Canadá pode doar vacinas para covid-19 a países mais necessitados

O Canadá planeia doar vacinas para a covid-19 para países mais necessitados, após ter encomendado o maior número de doses ‘per capita’ do mundo, de acordo com o Duke Global Health Innovation Center, dos Estados Unidos (EUA).

De acordo com o Independent, o Canadá já fechou acordos com sete fornecedores diferentes, o que significa que poderá ter até 414 milhões de doses de vacinas para a covid-19, sendo que a sua população é de cerca de 38 milhões. O número total, contudo, dependerá de quantas dessas sete vacinas obtiverem aprovação.

Duas das vacinas que o Canadá concordou em comprar são das empresas farmacêuticas Pfizer e Moderna, ambas em fase de entrega de resultados provisórios encorajadores.

Se o Canadá acabar com o excedente de vacinas para a covid-19, “não vai permitir que essas doses sejam desperdiçadas”, disse uma fonte. Essas poderiam ser doadas a países mais necessitados, por meio da COVAX da Organização Mundial da Saúde, um mecanismo que tenta fornecer acesso equitativo às vacinas contra o coronavírus em todo o mundo.

Mesmo que as vacinas recebam aprovação regulamentar em breve, não está claro quando o fornecimento global poderá atender à demanda. Um estudo recente do Center for Global Development estimou que isso pode não acontecer até setembro de 2023.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.