Câmara de Paris apresenta queixa contra Fox News por informações do atentado

docsearls / Flickr

Paris

Paris

A Câmara de Paris vai apresentar queixa contra a cadeia televisiva norte-americana Fox News, a propósito das afirmações sobre a alegada existência de zonas muçulmanas na capital gaulesa onde o direito francês não se aplica.

Estas afirmações foram feitas na antena da estação televisiva no seguimento dos atentados ocorridos em Paris, designadamente contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo e num supermercardo judaico, que fizeram 20 mortos, entre os quais os três terroristas.

“Vai ser apresentada uma queixa nos próximos dias”, informou fonte da autarquia, apontando a descrição “errada” de bairros da capital como “muito perigosos” pela Fox News.

A decisão ainda não foi tomada quanto ao sítio da apresentação da queixa, se em Paris, se nos EUA.

A cidade de Paris registou as desculpas da estação televisiva, adiantou a mesma fonte, mas tenciona prosseguir com a queixa.

“Fomos insultados”, disse a presidente da Câmara, interrogada pela CNN, a propósito da visita do seu homólogo nova-iorquino à sua cidade. Anne Hidalgo disse que a Fox News tinha “prejudicado a imagem [de Paris], ao divulgar informações falsas“.

Questionado pela AFP, o vice-presidente da Fox News, Michael Clemente, exprimiu a sua “solidariedade com os franceses no momento em que estão em vias de recuperar e retomar uma vida normal”, mas adiantou que considerava “deslocadas” as afirmações de Hidalgo.

A Fox News já fez pedidos de desculpas depois de ter difundido afirmações de comentadores que garantiam que existiam zonas de não-direito, interditas aos não-muçulmanos na Europa, feitas em antena depois dos ataques mortíferos em Paris.

Um comentador e uma jornalista da cadeia disseram que existiam, designadamente em França e no Reino Unido, essas zonas.

O jornalista da Fox News Nolan Peterson, apresentado como perito, repetiu estas alegações sobre Paris, apresentando um mapa da capital francesa, delimitando bairros onde garantia que a polícia não entrava.

Em 11 de janeiro, o comentador Steven Emerson declarou em estúdio, a propósito do multiculturalismo da sociedade britânica, que no Reino Unido, “há cidades inteiras como Birmingham que são totalmente muçulmanas, onde os não-muçulmanos simplesmente não vão”.

Em reação, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, tratou Steven Emerson como “um perfeito idiota“.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …

"Agiu de forma premeditada". Mãe que deixou bebé no lixo vai continuar presa

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …

Mau tempo nas próximas 48h. Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas …