Candidata a Miss põe rede na boca para emagrecer

BBC

Meyer Nava, candidata a Miss Venezuela 2014

Meyer Nava, candidata a Miss Venezuela 2014

Os dias que antecedem a escolha da nova miss Venezuela são uma prova de fogo para a jovem Meyer Nava, de 18 anos, que mora  numa comunidade pobre no bairro de Santa Cruz, na capital venezuelana, Caracas.

Para chegar aos 60 centímetros de cintura, Meyer Nava, que sonha ver-se coroada como a “mais bela” do país, colocou uma pequena rede de plástico dentro da boca para se obrigar a comer menos.

O objectivo, conta a jovem à BBC, é dificultar a deglutição de alimentos sólidos e forçá-la a ingerir somente líquidos, como sopas.

Meyer conta que a família a ajudou a angariar o equivalente a 8.000 euros para pagar cirurgias plásticas e aumentar a suas possibilidades de vencer a competição.

Ajudada pelo treinador da actual Miss Venezuela Gabriela Isler, eleita em novembro Miss Universo, Meyer Nava passou por uma carga intensa de exercícios físicos, mas percebeu que as suas medidas ainda estavam aquém do mínimo exigível para tentar um lugar no pódio.

“Precisa de mais 10 centímetros de busto”, diz o treinador, rindo-se.

D.R. missuniverse.com

Gabriela Isler, Miss Venezuela e Miss Universo 2013

Gabriela Isler, Miss Venezuela e Miss Universo 2013

Importância

Conhecida pela beleza das suas mulheres, muitas das quais Miss Universo, a Venezuela dá atenção especial ao concurso, que existe desde 1952.

A Venezuela conquistou em 2013 pela sétima vez o título de Miss Universo, número só ultrapassado pelos Estados Unidos, com oito Miss Universo em 62 edições do concurso. Nos últimos 6 anos, foi a 3ª Miss Universo venezuelana.

Ao todo, 26 a 28 mulheres – o número pode variar anualmente –  desfilam os seus atributos para tentar conquistar o troféu de mais bela do país.

Desde 2013, o concurso Miss Venezuela é separado em duas categorias: Miss Venezuela (que seleciona representantes para o Miss Universo, Miss Internacional e Miss Terra) e o Miss Venezuela Mundo (cuja escolhida compete no Miss Mundo).

O concurso é transmitido pela televisão para a Venezuela e toda a América Latina.

Em janeiro deste ano, o assassinato da ex-miss Mónica Spear gerou grande comoção na Venezuela.

Mónica foi miss Venezuela em 2004 e seguia com sucesso uma carreira de actriz. Ela e o marido, o empresário irlandês Henry Thomas Berry, foram mortos numa estrada na região central do país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …