A Câmara dos Comuns do Reino Unido autorizou esta quarta-feira o Governo a iniciar as conversações para a saída da União Europeia, apesar do receio dos deputados da oposição que o faça de forma rudimentar.
A autorização foi dada por 494 deputados, contra 122, cuja votação foi mais um passo no caminho de saída dos britânicos do bloco europeu, o designado Brexit.
Depois da aprovação desta quarta-feira, a proposta de lei que dita a saída da UE segue agora para a Câmara dos Lordes, que tem o poder de adiar, mas não invalidar, a legislação.
A votação realizou-se ao fim de três dias de debate, durante os quais os deputados pró-europeus tentaram fazer incluir disposições na proposta que garantisse ao Parlamento um papel maior no processo de separação e estabelecesse limites à posição negocial do Governo com os outros 27 Estados europeus.
O Governo britânico quer fazer aprovar a legislação no Parlamento até ao início de março e iniciar o processo negocial, que deve demorar dois anos, até 31 de março.
// Lusa
Brexit
-
18 Agosto, 2020 UE e Reino Unido em nova ronda negocial com o tempo a expirar
-
16 Junho, 2020 Boris confiante de que é possível um acordo com UE em julho