Câmaras recusam gerir estradas e estacionamentos sem conhecer recursos financeiros

O Governo quer, e continua a insistir, para que sejam as autarquias a gerir as estradas nacionais, mas as Câmaras continuam a oferecer resistência à medida, acusando o Executivo de ainda não ter revelado os recursos financeiros associados à fiscalização que terão que fazer.

Segundo noticia o Jornal de Notícias nesta terça-feira, apenas 39 câmaras municipais aceitaram, até ao momento, as 11 áreas previstas em que o Executivo quer levar a cabo esta mudança de responsabilidades.

O processo está a ser conduzido pelas assembleias municipais com algum receio e indefinição, nota o matutino, que acusam o Governo de ainda não ter revelado montantes a transferir para que a fiscalização seja efetuada.

De acordo com o diário, os autarcas têm mais dúvidas do que certezas e praticamente todos criticam a indefinição dos meios financeiros que terão ao dispor para executar as funções. Dos 188 municípios que responderam ao inquérito do JN, 13 ainda não decidiram e apenas 21% aceitam exercer todas as tarefas este ano.

No início de janeito, o presidente da Associação Nacional de Município Portugueses (ANMP), Manuel Machado, tinha apelado ao Governo e aos partidos representados na Assembleia da República para que clarificassem o modo como serão transferidos os recursos financeiros às autarquias locais e às entidades intermunicipais para a execução das novas competências.

A transferência de estradas para os municípios foi negociada no âmbito do pacote de descentralização que o atual Governo colocou em marcha. O assunto da gestão das estradas, que passaram para a área de influência das autarquias, voltou a ocupar o centro de debate do deslizamento de terras na estrada entre Borba e Vila Viçosa, que fez duas vítimas mortais.

// ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É fácil de antever. No primeiro ano as verbas são dadas aos municípios para estes aceitarem as responsabilidades. Nos anos seguintes são cativadas pelas finanças ou vão para a banca. Em Portugal é fácil fazer previsões sobre o dinheiro público.

RESPONDER

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …