Caos no Marselha. Adeptos cercam centro de treinos e provocam incêndio

Os adeptos do clube francês invadiram, este sábado, o centro de treinos e atearam fogo a uma árvore. No protesto não faltaram tarjas contra a direção presidida por Jacques-Henri Eyraud, que já reagiu através de um comunicado.

Cerca de três centenas de adeptos reuniram-se na tarde de sábado junto ao centro de treinos do Marselha, horas antes do jogo frente o Rennes, num protesto contra a direção de Jacques-Henri Eyraud.

O jogo foi, entretanto, adiado, por causa da manifestação que durou cerca de uma hora e terminou com intervenção policial. A polícia deteve 25 adeptos.

De acordo com o Jornal de Notícias, a manifestação nada tem a ver com o treinador da equipa, o portuense André Villas-Boas, mas sim com o presidente do clube e com os seus jogadores.

“JHE [Jacques-Henri Eyraud]: inimigo público número 1″, lia-se numa tarja.

Os adeptos empunhavam também cartazes com a frase “direção fora” e nos muros do centro de treinos da equipa apareceram também pinturas com as expressões “Eyraud fora” ou “Eyraud vai-te embora”, relata o jornal A Bola.

A ação começou com uma manifestação a pé na rua la Martine, que leva ao centro de treinos, a Commanderie.

Dezenas de very-light foram arremessados e terão criado um pequeno incêndio, de acordo com o jornal La Provence.

 

Segundo o site Mais Futebol, o Marselha já reagiu, repudiando os “bárbaros” atos de violência protagonizados pelos adeptos como contestação aos maus resultados da equipa de André Villas-Boas.

“O Marselha condena os inaceitáveis ataques sofridos pelo clube no centro de treinos. Vários adeptos entraram, recorrendo à violência, nas instalações e no próprio edifício da equipa profissional. Mesmo com a intervenção da polícia, verificámos uma inaceitável onda de violência que colocou em perigo todos os presentes (jogadores, staff, polícia, seguranças) e os danos nas instalações ascendem a centenas de milhares de euros”, lê-se no comunicado oficial.

O clube acrescenta ainda que tem “todas as provas e imagens do que aconteceu” e que já as forneceu para investigação.

“Três centenas de funcionários estão em choque por terem vivido este ataque inenarrável contra o Marselha. Isto requer a maior severidade contra os criminosos que se dizem adeptos, mas destroem instalações e ameaçam funcionários e jogadores”, disse, citado em comunicado, o presidente do clube, um dos principais alvos da fúria.

No mesmo documento, o guarda-redes Steve Mandanda é citado como considerando os eventos “inaceitáveis”, enquanto o defesa espanhol Álvaro reiterou que “o que aconteceu hoje não pode acontecer nunca mais“.

O Marselha, já afastado das competições europeias, segue num ciclo de cinco jogos sem vencer, com quatro derrotas consecutivas e ocupa a sexta posição do campeonato francês.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …