Caminhar pode ajudar no combate a infecções e problemas cardíacos em doentes renais

Uma quantidade moderada de exercício físico pode ajudar doentes renais a evitarem infecções e problemas cardiovasculares, conclui um estudo publicado por uma equipa de investigadores que inclui o português João Viana.

Após seis meses de caminhadas de meia hora, cinco dias por semana, as 20 pessoas observadas tinham os respectivos sistemas imunológicos mais fortes, em comparação com um mesmo número de pessoas sem especial atividade física, refere o artigo publicado no Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia (ciência que estuda os rins e tratamento de doenças renais).

O investigador português disse à agência Lusa que o estudo incidiu em doentes prédialisados, ou seja, pessoas com uma doença crónica renal num estado avançado que necessitam de diálise ou transplante de rim e quando o risco de infeções com consequências cardiovasculares é maior.

Joao_Viana4 / Research Gate

O investigador João Viana

O investigador João Viana, da Universidade de Loughborough

Embora esta terapêutica não tenha impacto na doença em si, “os benefícios são imensos”, pois podem melhorar a qualidade de vida e o declínio de condição física destes doentes, vincou João Viana, atualmente a trabalhar para a Escola de Desporto, Exercício e Ciências da Saúde da Universidade de Loughborough, em parceria com o hospital de Leicester.

Os resultados do estudo contribuem para a teoria de que “o exercício físico tem um potencial anti-inflamatório“, não tendo sido encontrados sinais de que possa ser prejudicial ao sistema imunitário, enfatizou.

O trabalho foi realizado pela Unidade de Investigação Biomédica sobre Dieta, Atividade Física e Estilo de Vida de Leicester-Loughborough, uma parceria entre a universidade de Loughborough e os Hospitais Universitários de Leicester que estuda o papel do exercício físico na gestão e prevenção de doenças crónicas.

Licenciado em Desporto em Portugal, João Viana mudou-se para Loughborough para realizar um mestrado em performance desportiva, mas para o doutoramento optou por aprofundar conhecimentos em fisiologia do exercício.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …