Canadá autorizou quatro pacientes terminais a usar cogumelos mágicos

Quatro canadianos com cancros incuráveis receberam permissão para usar psilocibina para os ajudar a lidar com o sofrimento psicológico e emocional associado à doença.

De acordo com o site IFLScience, a psilocibina, geralmente encontrada em cogumelos mágicos, está a ser estudada para tratar depressões e outros problemas de saúde mental, mas continua a ser ilegal na maioria dos países e não pode ser prescrita medicamente.

No Canadá, o uso deste alucinogénico é proibido desde 1974, mas quatro pacientes com cancros incuráveis receberam agora permissão para utilizá-lo. Entre eles está Laurie Brooks, que luta contra um cancro no cólon.

“Tomar psilocibina permitiu-me olhar para o cancro como se estivesse numa caixa no chão ao meu lado, em vez de ser uma nuvem negra que pairava sobre a minha cabeça o tempo todo”, disse a canadiana, em declarações à CBC News.

Segundo o mesmo site, nos últimos anos, vários estudos em pequena escala indicaram que este composto pode ser eficaz para ajudar pessoas a ultrapassar a ansiedade, a depressão e o medo existencial que costumam acompanhar as doenças terminais.

Um artigo científico publicado em 2016 descobriu que estes sintomas psicológicos foram significativamente reduzidos em até 80% em pacientes que sofriam de cancros graves.

A investigação mostrou que uma única sessão com psilocibina – conduzida com supervisão clínica – produziu reduções duradouras na depressão e na ansiedade, com este efeito a ser  ainda percetível seis meses depois.

Um estudo complementar, conduzido no início deste ano, ou seja, mais de quatro anos depois, revelou que a maioria dos participantes que ainda estão vivos continuou a beneficiar da redução do stress psicológico.

No entanto, até serem feitos os ensaios clínicos adequados, é pouco provável que a psilocibina seja aprovada para fins medicinais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desmantelada rede criminosa ligada à imigração ilegal para a Europa

A polícia italiana deteve hoje 19 pessoas de uma rede criminosa dedicada ao tráfico e transporte ilegal de migrantes do Afeganistão, Irão, Iraque e Paquistão para a Itália e, posteriormente, para o norte da Europa, …

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …