Em apenas 4 dias, o calor derreteu toda a neve de inverno de um glaciar no Canadá

NASA

Em apenas 4 dias deste verão, a neve acumulada durante todo o inverno passado no Glaciar Lowell, no Canadá, derreteu, transformando-se numa imensa lagoa que o glaciologista Mauri Pelto apelidou de “pântano de neve”.

A imagem acima demonstra a progressão do rápido derretimento da neve no Parque Nacional e Kluan, no território de Yukon, no Canadá. As imagens foram recolhidas no passado dia 26 de julho pelo Operational Land Imager (OLI) através do satélite Landsat 8.

Na imagem, as bandas de infravermelhos combinaram-se para diferenciar com clareza as as áreas de água que estão congeladas (azul claro) daquelas que contêm água de degelo (azul escuro). Já as rochas da zona estão identificadas em tonalidade castanhas e a vegetação assinalada a verde.

No dia em que a imagem foi capturada, há pouco mais de um mês, a lama cobria uma área superior a 40 quilómetros quadrados, nota a Europa Press.

Pelto, investigador da Nichols College, observou lagos de lama semelhantes a este em outros glaciares contudo, ressaltou, o rápido derretimento sentido no Glaciar Lowell é incomum. “A única forma de criar um pântano tão extenso de neve é tendo a neve saturada de água até chegar à superfície”, explicou, em Nichols College.

As altas temperaturas sentidas causaram um extenso fenómeno de ablação – a perda de gelo superficial devido ao derretimento -, de acordo com o investigador.

Durante os dias em causa, as temperaturas diárias registadas nas proximidade de Haines Junction, vila localizada a 60 quilómetros do glaciar, atingiram os 29 graus – bem mais altas do que as temperaturas que normalmente atingem a região em julho.

A “piscina de lama” foi desaparecendo rapidamente à medida que a neve ia derretendo. A 11 de agosto, a lama deixou o glaciar, dirigindo-se para o lago Loweel. De acordo com Pelto, uma perda tão grande de água deve fazer com que o glaciar recue mais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …