Acha que está frio em Portugal? Termómetro marca -40ºC na Europa

(dr)

Uma vaga de frio extremo atingiu o norte da Europa, causando perturbações e caos em grande parte da Escandinávia. Os meteorologistas alertam que as temperaturas deverão descer ainda mais.

A Finlândia e a Suécia registaram na terça-feira as temperaturas mais baixas deste inverno na região, com os termómetros a marcarem abaixo de -40º C, enquanto uma forte vaga de frio assola a região nórdica no extremo norte da Europa.

O frio e a neve afetaram os transportes em toda a região, bem como na Noruega, onde uma das principais estradas do país teve de ser fechada. Várias empresas que operam os ferries que ligam o sul da Noruega à Dinamarca, cruzando o estreito de Skagerrak, no Mar Báltico, cancelaram as viagens devido ao mau tempo.

A Suécia registou temperaturas abaixo de -40º C pela primeira vez desde 2021. Na pequena aldeia sueca de Nikkaluokta, habitada por membros da etnia Sami, foram registados -41,6º C na manhã desta terça-feira.

“É a temperatura mais baixa que tivemos até agora neste inverno, e ainda vai continuar muito frio no norte”, disse o meteorologista da emissora sueca SVT, Nils Holmqvist.

Na cidade de Umea, no noroeste da Suécia, as temperaturas atingiram os níveis mais baixos em 12 anos.

Todos os comboios de passageiros a norte de Umea foram suspensos até quinta-feira devido ao alto risco de segurança gerado pelo frio extremo. A companhia ferroviária do país relatou problemas no tráfego de comboios em toda a região Ártica.

Mais frio a caminho

O Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia (SMHI) registou temperaturas de -30º C em vários locais no norte do país e alertou para neve e ventos fortes nas regiões central e sul a partir das primeiras horas desta quarta-feira.

Segundo o SMHI, uma área de alta pressão transporta o ar extremamente frio até o nordeste da Suécia e o norte da Finlândia.

A temperatura mais baixa deste século na Suécia foi registada na cidade de Storbo em fevereiro de 2001, com -44º C.

Na vizinha Finlândia, a temperatura mais baixa deste inverno até agora foi observada na cidade de Ylivieska, no nordeste do país, com -37,8º C na manhã desta terça-feira.

Para o resto da semana, preveem-se temperaturas de -40º C em várias partes do país. A capital, Helsínquia, deverá ter entre -15º C e -20º C.

// DW

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.