O caso mais antigo de cancro nos ossos foi diagnosticado à “avó” das tartarugas

(dr) Rainer Schoch

Há centenas de milhões de anos, uma tartaruga sem carapaça desenvolveu uma doença nos ossos. Agora, 240 milhões de anos depois, está finalmente a receber um diagnóstico: cancro nos ossos.

Este é provavelmente o mais antigo caso de cancro nos ossos já encontrado entre os répteis, aves e mamíferos, de acordo com os investigadores que fizeram a descoberta e publicaram as suas conclusões na revista JAMA Oncology.

Encontrar cancro em ossos antigos é um “fenómeno bastante raro”, disse o co-autor do estudo, Bruce Rothschild, investigador associado do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, Pensilvânia. Isto não é porque o cancro não existia – na verdade, era provavelmente tão difundido entre os animais antigos como hoje – mas sim porque detetar cancro em fósseis é desafiador sem fazer radiografias.

Usando microscopia e tomografia computadorizada – um tipo de raio X – Rothschild e a sua equipa imaginaram o fémur esquerdo fossilizado da tartaruga sem carapaça, chamada Pappochelys rosinae – ou até apelidada “avó das tartarugas”. O osso foi descoberto no sudoeste da Alemanha em 2013.

Pappochelys rosinae é um ancestral das tartarugas modernas – outros fósseis encontrados anteriormente sugeriam que o réptil tinha apenas 20 centímetros de comprimento, adornado com costelas largas e sem carapaça. As tartarugas com carapaças não apareceram até cerca de 205 milhões a 210 milhões de anos atrás, de acordo com o registo fóssil.

As imagens revelaram uma massa numa camada do osso chamada periósteo. Às vezes pode ser difícil distinguir o cancro de uma infeção em ossos antigos, observou Rothschild. Mas não existiam sinais reveladores de infeção, como os poros de onde o pus teria saído.

Em vez disso, o que parecia era um osteossarcoma periosteal maligno, um tipo de cancro nos ossos. Este tipo de cancro foi relatado anteriormente num anfíbio do Triássico, mas este é provavelmente o caso mais antigo encontrado num amniota – todos os animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica – do Triássico, ou seja, um réptil, pássaro ou mamífero.

Além do mais, o cancro nos ossos observado nesta criatura antiga é praticamente o que se veria num ser humano hoje, disse Rothschild. “Somos uma comunidade que responde ao meio ambiente. Somos todos parte da mesma Terra e somos todos infligidos com os mesmos fenómenos.”

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …