Campeão olímpico norte-americano acusado por invasão ao Capitólio

Jim Lo Scalzo / EPA

Apoiantes de Donald Trump invadem o edifício do Capitólio, em Washington, EUA

O nadador olímpico de natação Klete Keller, que já ganhou cinco medalhas de ouro, foi esta quarta-feira acusado por participar na invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos.

O nadador de 38 anos – que competiu na equipa de Michael Phelps nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008 – foi alvo de uma denúncia do FBI, que apresentou um vídeo em que Keller surge entre as pessoas que invadiram o edifício na semana passada.

Apoiantes do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, em Washington, no dia 6, enquanto os membros do congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do Presidente eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro.

Pelo menos cinco pessoas morreram durante esta invasão, incluindo um agente da Polícia do Capitólio.

A agência de investigação norte-americana emitiu um mandado de captura e acusa o nadador de ter entrado, intencionalmente, num edifício restrito sem autoridade legal, de conduta desordenada no Capitólio e, ainda, de impedir o funcionamento do Governo.

A brutalidade a que o povo americano assistiu chocado e incrédulo no dia 6 não vai ser tolerada pelo FBI. Os homens e mulheres do FBI não deixarão nada de lado nesta investigação”, avisou o diretor-adjunto, Steven D’Antuono, em conferência de imprensa.

De acordo com a mesma fonte, as autoridades receberam “mais de cem mil itens multimédia”, incluindo fotos e vídeos, com o objetivo de identificar os que participaram na invasão ao Capitólio.

“Respeitamos o direito de os indivíduos e grupos protestarem pacificamente, mas não toleramos, de forma alguma, as ações de quem esteve no Capitólio, na semana passada”, disse um porta-voz da seleção de natação dos EUA ao jornal britânico The Guardian, antes de as acusações contra Keller serem anunciadas.

A presidente comissão executiva do Comité Olímpico e Paralímpico norte-americano, Sarah Hirshland, divulgou um comunicado, na quarta-feira, no qual condenou as ações dos manifestantes no Capitólio.

“Como muitos de vocês sabem, há relatos de um ex-atleta olímpico envolvido nos atos horríveis que tiveram lugar no Capitólio dos Estados Unidos, na semana passada”, podia ler-se no comunicado. “Condeno veementemente as ações dos manifestantes (…) Eles não representam os valores dos Estados Unidos da América ou da Equipa dos EUA.”

Keller eliminou as suas contas das redes sociais no início desta semana e ainda não comentou as acusações.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ser “campeão” não é sinónimo de bom senso ou inteligência e estes loucos vão aprender que ir atrás da carneirada de seitas de alucinados nunca dá bom resultado!…
    Este palerma foi a correr apagar as redes sociais – depois de participar numa invasão onde havia milhares de câmara!…
    .
    A primeira louca que foi abatida na invasão do Capitólio tinha sido oficial da Força Aérea antes de se converter em fanática da seita do Trampa – o resultado foi ser abatida em directo na TV!!

RESPONDER

"Vão fechar o Tozé". Mayan corta o cabelo (e alerta para dificuldades dos pequenos empresários)

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves foi esta quinta-feira cortar o cabelo a um barbeiro, no Porto, para alertar para as dificuldades decorrentes do encerramento desta atividade a partir de sexta-feira no âmbito do …

ERC cancela debates de Vitorino Silva com todos os candidatos no Porto Canal

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) cancelou os debates de Vitorino Silva com todos os candidatos presidenciais no Porto Canal, na sequência da queixa apresentada pelo PCP à Comissão Nacional de Eleições (CNE). Esta …

Bancos contestam lei da banca (mas Deco aplaude). Centeno admite ajustar medidas

O Banco de Portugal (BdP) quer alterar o Código da Atividade Bancária (CAB). Se por um lado, os bancos contestam algumas das normas, por outro, outras entidades, como a Deco, aplaudem as medidas. A consulta pública …

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …

Depois do Reino Unido, Angola suspende voos para Portugal. Santos Silva quer saber o motivo

O Reino Unido decidiu, esta quinta-feira, suspender as ligações aéreas de Portugal para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2. Angola tomou a mesma decisão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros …

Pochettino é o treinador mais bem pago da história do PSG

Mauricio Pochettino é o treinador mais bem pago da história dos franceses do Paris Saint-Germain, avança o jornal L'Équipe esta sexta-feira. De acordo com o jornal gaulês, Pochettino recebe cerca de 940 mil euros brutos mensais, …

Real Madrid eliminado da Supertaça. Zidane desvaloriza resultado e nega crise

O Athletic Bilbau venceu por 2-1 o Real Madrid, detentor do troféu, e assegurou a presença na final da Supertaça de Espanha, na qual vai defrontar o FC Barcelona, no domingo. Em Málaga, os bascos beneficiaram …