Canonizado São João Vaz, primeiro santo do Sri Lanka, português de Goa

Teve esta quarta-feira lugar a cerimónia de canonização do primeiro santo cingalês, o missionário José Vaz (1651-1711), nascido na Índia e conhecido como “o apóstolo do Sri Lanka”, que arriscou a vida quando os cristãos eram perseguidos na ilha.

Zeitgenössischer Maler / Wikimedia

José Vaz, o primeiro santo do Sri Lanka

José Vaz, o primeiro santo do Sri Lanka

José Vaz tinha já sido beatificado pelo papa João Paulo II, a 15 de janeiro de 1995, durante uma visita ao Sri Lanka.

Em setembro passado, o papa Francisco decidiu santificar José Vaz, depois de já ter decidido visitar a ilha e sem esperar pela confirmação de um segundo milagre, necessário para que um beato possa ser santo.

Na cerimónia de canonização, em Colombo, perante centenas de milhares de pessoas, Francisco destacou o exemplo como missionário, que foi procurar os mais pobres, e que apresentou “a verdade e a beleza do Evangelho num contexto multirreligioso com respeito, dedicação e humildade”.

São José Vaz

José Vaz nasceu na localidade indiana de Benaulin, em Goa, na época um território controlado por Portugal.

Estudou no colégio de Sancoale, foi ordenado padre na congregação de São Felipe Neri, em 1676, e abriu uma escola de latim nesta localidade.

Quando teve conhecimento das condições em que viviam os cristãos do Ceilão, nome dado pelos portugueses ao Sri Lanka, Vaz decidiu abandonar a sua vida privilegiada e tornar-se missionário.

Com a chegada dos holandeses ao Ceilão, os calvinistas tinham proibido qualquer manifestação pública da fé católica e os sacerdotes foram expulsos do país ou assassinados.

Vaz chegou à ilha em 1687 e teve que viver incógnito para não ser detido ou assassinado, e assim conseguiu viajar por todo o país para celebrar missas.

De acordo com algumas biografias, o missionário, vestido como um mendigo, pedia esmola à porta das famílias cristãs e quando conseguia a sua confiança, revelava a sua identidade.

Em 1689, viajou para Jaffna, localidade que tinha sido católica e onde encontrou abrigo durante um ano, e ajudou a população, mas os rumores da sua presença chegaram às autoridades holandeses e foi obrigado a fugir.

Um ano depois, chegou ao reino budista de Kandy, no interior da ilha, que se mantinha independente apesar da invasão holandesa e onde viviam alguns católicos. Ao chegar foi detido, depois das autoridades terem afirmado tratar-se de um espião ao serviço dos portugueses.

Passou seis anos na prisão, mas o rei de Kandy, o budista Vilamadharma Surya, decidiu libertar Vaz, depois de ter ficado fascinado pela espiritualidade do missionário, deixando-o espalhar a sua fé por todo o seu reino.

Durante a epidemia de varíola, em 1697, Vaz salvou milhares de pessoas em Kandy ao ensinar regras básicas de higiene para impedir o contágio, além de se ocupar dos doentes.

As biografias de Vaz falam de um homem de diálogo e que soube viver o ascetismo oriental e a espiritualidade cristã.

Aprendeu a língua portuguesa e cingalesa, tendo traduzido o Evangelho e outros textos cristãos para os dois idiomas, para serem lidos pela população.

Morreu a 16 de janeiro de 1711, deixando uma missão de 70 mil católicos, 15 igrejas e 400 capelas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro só "observa". A "palavra final" sobre reforma militar é de Marcelo Rebelo de Sousa

João Gomes Cravinho foi questionado sobre as críticas deixadas pelos chefes militares dos três ramos das Forças Armadas na comissão de Defesa Nacional. Esta terça-feira, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, considerou que atualmente …

UE e EUA chegam a acordo na "guerra" de 17 anos Boeing-Airbus

O braço de ferro entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, que durava há 17 anos, por causa dos subsídios à Boeing e à Airbus chegou hoje ao fim. A União Europeia (UE) e …

Hungria proíbe "promoção" da homossexualidade junto de menores

A lei húngara proíbe a "representação" da homossexualidade e da transexualidade em espaços públicos, e foi aprovada por 157 deputados. A Hungria aprovou, esta terça-feira, uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade junto dos menores …

Portugueses poupam, em média, 161 euros por mês em teletrabalho

Os portugueses conseguem poupar, em média, cerca de 161 euros por mês em teletrabalho, segundo estudo da Fixando sobre "O Futuro do Trabalho em Portugal". As conclusões deste estudo da Fixando, realizado junto de 6500 pessoas …

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Não há golos ao intervalo

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …