Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

Petr Adam Dohnálek / wikimedia

Edifício da Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos.

O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor dos contribuintes duplicou numa década, de 66 para 137. Estas contas já incluem quatro municípios que em 2021 vão juntar-se à lista de Câmaras que escolheram abdicar de parte ou da totalidade do imposto.

De acordo com o Jornal de Notícias, este aumento representa um universo de 44,4% dos 308 municípios. A lista ainda não está fechada, uma vez que as autarquias podem comunicar a decisão até ao final de dezembro.

Vila Nova de Gaia é um dos municípios estreantes e vai devolver 1% da receita, isto é, cerca de 176 mil euros. O executivo municipal justificou o desconto com a necessidade de “minimizar as dificuldades num período de exceção”, lê-se no portal da autarquia.

Alfândega da Fé ou Sertã abdicam de 0,5% da receita e a Câmara de Lobos avança com uma participação de 3,5% no IRS cobrado.

Sever do Vouga, Braga, Lagos ou Odemira são as Câmaras que vão aumentar o desconto. O número de municípios que pretende renunciar a cobrança total do imposto sobe, no próximo ano, para 27 (mais dois do que em 2020: Arronches e Ferreira do Zêzere).

Todos os anos, o Estado entrega às autarquias parte do IRS cobrado a quem vive nos respetivos territórios. Em 2021, a previsão corresponde a cerca de 573 milhões de euros, o que corresponderá a um aumento de 8,4% face a este ano.

Segundo o Dinheiro Vivo, o “benefício fiscal” por parte das Câmaras Municipais aplica-se a quem recebe IRS no momento da liquidação como quem tem de pagar. Se na altura do acerto de contas com o Fisco tiver imposto a receber e o seu município der o desconto, a sua conta ficará mais recheada. Pelo contrário, caso tenha de pagar imposto, a fatura será mais leve.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …