/

Candidata a Miss põe rede na boca para emagrecer

BBC

Meyer Nava, candidata a Miss Venezuela 2014

Meyer Nava, candidata a Miss Venezuela 2014

Os dias que antecedem a escolha da nova miss Venezuela são uma prova de fogo para a jovem Meyer Nava, de 18 anos, que mora  numa comunidade pobre no bairro de Santa Cruz, na capital venezuelana, Caracas.

Para chegar aos 60 centímetros de cintura, Meyer Nava, que sonha ver-se coroada como a “mais bela” do país, colocou uma pequena rede de plástico dentro da boca para se obrigar a comer menos.

O objectivo, conta a jovem à BBC, é dificultar a deglutição de alimentos sólidos e forçá-la a ingerir somente líquidos, como sopas.

Meyer conta que a família a ajudou a angariar o equivalente a 8.000 euros para pagar cirurgias plásticas e aumentar a suas possibilidades de vencer a competição.

Ajudada pelo treinador da actual Miss Venezuela Gabriela Isler, eleita em novembro Miss Universo, Meyer Nava passou por uma carga intensa de exercícios físicos, mas percebeu que as suas medidas ainda estavam aquém do mínimo exigível para tentar um lugar no pódio.

“Precisa de mais 10 centímetros de busto”, diz o treinador, rindo-se.

D.R. missuniverse.com

Gabriela Isler, Miss Venezuela e Miss Universo 2013

Gabriela Isler, Miss Venezuela e Miss Universo 2013

Importância

Conhecida pela beleza das suas mulheres, muitas das quais Miss Universo, a Venezuela dá atenção especial ao concurso, que existe desde 1952.

A Venezuela conquistou em 2013 pela sétima vez o título de Miss Universo, número só ultrapassado pelos Estados Unidos, com oito Miss Universo em 62 edições do concurso. Nos últimos 6 anos, foi a 3ª Miss Universo venezuelana.

Ao todo, 26 a 28 mulheres – o número pode variar anualmente –  desfilam os seus atributos para tentar conquistar o troféu de mais bela do país.

Desde 2013, o concurso Miss Venezuela é separado em duas categorias: Miss Venezuela (que seleciona representantes para o Miss Universo, Miss Internacional e Miss Terra) e o Miss Venezuela Mundo (cuja escolhida compete no Miss Mundo).

O concurso é transmitido pela televisão para a Venezuela e toda a América Latina.

Em janeiro deste ano, o assassinato da ex-miss Mónica Spear gerou grande comoção na Venezuela.

Mónica foi miss Venezuela em 2004 e seguia com sucesso uma carreira de actriz. Ela e o marido, o empresário irlandês Henry Thomas Berry, foram mortos numa estrada na região central do país.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.