Caos nas urgências. Bombeiros não sabem para onde levar os doentes

1

Situação “desesperante”. Ambulâncias chegam a esperar meia hora por uma indicação do hospital de destino. Utentes podem consultar urgências disponíveis em mapa interativo no portal do SNS.

Os problemas nas urgências estão a atrasar o transporte de doentes, sobretudo nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e da Península de Setúbal.

O encerramento de várias urgências hospitalares faz com que os bombeiros, em muitos casos, não saibam para onde transportar os doentes, uma vez que também não sabem que serviços estão a funcionar, queixa-se o presidente da Liga dos Bombeiros em declarações à Renascença.

As ambulâncias, presas mais tempo do que o normal, chegam a demorar o dobro do tempo para levar os doentes a um hospital. Por vezes, chegam a esperar meia hora por uma indicação sobre o hospital para onde devem ir.

“Os doentes estão a ser encaminhados quase caso a caso, isto é complicado e desesperante“, disse António Nunes.

São muitas as especialidades afetadas, desde a ginecologia, obstetrícia e pediatria à traumatologia, uma área particularmente sensível — qualquer atraso pode deixar em risco a vida do paciente.

Os bombeiros já pediram uma reunião de urgência para encontrar soluções.

Entretanto, os utentes podem consultar aqui, a partir desta terça-feira, os serviços de urgência disponíveis nos próximos sete dias.

Os utentes podem fazer a pesquisa por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde e “saberem, de forma rápida e intuitiva, quais são os hospitais mais próximos e que estão acessíveis”.

A direção executiva adiantou que estes dados serão atualizados de hora a hora, fornecendo aos utentes a resposta de cada hospital e do SNS ao nível dos seus serviços de urgência.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.