Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

(cv) Euronews / YouTube

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti.

Os investigadores, liderados por Mamdouh Eldamaty, ex-ministro das Antiguidades egípcio, examinaram as paredes do túmulo do jovem faraó com tecnologia de radar penetrante no solo, que revela informações sobre o que está por trás de objetos opacos.

De acordo com um artigo publicado na Nature, as imagens revelaram a presença de um espaço não identificado próximo da câmara funerária – medindo cerca de dois metros de altura e 10 metros de comprimento. Isso poderia apoiar a controversa ideia proposta por alguns egiptólogos de que as paredes do túmulo ocultam uma rede de câmaras ocultas e o local de descanso final da rainha Nefertiti – que nunca foi encontrado.

De acordo com Eldamaty, a orientação do espaço oculto identificado indica que está fisicamente conectado ao túmulo de Tutankhamon, que é referido pelo código KV62.

As descobertas foram apresentadas ao Conselho Supremo de Antiguidades do Egito no início deste mês, mas ainda não foram publicadas numa revista científica.

Ray Johnson, egiptólogo do Instituto Oriental da Universidade de Chicago em Luxor, Egito, que não participou no estudo, descreveu os últimos resultados como “tremendamente emocionantes”. “Claramente, há algo do outro lado da parede norte da câmara funerária”, disse.

Johnson disse que existe a possibilidade de a rainha Nefertiti estar no espaço oculto, além de destacar que a câmara poderia pertencer a outro túmulo – talvez a de Ankhesenamun, a esposa do jovem faraó, cuja localização do túmulo permanece um mistério.

Estas suspeitas não são novas: já em 2015 o arqueólogo britânico Nicholas Reeves anunciou ter descoberto duas câmaras secretas no lugar de eterno descanso do rei Tut. Uma das câmaras, apontou na altura, poderia conter os restos mortais de Nefertiti.

Análises anteriores revelaram a presença de vestígios de matéria orgânica atrás das paredes do túmulo de Tutankhamon, que foi descoberto em 1922 por Howard Carter. Contudo, os cientistas não sabem precisar se as cavidades encontradas na área são de origem natural ou se foram construídas por pessoas.

Se os químicos provarem agora que as cavidades dentro do túmulo de Tutankhamon são de origem humana, a nova investigação comprovará a teoria de Reeves. O egiptólogo acredita que Nefertiti, que nasceu por volta de 1370 a.C e terá morrido aos 40 anos de dia, pode mesmo estar enterrada junto ao túmulo de Tutankhamon. Para comprovar a teoria, algumas das paredes das câmaras poderão ter que ser derrubadas.

O rei Tutankhamon – conhecido como rei Tut – tornou-se governante do Egito quando criança em aproximadamente 1332 a.C. mas só reinou até 1323 a.C., morrendo aos 19 anos. Não se sabia muito sobre o menino governante até que o seu túmulo foi descoberto em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter, fazendo do rei Tut um dos símbolos mais emblemáticos do Egito Antigo.

Nefertiti era a esposa do rei Akhenaton, pai de Tutankhamon, que governou o Egito entre 1353 e 1336 a.C. No entanto, o rei Tut tinha uma mãe diferente, fazendo de Nefertiti a madrasta do jovem faraó. Além disso, Nefertiti também era sogra de Tut: a sua filha Ankhesenamun era a esposa de Tutankhamun.

O que aconteceu com os restos mortais de Nerfertiti é já debatido há muito tempo – e, para já, permanece um mistério.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • A resposta está no texto, não têm, aparentemente, a mínima intenção de o fazer sem destruir (coisa tão típica do Grande e Super Evoluído Ser Humano, o Supra Sumo da Bicharada) e passo a citar…”Para comprovar a teoria, algumas das paredes das câmaras poderão ter que ser derrubadas.”…enfim

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …