Campo Pequeno regista aumento significativo de público nas touradas este ano

francisLM / Flickr

-

A empresa do Campo Pequeno, em Lisboa, anunciou este sábado ter registado este ano um “aumento significativo” de público nos espetáculos tauromáquicos realizados naquela praça de toiros, tendo atingido um “crescimento na ordem dos 20%”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa, que já fechou a temporada tauromáquica em Lisboa, sublinha que se verificou “uma significativa recuperação de público” relativamente ao ano anterior, com um “crescimento na ordem dos 20%”.

Sem especificar o número de espetadores que deu entrada no Campo Pequeno, a empresa indica que a temporada deste ano foi composta por 10 corridas de toiros e uma novilhada (menos um espetáculo do que em 2013), tendo sido registadas “três lotações esgotadas, duas enchentes e uma taxa de ocupação média na ordem dos 75%”.

Considerando como “única” a temporada na primeira praça do país, a empresa destaca que as presenças das “duas maiores figuras” do toureio equestre em Lisboa, os espanhóis Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura, “ficam associadas” às lotações esgotadas”.

Além das duas figuras internacionais do toureio a cavalo, atuaram na Monumental de Lisboa “as maiores figuras do panorama nacional, os mais prestigiados grupos de forcados e foram lidados toiros das mais conceituadas ganadarias portuguesas”, lê-se no comunicado.

Durante a temporada, em Lisboa, foram concedidas duas alternativas de cavaleiro, ao colombiano Jacobo Botero e ao português Miguel Moura, tendo ainda Tomás Pinto confirmado a sua alternativa.

A temporada lisboeta ficou também marcada pelas homenagens ao ganadeiro Mário Vinhas e ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, pela comemoração dos seus 75 anos de atividade.

Outro facto que a empresa considera “marcante” foi a corrida em que o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa pegou seis toiros, no dia 07 de agosto, na comemoração ao seu septuagésimo aniversário.

No âmbito da divulgação do espaço taurino do Campo Pequeno, a empresa recorda que foram retomadas, “com assinalável êxito”, as visitas à praça, sendo permitido o acesso a várias dependências.

“Recolocaram-se, após restauro, mais placas comemorativas no átrio principal do edifício”, acrescenta no comunicado.

A empresa indica ainda que foi “reassumido” o projeto do Museu Tauromáquico do Campo Pequeno, o qual “brevemente conhecerá novos desenvolvimentos”.

A temporada tauromáquica em Portugal arranca todos os anos no dia 01 de fevereiro em Mourão (Évora) e termina no dia 01 de novembro com festejos no Cartaxo (Santarém) e Redondo (Évora).

Excecionalmente, este ano, a temporada termina no dia 02 de novembro com uma corrida de toiros à portuguesa na Arena d´Évora.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …