Este camelo está a fazer chegar livros às crianças de cidades remotas do Paquistão

(dr) Haneefa Samad / Vice

Murad Ali e o seu camelo, Roshan

A biblioteca andante, que funciona três dias por semana, é a única forma de os livros chegarem às crianças de várias aldeias do Baluchistão, a maior província do Paquistão.

As sextas-feiras são um dia especial para Sughra, uma paquistanesa de 22 anos. É neste dia da semana que o camelo Roshan chega a Mand, uma das várias cidades remotas na província paquistanesa do Baluchistão.

“Gosto de ler livros de poesia e biografias. Depois devolvo-os na semana seguinte”, explica a jovem à VICE World News, acrescentando: “Esta biblioteca foi a melhor coisa que já me aconteceu”.

Sughra tinha 15 anos quando casou. Foi obrigada a deixar os estudos e, pouco tempo depois, já era mãe de dois filhos, que agora têm três e quatro anos. Segundo o site norte-americano, a província do Baluchistão tem uma das taxas de literacia feminina mais baixas do mundo, assim como a maior percentagem de crianças que não vão à escola. É aqui que este “camelo bibliotecário” pode fazer a diferença.

A biblioteca andante, que funciona três dias por semana e que não tem qualquer custo ou taxa de adesão, é a única forma de os livros chegarem às muitas crianças das várias aldeias da região. Além deles, também têm à sua disposição jogos, puzzles, fantoches e vídeos educativos.

Haneefa Samad, de 29 anos, é professora e voluntária da instituição de caridade responsável pelo projeto. A paquistanesa caminha cerca de seis quilómetros com o camelo e o seu dono, Murad Ali, desde uma escola em Mand até às restantes aldeias.

“Já emprestámos mais de mil livros a 300 crianças desde o lançamento do projeto em outubro passado. O objetivo é colocá-las no sistema escolar”, disse Samad à Vice. O dono do animal também não podia estar mais contente: “Sou analfabeto. Fico muito orgulhoso por saber que eu e o Roshan somos capazes de ajudar as pessoas.”

Raheema Jalal, diretora da escola de Mand, e a sua irmã, Zubaida Jalal, que é Ministra Federal da Produção de Defesa, foram as responsáveis por trás desta ideia e colaboraram com a instituição de caridade em causa para que se tornasse realidade.

“Inspirámo-nos nas bibliotecas do mesmo género que já existem na Mongólia e na Etiópia. Não esperávamos uma resposta tão notável nesta área remota. (…) Agora, queremos expandir o projeto a todo o distrito e esperamos receber doações“, apelam.

ZAP ZAP //

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …