Tempestade de neve na Dinamarca e na Suécia deixa milhares de pessoas presas nos seus carros. Com 50 centímetros, registou-se a maior acumulação de neve em 13 anos na Dinamarca.
Uma vaga de frio extremo está a causar o caos em países do norte da Europa, especialmente na Escandinávia. Milhares de pessoas ficaram presas nos seus carros na manhã desta quinta-feira devido a uma tempestade de neve na Dinamarca e na Suécia.
Na Dinamarca, um engarrafamento na autoestrada E45 nos arredores das cidades de Aarhus — a segunda maior do país — e Randers chegou a estender-se por até 30 quilómetros, segundo a agência de notícias Ritzau. Muitos veículos ficaram parados por mais de 20 horas.
O engarrafamento foi causado por um acidente com um camião na quarta-feira. Na manhã seguinte, o congestionamento tinha sido reduzido para apenas alguns quilómetros. A polícia dinamarquesa pediu aos condutores da área que não saíssem de carro, devido às difíceis condições climatéricas.
Os serviços de comboio foram cancelados em algumas partes do país desde quarta-feira devido à tempestade de neve. Os comboios voltaram a circular por volta do meio-dia desta quinta-feira, embora ainda com alguns atrasos.
Equipas retiram carros da neve
No sul da Suécia, mais de mil carros e camiões ficaram presos na neve na autoestrada E22 entre Hörby e Kristianstad nesta quinta-feira, informou a agência de notícias TT. Soldados foram mobilizados para ajudar nas operações de resgate após os pedidos dos condutores. Segundo autoridades de transporte suecas, a estrada deverá ser reaberta na sexta-feira.
Embora as equipas de resgate tenham inicialmente rebocado os carros da neve, começaram a retirar as pessoas dos camiões e carros no final da manhã, de acordo com a TT.
A Dinamarca registou até 50 centímetros de neve em alguns locais nesta quinta-feira. De acordo com o Instituto Meteorológico Dinamarquês, este foi o maior acumulação de neve em 13 anos. No sudeste do país, grandes quantidades de chuva ameaçaram causar inundações.
Na Suécia, as temperaturas estiveram abaixo de zero em quase todo o país. Em Kvikkjokk-Årrenjarka, na Lapónia, registaram-se -43 graus Celsius.
Noruega e Finlândia
No extremo norte da Noruega, em Kautokeino, a temperatura desceu para 41,6 ºC negativos durante a noite. As escolas permaneceram fechadas em vários municípios do sul do país, após fortes nevões dos últimos dias, e algumas deveriam permanecer fechadas na sexta-feira.
A polícia desaconselhou que as pessoas saíssem de carro, e todos os comboios entre Oslo e Kristiansand também foram cancelados.
Na capital norueguesa, as temperaturas deverão descer para -25 ºC neste fim de semana.
Na Finlândia, um novo recorde sazonal de frio foi registado em Enontekio, no noroeste do país, onde os termómetros atingiram -42,1 ºC.
ZAP // DW