/

Este pequeno camarão tem a visão mais rápida de todos os animais marinhos

(dr) Alexandra Kingston

Camarão da espécie Alpheus heterochaelis

Um novo estudo revela que o camarãozinho canhoto (Alpheus heterochaelis) apresenta uma taxa de amostragem de, pelo menos, 160 Hz.

Famoso pela sua grande garra que estala com tanta rapidez que dá luz, o camarão Alpheus heterochaelis acaba de ter outro motivo para se ‘gabar’ porque, de acordo com o site IFLScience, uma nova pesquisa descobriu que tem os olhos mais rápidos do mundo aquático.

O novo estudo, publicado na revista científica Biology Letters, revela que este pequeno animal tem uma visão tão rápida que consegue atualizá-la 160 vezes por segundo.

Para testar este ‘super-poder’, os cientistas usaram fios condutores finos para registar os impulsos elétricos provenientes dos olhos do A. heterochaelis. A equipa procurava estabelecer a taxa de amostragem – termo usado para descrever a quantidade de amostras de certo um sinal analógico recolhidas numa determinada unidade de tempo, geralmente medida em Hertz (Hz).

Neste caso, explica o mesmo site, os investigadores queriam perceber com que frequência o olho deste animal pode atualizar a sua visão para criar uma imagem que não fosse desfocada pelo movimento.

A equipa expôs estes crustáceos a luzes cintilantes e monitorizaram a sua resposta, cujo resultado revelou que têm uma taxa de amostragem temporal de pelo menos 160 Hz.

Este tipo de visão ultra rápida beneficia os animais a identificar obstáculos ou alvos, que também se movem muito depressa, em ambientes complexos e é uma característica frequentemente observada em animais voadores (as pombas, por exemplo, têm uma taxa de amostragem de 143 Hz).

Como termo de comparação, nós, seres humanos, temos uma taxa de amostragem de apenas 60 Hz.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.