Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

(cv) Euronews / YouTube

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti.

Os investigadores, liderados por Mamdouh Eldamaty, ex-ministro das Antiguidades egípcio, examinaram as paredes do túmulo do jovem faraó com tecnologia de radar penetrante no solo, que revela informações sobre o que está por trás de objetos opacos.

De acordo com um artigo publicado na Nature, as imagens revelaram a presença de um espaço não identificado próximo da câmara funerária – medindo cerca de dois metros de altura e 10 metros de comprimento. Isso poderia apoiar a controversa ideia proposta por alguns egiptólogos de que as paredes do túmulo ocultam uma rede de câmaras ocultas e o local de descanso final da rainha Nefertiti – que nunca foi encontrado.

De acordo com Eldamaty, a orientação do espaço oculto identificado indica que está fisicamente conectado ao túmulo de Tutankhamon, que é referido pelo código KV62.

As descobertas foram apresentadas ao Conselho Supremo de Antiguidades do Egito no início deste mês, mas ainda não foram publicadas numa revista científica.

Ray Johnson, egiptólogo do Instituto Oriental da Universidade de Chicago em Luxor, Egito, que não participou no estudo, descreveu os últimos resultados como “tremendamente emocionantes”. “Claramente, há algo do outro lado da parede norte da câmara funerária”, disse.

Johnson disse que existe a possibilidade de a rainha Nefertiti estar no espaço oculto, além de destacar que a câmara poderia pertencer a outro túmulo – talvez a de Ankhesenamun, a esposa do jovem faraó, cuja localização do túmulo permanece um mistério.

Estas suspeitas não são novas: já em 2015 o arqueólogo britânico Nicholas Reeves anunciou ter descoberto duas câmaras secretas no lugar de eterno descanso do rei Tut. Uma das câmaras, apontou na altura, poderia conter os restos mortais de Nefertiti.

Análises anteriores revelaram a presença de vestígios de matéria orgânica atrás das paredes do túmulo de Tutankhamon, que foi descoberto em 1922 por Howard Carter. Contudo, os cientistas não sabem precisar se as cavidades encontradas na área são de origem natural ou se foram construídas por pessoas.

Se os químicos provarem agora que as cavidades dentro do túmulo de Tutankhamon são de origem humana, a nova investigação comprovará a teoria de Reeves. O egiptólogo acredita que Nefertiti, que nasceu por volta de 1370 a.C e terá morrido aos 40 anos de dia, pode mesmo estar enterrada junto ao túmulo de Tutankhamon. Para comprovar a teoria, algumas das paredes das câmaras poderão ter que ser derrubadas.

O rei Tutankhamon – conhecido como rei Tut – tornou-se governante do Egito quando criança em aproximadamente 1332 a.C. mas só reinou até 1323 a.C., morrendo aos 19 anos. Não se sabia muito sobre o menino governante até que o seu túmulo foi descoberto em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter, fazendo do rei Tut um dos símbolos mais emblemáticos do Egito Antigo.

Nefertiti era a esposa do rei Akhenaton, pai de Tutankhamon, que governou o Egito entre 1353 e 1336 a.C. No entanto, o rei Tut tinha uma mãe diferente, fazendo de Nefertiti a madrasta do jovem faraó. Além disso, Nefertiti também era sogra de Tut: a sua filha Ankhesenamun era a esposa de Tutankhamun.

O que aconteceu com os restos mortais de Nerfertiti é já debatido há muito tempo – e, para já, permanece um mistério.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • A resposta está no texto, não têm, aparentemente, a mínima intenção de o fazer sem destruir (coisa tão típica do Grande e Super Evoluído Ser Humano, o Supra Sumo da Bicharada) e passo a citar…”Para comprovar a teoria, algumas das paredes das câmaras poderão ter que ser derrubadas.”…enfim

RESPONDER

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …