/

O calor extremo da Europa visto do Espaço. França e Bélgica bateram recordes

ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma mapa que mostra o calor extremo que tem assolado a Europa nos últimos dias.

Para gerar o mapa, os especialistas usaram o radiómetro de superfície do mar e da superfície terrestre do satélite Copernicus Sentinel-3. Graças aos dados conseguidos, foi possível criar uma animação, disponível online, que mostra o calor anormal que se tem sentido na parte ocidental da Europa.

“Enquanto as previsões meteorológicas usam as temperaturas do ar projetadas, o satélite mede a quantidade real de energia emitida pela Terra. Portanto, este mapa representa melhor a temperatura real da superfície da Terra“, explicou a ESA.

“Na imagem, as nuvens são visíveis em branco, enquanto o azul claro representa áreas cobertas de neve”, completou a agência espacial.

Esta quinta-feira, a Bélgica atingiu um novo recorde histórico de temperaturas, tendo os termómetros registado 41,8 graus numa localidade no norte do país, divulgou esta sexta-feira o Instituto real de Meteorologia (IRM)

“É um novo recorde nacional belga: 41,8 graus em Begijnendijk!”, divulgou noTwitter um responsável pelo IRM. Este é um novo máximo assinalado desde que há registos de medições de temperaturas no país, iniciadas em 1833.

Em Bruxelas, os termómetros chegaram aos 39,7 graus, um recorde na capital belga e que bateu os 36,6 graus que tinham sido registados em 27 de junho de 1947. As temperaturas são registadas na Bélgica desde 1833, três anos depois da fundação do país.

Também Paris bateu um novo recorde de temperatura nesta vaga de calor. A capital francesa registou 40 graus. Esta sexta-feira, as previsões apontam para um arrefecimento e chuva no fim de semana.

Esta é já a segunda vaga de calor que a Europa enfrenta este verão. Portugal tem “escapado” das altas temperaturas. Na primeira vaga, no fim de junho, morreram pelo menos duas pessoas em Espanha devido a golpes de calor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.