O caso mais antigo de cancro nos ossos foi diagnosticado à “avó” das tartarugas

(dr) Rainer Schoch

Há centenas de milhões de anos, uma tartaruga sem carapaça desenvolveu uma doença nos ossos. Agora, 240 milhões de anos depois, está finalmente a receber um diagnóstico: cancro nos ossos.

Este é provavelmente o mais antigo caso de cancro nos ossos já encontrado entre os répteis, aves e mamíferos, de acordo com os investigadores que fizeram a descoberta e publicaram as suas conclusões na revista JAMA Oncology.

Encontrar cancro em ossos antigos é um “fenómeno bastante raro”, disse o co-autor do estudo, Bruce Rothschild, investigador associado do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, Pensilvânia. Isto não é porque o cancro não existia – na verdade, era provavelmente tão difundido entre os animais antigos como hoje – mas sim porque detetar cancro em fósseis é desafiador sem fazer radiografias.

Usando microscopia e tomografia computadorizada – um tipo de raio X – Rothschild e a sua equipa imaginaram o fémur esquerdo fossilizado da tartaruga sem carapaça, chamada Pappochelys rosinae – ou até apelidada “avó das tartarugas”. O osso foi descoberto no sudoeste da Alemanha em 2013.

Pappochelys rosinae é um ancestral das tartarugas modernas – outros fósseis encontrados anteriormente sugeriam que o réptil tinha apenas 20 centímetros de comprimento, adornado com costelas largas e sem carapaça. As tartarugas com carapaças não apareceram até cerca de 205 milhões a 210 milhões de anos atrás, de acordo com o registo fóssil.

As imagens revelaram uma massa numa camada do osso chamada periósteo. Às vezes pode ser difícil distinguir o cancro de uma infeção em ossos antigos, observou Rothschild. Mas não existiam sinais reveladores de infeção, como os poros de onde o pus teria saído.

Em vez disso, o que parecia era um osteossarcoma periosteal maligno, um tipo de cancro nos ossos. Este tipo de cancro foi relatado anteriormente num anfíbio do Triássico, mas este é provavelmente o caso mais antigo encontrado num amniota – todos os animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica – do Triássico, ou seja, um réptil, pássaro ou mamífero.

Além do mais, o cancro nos ossos observado nesta criatura antiga é praticamente o que se veria num ser humano hoje, disse Rothschild. “Somos uma comunidade que responde ao meio ambiente. Somos todos parte da mesma Terra e somos todos infligidos com os mesmos fenómenos.”

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …