O calor extremo da Europa visto do Espaço. França e Bélgica bateram recordes

ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma mapa que mostra o calor extremo que tem assolado a Europa nos últimos dias.

Para gerar o mapa, os especialistas usaram o radiómetro de superfície do mar e da superfície terrestre do satélite Copernicus Sentinel-3. Graças aos dados conseguidos, foi possível criar uma animação, disponível online, que mostra o calor anormal que se tem sentido na parte ocidental da Europa.

“Enquanto as previsões meteorológicas usam as temperaturas do ar projetadas, o satélite mede a quantidade real de energia emitida pela Terra. Portanto, este mapa representa melhor a temperatura real da superfície da Terra“, explicou a ESA.

“Na imagem, as nuvens são visíveis em branco, enquanto o azul claro representa áreas cobertas de neve”, completou a agência espacial.

Esta quinta-feira, a Bélgica atingiu um novo recorde histórico de temperaturas, tendo os termómetros registado 41,8 graus numa localidade no norte do país, divulgou esta sexta-feira o Instituto real de Meteorologia (IRM)

“É um novo recorde nacional belga: 41,8 graus em Begijnendijk!”, divulgou noTwitter um responsável pelo IRM. Este é um novo máximo assinalado desde que há registos de medições de temperaturas no país, iniciadas em 1833.

Em Bruxelas, os termómetros chegaram aos 39,7 graus, um recorde na capital belga e que bateu os 36,6 graus que tinham sido registados em 27 de junho de 1947. As temperaturas são registadas na Bélgica desde 1833, três anos depois da fundação do país.

Também Paris bateu um novo recorde de temperatura nesta vaga de calor. A capital francesa registou 40 graus. Esta sexta-feira, as previsões apontam para um arrefecimento e chuva no fim de semana.

Esta é já a segunda vaga de calor que a Europa enfrenta este verão. Portugal tem “escapado” das altas temperaturas. Na primeira vaga, no fim de junho, morreram pelo menos duas pessoas em Espanha devido a golpes de calor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …

Biblioteca virtual no Minecraft dá voz a jornalistas censurados de todo o mundo

Enquanto governos de todo o mundo reprimem a liberdade jornalística e censuram a sua imprensa nacional, a Reporters Without Borders está a trabalhar para chegar ao público através de um canal improvável: uma enorme biblioteca …

Há mais 19 mortos em Portugal. Número de casos confirmados perto dos 6.000

Portugal registou, este domingo, mais 19 mortes devido ao surto de covid-19. O número de casos confirmados é de 5.962, mais 792 em relação aos números de sábado. A Direção-Geral de Saúde revelou este domingo o …

Criança de 14 anos morre com covid-19 no Hospital da Feira

Uma criança de 14 anos morreu, este domingo, no Hospital de São Sebastião, na Feira, vítima de covid-19. Sofria de psoríase, doença que pode debilitar o sistema imunitário. O rapaz era morador em Ovar e tinha …

A Estação Matternet é um "portal seguro de drones" para hospitais

O sistema é simples: a equipa médica do hospital coloca as amostras que precisam de ser testadas no interior da estação, e esta encarrega-se automaticamente de as colocar num drone. Depois, o topo da torre …

Espanha atinge recorde: Morreram 838 pessoas nas últimas 24 horas

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 838 mortos com o novo coronavírus, voltando a aumentar o número de falecidos num só dia e elevando o balanço total para 6.528, de acordo com a última atualização …