Canadá autorizou quatro pacientes terminais a usar cogumelos mágicos

Quatro canadianos com cancros incuráveis receberam permissão para usar psilocibina para os ajudar a lidar com o sofrimento psicológico e emocional associado à doença.

De acordo com o site IFLScience, a psilocibina, geralmente encontrada em cogumelos mágicos, está a ser estudada para tratar depressões e outros problemas de saúde mental, mas continua a ser ilegal na maioria dos países e não pode ser prescrita medicamente.

No Canadá, o uso deste alucinogénico é proibido desde 1974, mas quatro pacientes com cancros incuráveis receberam agora permissão para utilizá-lo. Entre eles está Laurie Brooks, que luta contra um cancro no cólon.

“Tomar psilocibina permitiu-me olhar para o cancro como se estivesse numa caixa no chão ao meu lado, em vez de ser uma nuvem negra que pairava sobre a minha cabeça o tempo todo”, disse a canadiana, em declarações à CBC News.

Segundo o mesmo site, nos últimos anos, vários estudos em pequena escala indicaram que este composto pode ser eficaz para ajudar pessoas a ultrapassar a ansiedade, a depressão e o medo existencial que costumam acompanhar as doenças terminais.

Um artigo científico publicado em 2016 descobriu que estes sintomas psicológicos foram significativamente reduzidos em até 80% em pacientes que sofriam de cancros graves.

A investigação mostrou que uma única sessão com psilocibina – conduzida com supervisão clínica – produziu reduções duradouras na depressão e na ansiedade, com este efeito a ser  ainda percetível seis meses depois.

Um estudo complementar, conduzido no início deste ano, ou seja, mais de quatro anos depois, revelou que a maioria dos participantes que ainda estão vivos continuou a beneficiar da redução do stress psicológico.

No entanto, até serem feitos os ensaios clínicos adequados, é pouco provável que a psilocibina seja aprovada para fins medicinais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …