Últimas horas da campanha eleitoral em Espanha dominadas pelo receio de uma subida da extrema-direita

Os receios de uma subida da extrema-direita dominaram as últimas horas da campanha para as eleições deste domingo, com o candidato socialista e primeiro-ministro em exercício a tentar mobilizar contra esse perigo os eleitores de esquerda.

A prepararem-se para os comícios de fecho da campanha esta noite, todos os principais candidatos multiplicaram nas últimas horas as suas intervenções.

À frente nas sondagens, Pedro Sánchez insistiu que, 48 horas depois das eleições, irá fazer uma proposta, “para desbloquear a situação política”, ao PP (direita), Cidadãos (direita liberal) e Unidas Podemos (extrema-esquerda), excluindo o Vox (extrema-direita) que as sondagens indicam que pode ficar em terceiro lugar.

Na ação de campanha anterior, o candidato do PSOE (socialista) tinha apelado a que se trave o “franquismo”, em alusão ao Vox, mas também para que se impeça a caminhada da “direita”, pedindo “apenas um gesto”, no próximo domingo, para acabar com essa Espanha que “exclui”.

O líder do PP, Pablo Casado, assegurou que não irá “defraudar” os eleitores e defendeu que no próximo domingo haverá uma “oportunidade de ouro” para “voltar a ter orgulho de ser espanhol”. Casado apelou ao “voto patriótico e responsável”, numa ação de campanha em que alertou os idosos que o estavam a ouvir que os votos que não forem para o PP irão “para Sánchez”, como resultado da atual “fragmentação” partidária.

Por seu lado, o candidato do Cidadãos, Albert Rivera, defendeu que em Espanha pode-se “ser independente, liberal, conservador, socialista e até mesmo comunista”, mas “não se pode ser violento e receber dinheiro público”, em alusão à CUP, um partido independentista e antissistema catalão.

Rivera respondeu desta forma às perguntas dos jornalistas sobre se apoiava a proposta do Vox, que o parlamento regional de Madrid aprovou na quinta-feira com os votos do PP e do Cidadãos, onde se pede ao Governo central a “imediata” ilegalização dos partidos separatistas que atentam contra a unidade da Espanha.

O líder do Unidas Podemos, Pablo Iglesias, dirigiu-se, no último comício em que participou, ao primeiro-ministro em exercício, Pedro Sánchez, para avisá-lo de que acredita que os eleitores de esquerda vão apostar no seu partido: “As pessoas não são idiotas e estão-se a dar conta que você está a tentar cativar a direita”, disse.

Iglesias reiterou que não dará um voto “gratuito” ao candidato socialista e que sua aposta é na formação de um governo de coligação com o PSOE depois das eleições, apesar de, segundo ele, Pedro Sánchez estar agora à procura do apoio do PP.

Na última intervenção que fez, o presidente do Vox, Santiago Abascal, denunciou a criminalização “em uníssono”, “coordenada e sistemática” de todos os partidos políticos e alguns meios de comunicação social contra os argumentos dos dirigentes e votantes deste partido.

Agora estão todos contra o Vox”, sublinhou em Valência perante cerca de sete mil pessoas durante o maior comício campanha, tendo mostrado a sua solidariedade com os valencianos que sofrem” a quinta coluna do separatismo catalão”. Valéncia é uma comunidade autónoma que está ao lado da Catalunha e onde se fala uma língua idêntica ao catalão.

A campanha eleitoral mais curta de sempre, apenas oito dias, termina às 24:00 (menos uma em Lisboa) desta sexta-feira, sábado será um dia de reflexão e domingo os espanhóis votam das 09:00 até às 20:00.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …