/

Cambridge Analytica vai encerrar

A sociedade britânica Cambridge Analytica, que está no centro do escândalo sobre o acesso indevido a informação pessoal de milhões de utilizadores do Facebook, vai encerrar, noticiou o The Wall Street Journal.

De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa britânica Cambridge Analytica vai encerrar. Em comunicado, a empresa veio, entretanto, adiantar que tinha iniciado um processo de falência e que tinha cessado “todas as atividades”.

O Expresso, que cita o Gizmodo, indicou que o fundador da empresa, Nigel Oakes, pediu aos 150 funcionário que empregava nos escritórios norte-americanos que entregassem “imediatamente” os cartões que dão acesso aos edifícios.

Nigel Oakes confirmou este desenvolvimento ao diário nova-iorquino. Ligada à campanha eleitoral do agora Presidente norte-americano, a Cambridge Analytica justificou o encerramento com a perda de clientes e o aumento dos custos com a justiça.

“Foi considerado que já não é viável continuar a operar nesta atividade”, indicou no comunicado.

No mesmo documento, a empresa garantiu que tudo o que fez não só é legal, como também é um comportamento habitual no mundo da publicidade digital.

Vários meios de comunicação social divulgaram, em março, informações que indicavam que a consultora utilizou dados de utilizadores do Facebook para criar um programa informático que ajudou a impulsionar a campanha eleitoral do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo um ex-funcionário da empresa, a Cambridge Analytica terá ainda estado envolvida no referendo do Brexit.

Este caso ditou uma reviravolta decisiva numa empresa que chegou a ser considerada pioneira ao nível do modelo de contornos tecnológicos com que chegava ao público-alvo das campanhas políticas.

A Cambridge Analytica já iniciou os procedimentos para pedir a insolvência no Reino Unido e deverá em breve fazer o mesmo nos Estados Unidos.

ZAP // Lusa / Euronews

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.