Cancro da mulher de Passos Coelho entra na campanha eleitoral

António Gomes / Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, acompanhado pela mulher, Laura Ferreira, em Cabo Verde

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, acompanhado pela mulher, Laura Ferreira, em Cabo Verde

A mulher de Passos Coelho, Laura Ferreira, apareceu ao lado do marido num evento público com a cabeça totalmente rapada, consequência da batalha que trava contra um cancro. E isto é notícia? É, porque o primeiro-ministro está a ser acusado de usar a doença da esposa para fins políticos.

A imagem que apareceu na capa do Correio da Manhã da passada quarta-feira, com Laura Ferreira sem cabelo ao lado de Passos Coelho, tem dado muito que falar, particularmente nas Redes Sociais.

Já surgiram muitas críticas a Passos Coelho e muitas críticas aos que criticam o primeiro-ministro por causa da sua mulher que escolheu não esconder os efeitos do cancro, atrás de uma peruca ou de um lenço.

Desde 2014, altura em que lhe foi diagnosticado um cancro, foi a primeira vez que Laura Ferreira acompanhou o marido num evento oficial, precisamente numa visita à Guiné-Bissau e a Cabo Verde, países onde a mulher de Passos Coelho nasceu e cresceu.

E, como tem feito no seu dia-a-dia, de acordo com o que relata a comunicação social, Laura Ferreira apareceu em público com a cabeça totalmente rapada.

Circunstância que levou personalidades como Estrela Serrano, ex-assessora do Presidente da República Mário Soares e professora na Escola Superior de Comunicação Social, a considerar que Passos Coelho estaria a usar a mulher para fins políticos.

“A mediatização da doença de Laura Ferreira e o sentimento de compaixão que a sua imagem sem cabelo provoca prestam-se a uma leitura política, sobretudo em época pré-eleitoral, em que os políticos tentam aproximar-se das pessoas através de sinais de proximidade, emoção e humanidade”, escreveu Estrela Serrano no seu blogue.

Outras figuras da vida pública nacional têm comentado o caso, incluindo a jornalista Manuela Moura Guedes que deixa fortes críticas a Estrela Serrano e aos que deixam insinuações quanto ao aproveitamento da doença de Laura Ferreira.

“A professora de Comunicação Social, Estrela Serrano, e outras criaturas do mesmo agrupamento a que pertence, ao defenderem posições destas, estão ao nível das pedras com a correspondente sensibilidade de calhau e não se lhes pode pedir mais”, aponta Manuela Moura Guedes no seu perfil do Facebook.

“Passos Coelho devia escondê-la em casa, assim ninguém daria por uma mulher com cancro ao lado do primeiro-ministro”, acrescenta a ex-jornalista da TVI.

O caso continua a dividir opiniões, mas entre aqueles que trabalham diariamente com doentes oncológicos salienta-se que o exemplo de Laura Ferreira “é corajoso e pode ajudar muita gente”, conforme nota a psicóloga e coordenadora da Unidade de Psico-Oncologia do núcleo regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Albina Dias, em declarações ao jornal i.

Esta profissional lembra que “o cancro é uma doença muito estigmatizada, com muitos tabus, e os doentes são muitas vezes vistos como condenados”. Assim, a decisão da mulher de Passos Coelho “pode levar outros a pensar que qualquer pessoa pode ter cancro e pode continuar a ter uma vida”, frisa Albina Dias.

“Não se pode impor um segundo sofrimento, ocultar o que aconteceu”, acrescenta a psicóloga.

SV, ZAP

11 COMENTÁRIOS

  1. É gentinha…se escondesse era porque escondia e era isto e era aquilo, se mostra é porque estão a explorar a situação. Também gostava que o jornalista me dissesse como é possível nascer em dois países é que eu ando aqui às voltas e não consigo descobrir como isso é possível.!!!

  2. Se pode, faz muito bem em acompanhar o marido! A notícia é tendenciosa. Misturam a campanha eleitoral com a doença da senhora. Mau jornalismo. Lamentável!!

  3. Mau jornalismo, porquê ana? por comentarem o que que lhes vai na alma, ou vem também agora proibir os outros de comentarem, acaso é adepta do NÃO à liberdade de expressão?! Se assim é, candidate-se juntamente com o passos. Agora quanto à esposa do passos até lhe dou um louvor, é bom ver iniciativas destas, mas a ele não, devia acompanhar melhor as noticias e ter ouvido o que este disse ainda à poucos dias na tv sobre a esposa e não foi só para mim foi para todos, por isso ana antes de comentar, ouça, analise e fale depois, pena dos políticos?, tenha dó.

  4. Mesquinhez, tacanhez e gente desta vota “em consciência”!!!
    Foi uma visita ao país onde nasceu… Pela stª Ambrózia da Madragoa e Carregais de Baixo…

  5. Foi a um evento público mas OFICIAL, digam lá que não é aproveitamento político.
    Acho que até o outro teve a mesma ideia e empurrou a barrosa para o chão para o povinho ter pena.
    Desde que foi descoberto que o JFK foi limpo pelos da casa, o 11 de set foi perpetrado pela prata lá da casa e sei lá mais o quê isto por cá são peanuts. Mas o propósito é sempre o mesmo. AGARRAR O PODER A QUALQUER CUSTO

    • Tem tempos a fio. Só se pode mudar o que se conhece verdadeiramente!
      Há “muito boa gente” que consegue confundir ler com besunto… Quer dizer: Besuntado. Melhor, revestido de unto… E brilha! Por isso deve acautelar-se, dizem que é oleoso, pode escorregar e bater com o que lhe pesa nos ombros.

  6. É simplesmente deplorável e nojento, o que essa Senhora Estrela Serrano, escreve sobre este assunto. Que falta de senso,… que falta de valores éticos… que falta das mais elementares regras de princípios…

  7. Qualquer pessoa normal usaria um lenço, um chapéu ou uma cabeleira !
    Porquê mostrar a doença que a afecta ?
    TODOS sabem porquê. Mas alguns “não querem ver”…

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …