Cantinas sociais serviram quase 48 mil refeições por dia na primeira metade de 2015

cafemama / Flickr

-

Quase 48.000 refeições foram servidas diariamente a famílias carenciadas nas cantinas sociais, totalizando 8,6 milhões nos primeiros seis meses, quase tantas como as fornecidas em todo o ano passado, revelam dados do Instituto da Segurança Social.

No primeiro semestre do ano, “estavam em vigor 843 protocolos e o total de refeições contratualizadas foi de 47.826 refeições por dia“, sendo o valor pago pelo Estado de 2,50 euros por refeição.

No total, foram servidas até 30 de junho cerca de 8,6 milhões de refeições nos primeiros seis meses do ano nas 843 cantinas sociais espalhadas pelo país.

No ano passado estavam em vigor 845 protocolos para as cantinas sociais em todo o território continental e o total de refeições contratualizadas com as instituições foi de 49.024 refeições por dia, adiantam os dados da Segurança Social enviados à agência Lusa.

A maioria das cantinas está localizada no distrito de Lisboa (126), seguindo-se Santarém (113), Portalegre (60), Braga (58), Leiria (47), Faro (46), Porto, Beja e Setúbal (cada uma com 42), Aveiro (41), Viseu e Coimbra (ambas com 40), Guarda (33), Vila Real (26), Viana do Castelo e Évora (ambas com 23), Castelo Branco (22) e Bragança (19).

Contactado pela Lusa, o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, disse que se verificou uma tendência para diminuir a procura nas cantinas sociais, sobretudo fora das zonas urbanas, “mas ainda há um número muito significativo de pessoas que vão às instituições” de solidariedade social.

“Convencionámos que devíamos, para já, manter o número de protocolos que temos, embora notássemos uma menor procura, sobretudo nas zonas menos urbanas”, afirmou Manuel de Lemos, explicando que o Estado só paga as refeições que são servidas.

Para o presidente da UMP, as cantinas sociais “foram fundamentais” para ajudar as famílias carenciadas durante a crise, tendo sido “um processo imediato, barato e eficaz”.

“Imediato porque não andámos a fazer investimentos, limitámo-nos a aproveitar a capacidade instalada que tínhamos nas cozinhas do setor solidário”, e “barato porque acordámos um valor com o Estado que é simbólico”, explicou.

Foi também eficaz porque respondeu “às necessidades das comunidades, sobretudo no número brutal de desempregados que tivemos na altura” e alcançou muitas pessoas que estavam numa situação de pobreza envergonhada, que “passavam dificuldades na área da alimentação e que por esta via encontraram um modelo que as deixaram mais confortáveis”, disse Manuel de Lemos.

A Segurança Social contratualiza com cada instituição o número de refeições diárias a comparticipar, que pode ir de 65 até 100 refeições diárias, em função dos indicadores de risco de carência alimentar, sendo que “sempre que se afigura necessário, é reforçada a rede de cantinas sociais, com a celebração de novos protocolos”.

O Programa de Emergência Alimentar, uma das medidas do Programa de Emergência Social, constituiu em 2011 uma Rede Solidária de Cantinas Sociais em todo o país, assegurando que são providenciadas duas refeições diárias, de forma continuada durante todo o ano, a todas as famílias carenciadas que se dirijam às instituições de solidariedade social.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cuidado…
    Muitos tem tendência para se habituar “à mama” e depois ainda é pior…
    Há que ensinar a pescar, em vez dar o peixe…

RESPONDER

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …