Cambridge Analytica vai encerrar

A sociedade britânica Cambridge Analytica, que está no centro do escândalo sobre o acesso indevido a informação pessoal de milhões de utilizadores do Facebook, vai encerrar, noticiou o The Wall Street Journal.

De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa britânica Cambridge Analytica vai encerrar. Em comunicado, a empresa veio, entretanto, adiantar que tinha iniciado um processo de falência e que tinha cessado “todas as atividades”.

O Expresso, que cita o Gizmodo, indicou que o fundador da empresa, Nigel Oakes, pediu aos 150 funcionário que empregava nos escritórios norte-americanos que entregassem “imediatamente” os cartões que dão acesso aos edifícios.

Nigel Oakes confirmou este desenvolvimento ao diário nova-iorquino. Ligada à campanha eleitoral do agora Presidente norte-americano, a Cambridge Analytica justificou o encerramento com a perda de clientes e o aumento dos custos com a justiça.

“Foi considerado que já não é viável continuar a operar nesta atividade”, indicou no comunicado.

No mesmo documento, a empresa garantiu que tudo o que fez não só é legal, como também é um comportamento habitual no mundo da publicidade digital.

Vários meios de comunicação social divulgaram, em março, informações que indicavam que a consultora utilizou dados de utilizadores do Facebook para criar um programa informático que ajudou a impulsionar a campanha eleitoral do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo um ex-funcionário da empresa, a Cambridge Analytica terá ainda estado envolvida no referendo do Brexit.

Este caso ditou uma reviravolta decisiva numa empresa que chegou a ser considerada pioneira ao nível do modelo de contornos tecnológicos com que chegava ao público-alvo das campanhas políticas.

A Cambridge Analytica já iniciou os procedimentos para pedir a insolvência no Reino Unido e deverá em breve fazer o mesmo nos Estados Unidos.

ZAP // Lusa / Euronews

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …