Cameron quer acabar com comunicações encriptadas – incluindo Snapchat e WhatsApp

The Prime Minister's Office / Flickr

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu que, se vencer as eleições de maio no Reino Unido, vai dar mais competências aos serviços secretos para vigiar comunicações privadas, para facilitar a luta contra o terrorismo.

Num encontro partidário em Nottingham (centro de Inglaterra), em que apresentou o manifestado do Partido Conservador, Cameron disse que pretende apresentar uma lei que legalize o acesso dos serviços secretos às comunicações privadas dos cidadãos, em particular as digitais, e às respetivas atividades na Internet.

“O primeiro dever de qualquer cidadão é proteger o país e os cidadãos”, disse, citado pela imprensa britânica.

Os atentados da semana passada em Paris “demonstraram uma vez mais a escala da ameaça terrorista e a necessidade de as agências de segurança e de informações e a polícia terem competências fortes para manter os nossos cidadãos a salvo”, disse.

“Sinto-me confortável com as competências de que creio que precisamos, seja em informação sobre comunicações seja sobre o seu conteúdo. São absolutamente adequadas numa democracia moderna e liberal”, assegurou.

O jornal New York Times revela que o primeiro-ministro britânico está mesmo a ponderar proibir aplicações que permitam a troca de mensagens encriptadas, como sucede com o Snapchat e o WhatsApp.

Cameron sugere as operadoras de telecomunicações sejam obrigadas a armazenar mais dados sobre as atividades dos utilizadores e que as cedam as autoridades.

A atual legislação britânica sobre acesso às comunicações privadas expira em 2016, pelo que o governo que sair das eleições de 7 de maio terá de legislar sobre essa matéria.

Até agora, o governo conservador de Cameron não tem conseguido ampliar as competências dos serviços secretos para vigiar comunicações dada a oposição de organizações de defesa dos direitos humanos e dos democratas-liberais, seus parceiros de coligação.

“Se for eleito primeiro-ministro, assegurarei que haja uma legislação bastante completa que garanta que não permitiremos aos terroristas um espaço seguro para comunicarem entre si“, disse.

O acesso às comunicações privadas dos cidadãos voltou para a primeira linha do debate depois das revelações do ex-analista da NSA Edward Snowden da existência de programas de vigilância em massa de comunicações pelos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …