Campeão olímpico norte-americano acusado por invasão ao Capitólio

Jim Lo Scalzo / EPA

Apoiantes de Donald Trump invadem o edifício do Capitólio, em Washington, EUA

O nadador olímpico de natação Klete Keller, que já ganhou cinco medalhas de ouro, foi esta quarta-feira acusado por participar na invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos.

O nadador de 38 anos – que competiu na equipa de Michael Phelps nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008 – foi alvo de uma denúncia do FBI, que apresentou um vídeo em que Keller surge entre as pessoas que invadiram o edifício na semana passada.

Apoiantes do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, em Washington, no dia 6, enquanto os membros do congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do Presidente eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro.

Pelo menos cinco pessoas morreram durante esta invasão, incluindo um agente da Polícia do Capitólio.

A agência de investigação norte-americana emitiu um mandado de captura e acusa o nadador de ter entrado, intencionalmente, num edifício restrito sem autoridade legal, de conduta desordenada no Capitólio e, ainda, de impedir o funcionamento do Governo.

A brutalidade a que o povo americano assistiu chocado e incrédulo no dia 6 não vai ser tolerada pelo FBI. Os homens e mulheres do FBI não deixarão nada de lado nesta investigação”, avisou o diretor-adjunto, Steven D’Antuono, em conferência de imprensa.

De acordo com a mesma fonte, as autoridades receberam “mais de cem mil itens multimédia”, incluindo fotos e vídeos, com o objetivo de identificar os que participaram na invasão ao Capitólio.

“Respeitamos o direito de os indivíduos e grupos protestarem pacificamente, mas não toleramos, de forma alguma, as ações de quem esteve no Capitólio, na semana passada”, disse um porta-voz da seleção de natação dos EUA ao jornal britânico The Guardian, antes de as acusações contra Keller serem anunciadas.

A presidente comissão executiva do Comité Olímpico e Paralímpico norte-americano, Sarah Hirshland, divulgou um comunicado, na quarta-feira, no qual condenou as ações dos manifestantes no Capitólio.

“Como muitos de vocês sabem, há relatos de um ex-atleta olímpico envolvido nos atos horríveis que tiveram lugar no Capitólio dos Estados Unidos, na semana passada”, podia ler-se no comunicado. “Condeno veementemente as ações dos manifestantes (…) Eles não representam os valores dos Estados Unidos da América ou da Equipa dos EUA.”

Keller eliminou as suas contas das redes sociais no início desta semana e ainda não comentou as acusações.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ser “campeão” não é sinónimo de bom senso ou inteligência e estes loucos vão aprender que ir atrás da carneirada de seitas de alucinados nunca dá bom resultado!…
    Este palerma foi a correr apagar as redes sociais – depois de participar numa invasão onde havia milhares de câmara!…
    .
    A primeira louca que foi abatida na invasão do Capitólio tinha sido oficial da Força Aérea antes de se converter em fanática da seita do Trampa – o resultado foi ser abatida em directo na TV!!

    • Pena que não tenha mostrado o seu desagrado quando a esquerda se “manifestou” durante meses consecutivos de forma ainda mais destrutiva e mortal.

      Faço chuva ou faça sol, a culpa seria sempre de Trump.

      Típica atitude de um alucinado da carneirada de seita da esquerda.

      • Ah?!
        Quem é a “esquerda”??
        Aqueles vândalos que andaram a incendiar e partir tudo era a “esquerda”?
        Está boa…
        Quantos políticos opositores do Trampa incentivaram algum tipo de destruição/invasão, homicídio, etc, etc – como fez o lunático do Trump?!
        Ficamos à espera de nomes e de provas que o comprovem!…

RESPONDER

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …

Um pouco por todo o mundo, protesta-se contra o "passaporte da escravidão" às vacinas

O fim-de-semana foi marcado por manifestações em Itália, na Grécia, na França, no Reino Unido e na Austrália contra as proibições a quem não tem certificados de vacinação ou testes PCR. Vários governos têm apertado as …