/

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual na secção local.

O nome escolhido pela direção nacional do PS para encabeçar a luta autárquica em Braga é Hugo Pires, deputado e antigo secretário nacional para a organização do partido. Mas a concelhia bracarense não está feliz com a aposta.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Secretariado da Secção reuniu-se, na quinta-feira à noite, para debater o assunto. Uma fonte socialista adiantou que a concelhia bracarense prefere Artur Feio como candidato, pelo que é previsível que tome uma posição pública sobre o assunto.

A escolha de Hugo Pires seguiu-se a um inquérito de opinião feito em Braga por encomenda da Direção Nacional do PS. A maioria dos inquiridos disse que Hugo Pires era o mais conhecido e o preferido como cabeça de lista, mas a interpretação do inquérito é posta em causa por Artur Feio e pelos seus apoiantes.

Ao que o Observador apurou, a concelhia indicou Artur Feio e a vereadora Liliana Pereira; a distrital, liderada por Joaquim Barreto, preferiu a deputada Palmira Maciel e a direção do PS terá comunicado que ia perceber as disponibilidades dos deputados por Braga.

No entanto, segundo o diário, acabou por juntar o nome de Hugo Pires ao rol de possíveis candidatos.

Na próxima terça-feira, vai realizar-se um encontro extraordinário para que a comissão política da concelhia tome uma posição oficial. Só depois dessa reunião a direção nacional irá comunicar a indicação publicamente.

“A última palavra é, em todos os casos, da direção nacional. As concelhias indicam os candidatos, as distritais homologam, mas a direção é que valida os nomes”, disse Joaquim Barreto, líder da distrital de Braga.

Independentemente do desfecho, os socialistas sabem que a corrida em Braga será difícil de vencer, uma vez que o atual presidente, do PSD, vai recandidatar-se à autarquia. Ricardo Rio lidera a coligação PSD/CDS/PPM.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.