Câmara de Paris apresenta queixa contra Fox News por informações do atentado

docsearls / Flickr

Paris

Paris

A Câmara de Paris vai apresentar queixa contra a cadeia televisiva norte-americana Fox News, a propósito das afirmações sobre a alegada existência de zonas muçulmanas na capital gaulesa onde o direito francês não se aplica.

Estas afirmações foram feitas na antena da estação televisiva no seguimento dos atentados ocorridos em Paris, designadamente contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo e num supermercardo judaico, que fizeram 20 mortos, entre os quais os três terroristas.

“Vai ser apresentada uma queixa nos próximos dias”, informou fonte da autarquia, apontando a descrição “errada” de bairros da capital como “muito perigosos” pela Fox News.

A decisão ainda não foi tomada quanto ao sítio da apresentação da queixa, se em Paris, se nos EUA.

A cidade de Paris registou as desculpas da estação televisiva, adiantou a mesma fonte, mas tenciona prosseguir com a queixa.

“Fomos insultados”, disse a presidente da Câmara, interrogada pela CNN, a propósito da visita do seu homólogo nova-iorquino à sua cidade. Anne Hidalgo disse que a Fox News tinha “prejudicado a imagem [de Paris], ao divulgar informações falsas“.

Questionado pela AFP, o vice-presidente da Fox News, Michael Clemente, exprimiu a sua “solidariedade com os franceses no momento em que estão em vias de recuperar e retomar uma vida normal”, mas adiantou que considerava “deslocadas” as afirmações de Hidalgo.

A Fox News já fez pedidos de desculpas depois de ter difundido afirmações de comentadores que garantiam que existiam zonas de não-direito, interditas aos não-muçulmanos na Europa, feitas em antena depois dos ataques mortíferos em Paris.

Um comentador e uma jornalista da cadeia disseram que existiam, designadamente em França e no Reino Unido, essas zonas.

O jornalista da Fox News Nolan Peterson, apresentado como perito, repetiu estas alegações sobre Paris, apresentando um mapa da capital francesa, delimitando bairros onde garantia que a polícia não entrava.

Em 11 de janeiro, o comentador Steven Emerson declarou em estúdio, a propósito do multiculturalismo da sociedade britânica, que no Reino Unido, “há cidades inteiras como Birmingham que são totalmente muçulmanas, onde os não-muçulmanos simplesmente não vão”.

Em reação, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, tratou Steven Emerson como “um perfeito idiota“.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Chefe do Governo Hong Kong revela ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, revelou esta semana ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas. Em declarações à International Business Channel, a líder do Executivo de Hong Kong …

António Mexia e Manso Neto vão deixar gestão da EDP

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, ambos suspensos de funções, manifestaram-se indisponíveis para voltar a integrar os órgãos sociais do grupo num novo mandato. Em comunicado à Comissão …

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …

Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna considerou esta segunda-feira que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus. “Ao nível das fronteiras …

Hospitais de Coimbra estão "muito próximos" do limite de capacidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à covid-19, devido à falta de recursos humanos, disse esta segunda-feira o presidente do conselho de administração da …

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …