Arqueólogos mais perto de encontrar a câmara secreta de Nefertiti

Novas análises por radar ao túmulo do faraó Toutankhamon, em Luxor, no sul do Egito, reforçam os sinais da existência de uma câmara secreta, onde segundo um arqueólogo britânico poderá estar enterrada a rainha Nefertiti.

Até agora, os egiptológos não conseguiram descobrir onde foi sepultada a famosa rainha Nefertiti, célebre pela sua beleza e que teve um papel político e religioso fundamental no século XIV antes de Cristo.

Mas no início deste ano, o arqueólogo Nicholas Reeves encontrou duas câmaras mortuárias secretas no túmulo do famoso rei Tutankhamon – e é possível que uma delas abrigue a rainha Nefertiti.

Nefertiti foi uma rainha icónica do Egito Antigo. Conhecida pela sua beleza, foi a esposa principal do faraó Amenófis IV, mais tarde conhecido como Akhenaton, durante o século 14 aC.

Onde está então enterrada esta rainha egípcia tão importante?

Reeves acredita que Nefertiti está escondida numa câmara funerária, bem debaixo dos nossos narizes: ao lado do túmulo do famoso rei Tutankhamon, filho de Akhenaton com outra mulher.

“Há 90% de hipóteses de que haja uma outra câmara, um outro túmulo por detrás da câmara funerária de Toutankhamon”, afirmou este sábado Mamdouh al-Damati, ministro das Antiguidades do Egipto.

O ministro, que falava depois de dois dias de análises àquele espaço, salientou, no entanto, que se trata de resultados preliminares e precisou que o especialista japonês Hiroaki Watanabe necessita agora de um mês para confirmar a informação.

Os testes efetuados na parede norte do túmulo funerário de Toutankhamon “parecem indicar que há uma distinção clara entre a rocha dura e outra coisa que deverá ser um espaço vazio”, afirma Nicholas Reeves.

Ao contrário de túmulos de outros faraós que foram quase totalmente pilhados ao longo dos milénios, o mausoléu de Toutankhamon, descoberto em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter, mantém mais de 5.000 objetos intactos, muitos deles em ouro, com 3.300 anos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …