Capa da Newsweek sobre sexismo em Silicon Valley acusada de…sexismo

A mais recente edição da revista semanal americana Newsweek traz uma reportagem de capa sobre sexismo e a escassa presença de mulheres na indústria de tecnologia do Silicon Valley. Mas a capa em si gerou polémica

Capa da Newsweek sobre sexismo em Silicon Valley

Mas a ilustração da capa da edição – uma imagem provocante de uma mulher sem rosto e com um cursor de rato a levantar-lhe a saia – está a despertar um aceso debate nas redes sociais.

Para muitos, a capa, que ilustra a reportagem intitulada “O que Silicon Valley Pensa das Mulheres“, acabou por reforçar estereótipos e sexismo, em vez de lançar luz sobre o problema.

Entre os que condenaram a obra estão a escritora americana Goldie Taylor, que realça no seu Twitter que trabalhou em Silicon Valley. “O sexismo é real. A capa é horrível”, diz Taylor.

Para a pastora religiosa Wil Gafney, a capa é “desrespeitosa” e “recomenda em absoluto que não se leia a reportagem”.

Gafney deixa mesmo um  peculiar desabafo: “WTF? Não há desculpas para esta capa sexista, independentemente do que o artigo disser”.

Alguns aproveitaram para salientar a perda de importância da Newsweek, que já foi uma das revistas com maior circulação nos Estados Unidos.

Mas, segundo dados do instituto Alliance for Audited Media, que mede a audiência e circulação da imprensa americana, citados pela BBC, actaualmente a Newsweek não consta sequer entre as 25 publicações de maior circulação.

Josh Barro, jornalista do New York Times e da MSNBC, pede mesmo “ao pessoal que deixe de bater na capa da revista”.

“A Newsweek já nem existe”, ironiza Barro.

Mas, mesmo entre as mulheres, a edição não teve unanimidade nas críticas negativas.

A especialista em media Margarita Noriega acredita que a ilustração representa uma mulher “que se torna um objecto, absolutamente fora do seu próprio controle”.

E Marjorie Clark, jornalista da 435Business, revista mensal de negócios, concorda com Noriega: “Só porque a capa é inflamatória, não significa que não seja real ou verdade. É uma representação fiel da história”.

Se a ideia da Newsweek era mesmo inflamar os ânimos e provocar a discussão sobre o sexismo, objectivo atingido. Se era chamar a atenção e reavivar uma revista que silenciosamente escorregava para a obsolescência… também.

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …