de “fundamentalistas”.
        Acho piada a estas pessoas que dizem que não são isto nem aquilo (entenda-se, neste caso, apoiantes do PCP e Putin), mas atacam quem que se lhes opõem. Mais piada têm quando parecem defender as liberdades de pensamento e de expressão, mas se indignam com uma opinião contrária à sua, como é o caso da do Jornal I plasmada nesta capa. Informação de última hora, trata-se da Liberdade de Imprensa, meu caro! Não gosta, não compra.
        Quanto aos artistas, simplesmente ninguém os obrigou a participar naquela festa que, mais do que uma festa, ou festival, é uma manifestação política. Foram lá, logo, tomaram uma posição política, solidarizando-se com um dos lados da guerra, o lado do invasor (apoiado pelo PCP). A partir daí ficaram sujeitos a tudo o que tem sido dito deles. A Bia Ferreira, por exemplo, não poderia nunca falar, na querida Rússia do PCP, do “racismo, das desigualdades sociais e LGBTGIA+”, como fala no Brasil ou em Portugal.

      • Tem mesmo imensa graca as pessoas como o sr zepellin para quem liberdade de pensamento e’ so’ quando atacam outros, quando sao eles a ser criticados,, ja ‘ e’ um “ataque”. Acha que deviamos ficar calados e limitar-se a “nao comprar”. Mas se o sr. Zepellin nao gosta da mina critica, podia limitar-se a nao ler ou ficar calado. Mas para si, claro, entende que tem o direito de criticar. Os outros e’ que devem ficar calados e limitarem-se a “nao comprar”.

        Nunca se ouviu o PCP a defender a invasao, e sim a atacar a NATO. O sr. acha graca que se diga que nao e’ disto e daquilo mas depois se “defende”, ora o senhor confunde, como todos os cegos fanaticos, defender a verdade com defender este ou aquele partido, e nao preciso de ser apoiante do PCP para me indignar com aldraboes e mentirosos que para propagar as suas ideias, mentem e aldrabam sobre o que os outros dizem.

        A demagogia fica desmascarada, quando este senhor, tal como os outros foge como o diabo da cruz quando se aponta que entao, tambem tem de fazer uma capa com o Papa com o Z e sangue, pois na sua logica, ao dizer que artista que cante na festa do PC “fica sujeito a tudo”. Ora , na boa logica maltesiana, o sr zepellin e os seus amigalhacos do vomito e nojo desta capa, entendem pois que, se o PCP ataca a NATO, e’ porque defende a invasao. Ora o PAPA critocou a NATO, porque sao entao cobardes e nao pintam o PAPA com o Z e sangue? Seria tao verdade quanto essa logica maltesiana que lhe permite difamar artistas, pondo na sua boca o que voce e seus comarsas querem, nao o que eles dizem.

        A logica maltesiana e’ de facto um otimo indicio de como sao respeitadores da “liberadde de imprensa”. A logica malteziana, sr. zepellin ouvi-a eu quando eu combatia o fascismo e seus aliados e comparsas. Dizia o Sr, Capital Maltez, da PIDE: “Quem nao esta’ connosco, esta’ contranosco”. Eis o nivel intelectual e a coerencia ideologica dos autores detsa capa e dos seus alegres e entusiastas anti-comunistas primarios.

        Quanto a LGTPGTB ou treta, quero la’ saber. E’ mais um exemplo de “culpa por associacao”. Mas, paa sua irritacao, nem sei de quem esta’ a falar. Nem me interessa. A capa e’ um nojo e um vomito, pelas razoes explicadas. Se quer discutir LGTBE, nao sera’ comigo. Faca outra capa….

        E’ o preco da democracia, que o sr zepellin nao entende, apesar de o proclamar. Eu lutei para que demagogos e reaccionarios tambem tenham o direito de imprimir capas nojentas e vomitos. Tenho muito orgulho nisso Mas o que o sr. nao pense, nem os seus camaradas totalitarios, e’ que jamais me calarao as criticas a chamar nojento e vomito o que e’ nojento e vomito.

      • Tanto paleio para nada! O PCP é um escolho na democracia portuguesa que envergonha e mete nojo há maioria dos portugueses! Adorei a capa pela coragem e denuncia do obscurantismo do comunismo, extrema esquerda, do gangue dos seus manhosos social-fascistas invejosos que apoiam estes partidos anti-Humanidade. !

      • Sim, sim! Já se percebeu que o sr. anti-obscurantista da “lógica maltesiana” é um grande democrata que apenas não admite opiniões e gostos diferentes dos seus, por isso é que, em vez de comentar notícias e postagens, anda por aqui a criticar comentários. Não há pachorra. Já agora, se quer tanto ver uma capa do Papa com o maldito Z e manchado de sangue, porque exige isso aos outros e não a faz você? Ou acha que os outros têm que lhe fazer as vontadinhas? Arranje uma vida, pessoa!

  16. Quem gosta do comunismo ou outras formas de ditadura, devia de passar um par de meses num país desses, como a rússia, a coreia do norte, a venezuela, o irão, a síria, cuba, etc., mas não num resort, e sim a trabalhar.

    Não gostam da capa do I? Não comprem.

    VIVA A LIBERDADE! ABAIXO AS DITATURAS!

    • Nem mais. Estes gajos acham que só a eles assiste o direito de rebaixar e “denunciar” os outros. Há muito que a sociedade tem permitido que se manifestem sem consequências e sem qualquer responsabilidade. Há alguém qye resolveu responder com a mesma moeda e estão aí os inqusidores e bruxas de mãos dadas para calar quem os critica! Maldita gente.

      • Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo, diz o povo. Ja’ se percebeu que o sr Jose e’ um anti-comunista ferrenho e fanatico. O problema e’ seu. Agora a verborreia nao tapa a mentira. A capa nao criticaapenas o PCP, a capa e’ um acto de bullying e difamacao para calar todos os artistas que pensem em tocar em festas que nao sejam da direita anti-comunista. E a capa mente como um nojo e um vomito, porque atribui a esses artistas posicoes que ninguem os ouviu defender,, e quem fez a capa sabe muito bem que esta’ a mentir, a difamar e que o seu objectivo e’ initimidar quem se atreve a nao ser anti-comunista primario nem fascisotoide, como os srs Jose e CIA.
        Nada melhor para prova-lo quando, aos meus argumentos factuais, foge a responder, diz que e’ “paleio”, e limita-se a dizer o o PCP tem de ser atacado. Ora ai’ esta’. Os factos nao interessam, a verdade nao interessa, o que interessa e’ que a capa e’ anti-comunista, e isso chega para por os fanaticos como os srs Jose a pular de alegria.

        Na sua gritaria, mostram o jogo: Querem que quem se atreva a “manifestar” – ou seja, ter opiniao dostinta da sua, seja punido, que horror poder ter opiniao distinta e “nao ter consequencias”. Que belo ditadorzinho pidesco, a PIDE nao diria melhor, Salazar e’ o seu idolo,, a gestapo era feita de srs Joses como voce.

      • Tretas! O que faz você então? Sou orgulhosamente anti-comunista e anti-obscurantista, bem como de todos que enganam os pobres de espírito com conversa falsa com tom evangélico para apenas servir meia dúzia de mamões.!

      • J. Galvao, Fofinho JOSÈ, meia dúzia de Mamões, estas a falar dos EX dirigentes do BES, do Homem que se enforcou em Africa etc… e outros que aguardam prisão, e os moradores debaixo da Ponte continuam LÀ, qual é a tua raça de que te orgulhas ???

      • Tanto paleio para nada! O PCP é um escolho na democracia portuguesa que envergonha e mete nojo há maioria dos portugueses! Adorei a capa pela coragem e denuncia do obscurantismo do comunismo e extrema esquerda e dos seus manhosos e social-fascistas que os apoiam!

      • J. Galvao , Fofinho JOSÈ , entretanto vou continuar a tratar-te como Fofinho pois tenho a esperança que te vais juntar aos a nossa RAÇA, entao chamas de escolho quem todos os dias te serve alimentos , saude , vida social agradável e confortante e rejeitas reconhecer as mais valias da educação que tentamos fornecer a tua mente, o conforto da vida para o teu corpo, e a vida social que a nossa RAÇA proporciona-te, sai-me desse obscurantismo , deixa de ser manhoso, vem ser FELIZ.

      • J. Galvao , Fofinho José, nem quero acreditar, então esta a nomear o KGB como o 1º Obreiro na defesa dos Povos e que a PIDE, a CIA o FBI e outras organizações no Mundo de proteção e defesa dos seus estados foram alunos do KGB, fantástica ADIMISSAO a deste FOFINHO José.

      • J. Galvao, Fofinho (a) JOE, esta a pedir uma recessão na Europa , quer atingir quem ???, é que a Europa ja passou por muitas recessões, e o Fofinho JOE e outros milhoes de seres humanos ainda respiram , o seu Pais ( espero que seja Portugal ) também ja teve varias recessões por GUERRAS , por DOENÇAS, e por Crises FINANCEIRAS, mas lutamos e sobrevivemos, e o Fofinho JOE devera juntar-se a nós pois como diz ira ser muito em breve necessário lutar novamente para a liberdade de todos.

    • J. Galvao, Fofinho JOAQUIM, nao podias estar melhor ao mencionares os Paises que foram molestados com invasões miltares direta e indiretamente pelos EUA, criaram embargos que ainda hoje duram e fazem aqueles povos passar fome e nao ter condiçoes de poder tratar da saude, pois congelaram contas, e bens, e a poucos dias devido ao corte que eles próprios criaram a Rússia, tentaram negociar o petróleo daqueles Paises, o Fofinho Joaquim tem de LER mais.

  17. O amigo José não se mostra lá muito digno de usar esse nome. Recomendo-lhe a troca por um nome mais adequado ao seu estatuto. Adolfo!

    E como consegue publicar tal tipo de comentário acéfalo? Seja qual for o seu fornecedor de erva, deve pedir um reembolso porque o objectivo de apanhar uma “moca” não é a estupidez, da qual sofre claramente.

    Pode ser mais asinino que um molho de mato e, provavelmente, ter problemas graves na cabeça devido a tratamentos hormonais cruzados, mas a sua regularidade entusiástica para ser mentecapto é louvável!!!

    • J. Galvao, Fofinho Zé das Bolachas, Muito Bem dito, o JOSÉ deve ter de fato alguma coisa mal colocada no seu cérbero, ja o convidei a juntar-se a nós para poder ser um ser humano mais FELIZ.

  18. “Quando os tiveres pelas bolas, os seus corações e mentes seguir-te-ão em breve”.

    Não creio que a Rússia fique satisfeita com “Ainda apoiamos a Ucrânia e dizemos que a Rússia é o mau da fita, mas precisamos do gás, por isso vamos ser amigos… por agora”.

    Essa janela de oportunidade fechou-se no início de Abril, quando BoJo fez o seu trabalho e depois Bucha aconteceu como um “obrigado” aos ingénuos russos que puxaram as suas forças num gesto de boa vontade nas negociações.

    Do modo como as coisas estão a correr agora, a Rússia terá como objectivo uma mudança total de regime, cabeças a rolar e tudo, antes mesmo de começar a pensar em “normalizar as relações” com qualquer pessoa. Isto vale tanto para a UE como para a Ucrânia. E com a chegada do Inverno, poderão até mesmo obter o seu desejo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.