Onda de calor matou 800 pessoas na Índia

United Nations Photo / Flickr

-

Mais de 800 pessoas morreram na sequência da onda de calor que se regista há mais de uma semana na Índia, sobretudo nos estados do sul do país, avançam as autoridades esta terça-feira.

No estado de Andhra Pradesh (sul), o mais atingido, pelo menos 551 pessoas morreram na última semana.

Na segunda-feira, a temperatura rondava 47ºC, o que levou as autoridades a colocar em prevenção os hospitais do estado e a recomendar à população que evite sair à rua.

“O governo do Estado lançou programas de informação na televisão e em outros media para recomendar às pessoas que não saiam sem chapéu e para beberem água”, disse P. Tulsi Rani, responsável da unidade de gestão de catástrofes de Andhra Pradesh.

“Pedimos também às organizações não-governamentais e agências estatais para abrirem pontos de abastecimento de água para que toda a população tenha acesso à água”, acrescentou.

Uma grande parte da Índia está a ser afetada pela onda de calor, incluindo a capital Nova Deli.

De acordo com o jornal The Hindustan Times, a temperatura máxima em Deli atingiu um novo recorde na segunda-feira, 45,5ºC, mais cinco graus do que a média para esta época do ano.

No estado de Telanga, que faz fronteira com Andhra Pradesh, 231 pessoas morreram numa semana e as temperaturas atingiram os 48ºC durante o fim de semana.

Em Orissa (leste), 11 pessoas morreram na sequência da vaga de calor. Os serviços meteorológicos indianos emitiram um “alerta vermelho” para hoje e quarta-feira neste estado devido às previsões de temperaturas superiores a 45ºC.

Em Bengala ocidental (leste), 13 pessoas morreram e os sindicatos dos taxistas de Calcutá recomendaram aos motoristas que limitem as deslocações durante o dia.

Centenas de pessoas, sobretudo entre a população mais pobre, morrem todos os verões devido ao calor, e dezenas de milhares são afetadas por cortes de eletricidade devido à rede sobrecarregada.

De acordo com o The Hindustan Times, as condições meteorológicas podem causar uma seca nos estados mais atingidos por esta vaga de calor, antes da chegada das monções, esperadas no final do mês em Kerala (sul).

A estação das chuvas deverá levar várias semanas até chegar às planícies mais áridas do norte.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.