O caso mais antigo de cancro nos ossos foi diagnosticado à “avó” das tartarugas

(dr) Rainer Schoch

Há centenas de milhões de anos, uma tartaruga sem carapaça desenvolveu uma doença nos ossos. Agora, 240 milhões de anos depois, está finalmente a receber um diagnóstico: cancro nos ossos.

Este é provavelmente o mais antigo caso de cancro nos ossos já encontrado entre os répteis, aves e mamíferos, de acordo com os investigadores que fizeram a descoberta e publicaram as suas conclusões na revista JAMA Oncology.

Encontrar cancro em ossos antigos é um “fenómeno bastante raro”, disse o co-autor do estudo, Bruce Rothschild, investigador associado do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, Pensilvânia. Isto não é porque o cancro não existia – na verdade, era provavelmente tão difundido entre os animais antigos como hoje – mas sim porque detetar cancro em fósseis é desafiador sem fazer radiografias.

Usando microscopia e tomografia computadorizada – um tipo de raio X – Rothschild e a sua equipa imaginaram o fémur esquerdo fossilizado da tartaruga sem carapaça, chamada Pappochelys rosinae – ou até apelidada “avó das tartarugas”. O osso foi descoberto no sudoeste da Alemanha em 2013.

Pappochelys rosinae é um ancestral das tartarugas modernas – outros fósseis encontrados anteriormente sugeriam que o réptil tinha apenas 20 centímetros de comprimento, adornado com costelas largas e sem carapaça. As tartarugas com carapaças não apareceram até cerca de 205 milhões a 210 milhões de anos atrás, de acordo com o registo fóssil.

As imagens revelaram uma massa numa camada do osso chamada periósteo. Às vezes pode ser difícil distinguir o cancro de uma infeção em ossos antigos, observou Rothschild. Mas não existiam sinais reveladores de infeção, como os poros de onde o pus teria saído.

Em vez disso, o que parecia era um osteossarcoma periosteal maligno, um tipo de cancro nos ossos. Este tipo de cancro foi relatado anteriormente num anfíbio do Triássico, mas este é provavelmente o caso mais antigo encontrado num amniota – todos os animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica – do Triássico, ou seja, um réptil, pássaro ou mamífero.

Além do mais, o cancro nos ossos observado nesta criatura antiga é praticamente o que se veria num ser humano hoje, disse Rothschild. “Somos uma comunidade que responde ao meio ambiente. Somos todos parte da mesma Terra e somos todos infligidos com os mesmos fenómenos.”

PARTILHAR

RESPONDER

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …