Justin Trudeau é o novo primeiro-ministro do Canadá, depois de as eleições federais de segunda-feira terem dado a maioria absoluta ao Partido Liberal, após quase uma década de governo conservador.
Justin Trudeau, de 43 anos de idade, filho do antigo primeiro-ministro Pierre Trudeau (1968 a 1979), irá liderar o governo, depois de o seu partido ter conseguido a maioria absoluta na nova Câmara dos Comuns, com 338 assentos parlamentares.
O Partido Liberal era a terceira força política na anterior legislatura.
“Os canadianos, ao longo de todo este grande país, enviaram uma mensagem esta segunda-feira: está na altura da mudança, meus amigos, da verdadeira mudança”, afirmou Justin Trudeau, no discurso de vitória, em Montreal, onde reside e foi eleito.
O novo primeiro-ministro frisou ainda que a “visão com esperança positiva, otimista, da vida pública, não é um sonho ingénuo”, pois pode ser “uma força poderosa para a mudança”.
Os liberais elegeram pelo menos 182 deputados, quando eram necessários apenas 170 para conseguir a maioria absoluta.
Os conservadores elegeram 99 deputados, o NDP (sociais-democratas) 43, o Bloco Quebequense dez e o Partido Verde apenas um. Ainda faltam apurar três distritos eleitorais.
O anterior primeiro-ministro do Canadá, o conservador Stephen Harper, que chefiou o executivo desde 2006, demitiu-se da liderança do partido.
Os conservadores governavam com 159 lugares na Câmara dos Comuns, e o NDP era a segunda maior força política, com 95 lugare.
Os liberais tinham apenas 36 deputados, com outros quatro lugares ocupados por um independente, um elemento do Partido Verde, um do Bloco Quebequense e por um dissidente.
Devido ao aumento da população, foram criados novos trinta distritos federais, 15 deles na província do Ontário, e seis deles para Alberta e Colúmbia Britânica e três no Quebeque.
Portugueses eleitos
Dois candidatos luso-descendentes, Peter Fonseca e Alexandra Mendes, foram eleitos nas eleições federais canadianas.
Peter Fonseca, candidato do Partido Liberal, venceu o distrito eleitoral de Mississauga East – Cooksville, na área de Toronto, com 28105 mil votos (54,2 %), contra os 18370 mil (35,4%) sufrágios do conservador Wladyslaw Lizon.
Peter Fonseca tem 49 anos de idade, está no Canadá desde 1969, e é natural de Alcanena, no distrito de Santarém.
A candidata liberal Alexandra Mendes também foi eleita, com 28819 mil votos (50,3 %), vencendo Hoang Mai, do NDP , com 14066 mil votos (24,6%).
Natural de Lisboa, com 51 anos, Alexandra Mendes foi a primeira mulher de origem portuguesa a desempenhar funções como deputada federal no parlamento canadiano, entre 2008 a 2011, e foi presidente do Partido Liberal do Canadá no Quebeque.
ZAP / Lusa
É bem!
Pelo menos devem ter mais respeito pelos emigrantes (nomeadamente os portugueses)!