Iniciativa quer lutar contra a discriminação e lembrar as pessoas que deve haver respeito pela herança cultural.
A campanha ‘Desoculta’ pretende lutar contra a discriminação para com os ciganos portugueses.
A iniciativa é da Associação para o Planeamento para a Família (APF), em colaboração com a Câmara Municipal de Gaia.
O comunicado enviado ao ZAP explica que é uma campanha de transformação de crenças e de combate aos preconceitos e estereótipos acerca das pessoas ciganas portuguesas.
A iniciativa quer lutar contra a discriminação e lembrar as pessoas que deve haver respeito pela herança cultural.
O projecto mais global, que envolve esta campanha, é o ‘Gaia 100 Preconceito’, que tenta promover a inclusão social das pessoas ciganas residentes em Gaia – com particular enfoque na saúde sexual e reprodutiva, através de um trabalho de proximidade.
O projecto quer contrariar os estereótipos existentes, com destaque para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ciganas/os, fundamental para promover a inclusão.
Prolonga-se até ao fim deste mês e promove o acesso de 100 pessoas ciganas a serviços de saúde, nomeadamente na área da saúde sexual e reprodutiva; capacitar cinco mulheres ciganas para o ativismo pela igualdade de género, prevenção e combate à violência de género e doméstica.
Também tem como metas, entre outras: promover a literacia financeira de 20 pessoas ciganas da comunidade; desenvolver competências e conhecimentos potenciadores da inclusão das pessoas ciganas em vinte profissionais de saúde; promover a desconstrução de estereótipos sobre as pessoas ciganas na população de Gaia.