Arqueólogos mais perto de encontrar a câmara secreta de Nefertiti

Novas análises por radar ao túmulo do faraó Toutankhamon, em Luxor, no sul do Egito, reforçam os sinais da existência de uma câmara secreta, onde segundo um arqueólogo britânico poderá estar enterrada a rainha Nefertiti.

Até agora, os egiptológos não conseguiram descobrir onde foi sepultada a famosa rainha Nefertiti, célebre pela sua beleza e que teve um papel político e religioso fundamental no século XIV antes de Cristo.

Mas no início deste ano, o arqueólogo Nicholas Reeves encontrou duas câmaras mortuárias secretas no túmulo do famoso rei Tutankhamon – e é possível que uma delas abrigue a rainha Nefertiti.

Nefertiti foi uma rainha icónica do Egito Antigo. Conhecida pela sua beleza, foi a esposa principal do faraó Amenófis IV, mais tarde conhecido como Akhenaton, durante o século 14 aC.

Onde está então enterrada esta rainha egípcia tão importante?

Reeves acredita que Nefertiti está escondida numa câmara funerária, bem debaixo dos nossos narizes: ao lado do túmulo do famoso rei Tutankhamon, filho de Akhenaton com outra mulher.

“Há 90% de hipóteses de que haja uma outra câmara, um outro túmulo por detrás da câmara funerária de Toutankhamon”, afirmou este sábado Mamdouh al-Damati, ministro das Antiguidades do Egipto.

O ministro, que falava depois de dois dias de análises àquele espaço, salientou, no entanto, que se trata de resultados preliminares e precisou que o especialista japonês Hiroaki Watanabe necessita agora de um mês para confirmar a informação.

Os testes efetuados na parede norte do túmulo funerário de Toutankhamon “parecem indicar que há uma distinção clara entre a rocha dura e outra coisa que deverá ser um espaço vazio”, afirma Nicholas Reeves.

Ao contrário de túmulos de outros faraós que foram quase totalmente pilhados ao longo dos milénios, o mausoléu de Toutankhamon, descoberto em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter, mantém mais de 5.000 objetos intactos, muitos deles em ouro, com 3.300 anos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam ondas de luz que atravessam materiais opacos

Uma equipa de cientistas descobriu que é possível criar feixes de luz "indestrutíveis" que praticamente não se alteram quando atravessam um meio. Só se tornam fracos. Cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e da …

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …