Capa da Newsweek sobre sexismo em Silicon Valley acusada de…sexismo

A mais recente edição da revista semanal americana Newsweek traz uma reportagem de capa sobre sexismo e a escassa presença de mulheres na indústria de tecnologia do Silicon Valley. Mas a capa em si gerou polémica

Capa da Newsweek sobre sexismo em Silicon Valley

Mas a ilustração da capa da edição – uma imagem provocante de uma mulher sem rosto e com um cursor de rato a levantar-lhe a saia – está a despertar um aceso debate nas redes sociais.

Para muitos, a capa, que ilustra a reportagem intitulada “O que Silicon Valley Pensa das Mulheres“, acabou por reforçar estereótipos e sexismo, em vez de lançar luz sobre o problema.

Entre os que condenaram a obra estão a escritora americana Goldie Taylor, que realça no seu Twitter que trabalhou em Silicon Valley. “O sexismo é real. A capa é horrível”, diz Taylor.

Para a pastora religiosa Wil Gafney, a capa é “desrespeitosa” e “recomenda em absoluto que não se leia a reportagem”.

Gafney deixa mesmo um  peculiar desabafo: “WTF? Não há desculpas para esta capa sexista, independentemente do que o artigo disser”.

Alguns aproveitaram para salientar a perda de importância da Newsweek, que já foi uma das revistas com maior circulação nos Estados Unidos.

Mas, segundo dados do instituto Alliance for Audited Media, que mede a audiência e circulação da imprensa americana, citados pela BBC, actaualmente a Newsweek não consta sequer entre as 25 publicações de maior circulação.

Josh Barro, jornalista do New York Times e da MSNBC, pede mesmo “ao pessoal que deixe de bater na capa da revista”.

“A Newsweek já nem existe”, ironiza Barro.

Mas, mesmo entre as mulheres, a edição não teve unanimidade nas críticas negativas.

A especialista em media Margarita Noriega acredita que a ilustração representa uma mulher “que se torna um objecto, absolutamente fora do seu próprio controle”.

E Marjorie Clark, jornalista da 435Business, revista mensal de negócios, concorda com Noriega: “Só porque a capa é inflamatória, não significa que não seja real ou verdade. É uma representação fiel da história”.

Se a ideia da Newsweek era mesmo inflamar os ânimos e provocar a discussão sobre o sexismo, objectivo atingido. Se era chamar a atenção e reavivar uma revista que silenciosamente escorregava para a obsolescência… também.

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …