/

Câmaras de vigilância Umbo querem evitar crimes em tempo real

(dr) UMBO

-

Os sistemas de vigilância são mais acessíveis que nunca, mas na maior parte dos casos são sistemas passivos, que apenas nos permitem ver o que aconteceu depois de algo indesejável ter acontecido. A Umbo quer agora criar câmaras mais pro-activas, que nos alertem assim que algo anormal esteja a acontecer.

As câmaras de vigilância são algo que hoje em dia está acessível a todos de forma suficientemente económica, mas nem sempre têm o resultado pretendido.

Mesmo com a capacidade de detectar movimento e nos alertarem, nem sempre isso se traduz na eficácia desejada, especialmente em situações onde exista constante movimento e não haja uma forma fácil de separar as coisas normais das “anormais”.

Exemplos disso, uma entrada para uma garagem, de um só sentido, onde se queira detectar alguém a circular no sentido proibido, ou a entrar pela porta de saída de uma loja.

A vigilância destas situações actualmente exige sistemas especializados ou um operador humano que esteja continuamente a monitorizar o que se passa – com as consequentes falhas que daí poderão surgir.

A Umbo quer agora resolver este tipo de problemas com uma nova geração de câmaras, com inteligência adicional, e que será capaz de detectar automaticamente situações “anormais”.

O sistema da Umbo irá ser capaz de por exemplo considerar normal que as pessoas caminhem num passeio movimentado, mas saber que será anormal alguém nessa mesma zona decidir trepar um muro, ou identificar as situações exemplificadas acima.

Será uma questão de tempo até que este tipo de vigilância inteligente se comece a popularizar e a chegar aos sistemas de câmaras de baixo custo – e assim ficar disponível para todas as carteiras.

A Minha Alegre Casinha

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.