/

Oito campeões europeus e 165 milhões. Onze “pérolas” da formação de Alcochete

2

José Sena Goulão / Lusa

Um onze feito com produtos da academia sportinguista conta com oito campeões europeus e ainda rendeu 165 milhões de euros aos cofres do clube. Cristiano Ronaldo é a estrela da companhia.

O Sporting CP pode não ser o clube que mais vende em Portugal, mas é indubitavelmente um dos maiores produtores de jovens promessas. A academia de Alcochete já produziu uma vasta gama de jogadores fora de série e continua a fazê-lo no dias de hoje.

Olhando em perspetiva, um onze com algumas das maiores “pérolas” que já passaram pela formação do Sporting resultaria numa equipa notável, que poderia não só disputar o campeonato nacional como também lutar com vigor a nível europeu.

Dos 11 jogadores incluídos, oito deles foram campeões europeus com Portugal, em 2016. Merih Demiral e Eric Dier, por não serem portugueses, obviamente não poderiam ser tidos em consideração. Assim sendo, apenas Miguel Veloso não foi convocado por Fernando Santos para representar a seleção portuguesa.

Isto acaba por revelar uma lacuna neste ‘pseudo-onze’ sportinguista: a falta de laterais esquerdos de qualidade provenientes da formação ‘leonina’. Miguel Veloso jogou a maior parte da sua carreira a médio defensivo, mas no início da sua carreira ainda jogou a defesa esquerdo. Hoje, aos 33 anos, atua no Hellas Verona, de Itália.

O resto da defesa é perfilada por Eric Dier, promessa inglesa de Alcochete, que acabou por partir cedo para o Tottenham de José Mourinho. O seu parceiro é Merih Demiral, outro jogador que promete imenso e que é atualmente colega de equipa de Ronaldo, na Juventus. Na ala direita está Cédric Soares, campeão europeu com Portugal e jogador do Southampton.

ZAP

A posição de guarda-redes é ocupada por Rui Patrício, o dono das balizas da seleção portuguesa e, agora, do Wolverhampton.

O meio campo é um dos setores com mais qualidade desta equipa. João Mário, João Moutinho e William Carvalho passaram com grande sucesso pela equipa principal do Sporting e ainda deixam saudades aos adeptos.

Por sua vez, o trio atacante conta com três jogadores muito habilidosos e tecnicistas. Nani e Quaresma dão criatividade nas alas e Cristiano Ronaldo fornece a sua veia goleadora ao centro.

Todos estes jogadores já saíram de Alvalade, mas deixaram em troco um saldo bastante positivo nos cofres. Feitas as contas são 175 milhões de euros que as vendas destes onze craques valeram aos sportinguistas.

Ficam de fora Adrien Silva, Gelson Martins, Daniel Podence e Rafael Leão — todos eles formados em Alcochete, que dão cartas no futebol estrangeiro.

À exceção de Ricardo Quaresma, que está sem clube, e Nani, que está nos Orlando City, dos Estados Unidos, todos os outros atletas jogam numa das principais ligas europeias. Patrício, Cédric e Dier estão em Inglaterra; Veloso, Demiral, João Mário e Ronaldo estão em Itália; e William Carvalho, por fim, está em Espanha.

DC, ZAP //

2 Comments

  1. Muito bem 165 milhões e contando com Cristiano Ronaldo que saiu do Sporting à 15 anos, resumindo dá um João Felix e uma perna de outro .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.