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Califórnia permite que empresa lance serviços de táxis-robô (sem condutor de reserva)

Cruise

Táxi-robô da Cruise

Um serviço taxi-robô totalmente autónomo e comercial, sem condutores, está prestes a ser lançado em São Francisco, na Califórnia.

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) emitiu a sua primeira licença que permite este serviços sem condutor para a subsidiária GM Cruise.

Esta licença marca a primeira vez que os taxis-robô foram autorizados a aceitar clientes, sem manter um condutor de reserva a bordo para lidar com situações complicadas, com as quais a IA ainda não está preparada para lidar.

De acordo com a CPUC, “Cruise pode oferecer serviços ao público em geral na sua frota de 30 carros totalmente elétricos, sem condutor de segurança presente, em ruas selecionadas de São Francisco, à velocidade máxima de 50 km/h”.

Os serviços funcionam “quando as condições meteorológicas não incluírem chuva intensa, nevoeiro intenso, fumo intenso, granizo, ou neve. Os carros estão autorizados a cobrar tarifas para estes passeios”, noticia a New Atlas.

As “ruas selecionadas” em questão não incluem atualmente o centro de São Francisco, e as horas permitidas — das 22h00 às 06h00 — são escolhidas para manter os carros fora das ruas quando há muito movimento.

As viagens partilhadas estão proibidas para assegurar aos passageiros que estão a salvo de agressões e assédio por parte de outros utilizadores.

A proposta foi aprovada apesar de algumas preocupações levantadas no processo de consulta pública. A Disability Rights California queixou-se de que o serviço não satisfazia as necessidades de certos grupos de deficientes, uma vez que não têm veículos com acesso a cadeiras de rodas ou auxiliares para deficientes auditivos.

A Agência Municipal de Transportes de São Francisco também manifestou preocupação pelo facto de os veículos autónomos da Cruise terem, ocasionalmente, efetuado recolhas e entregas de passageiros sem encontrar um local legal para parar.

Os veículos param então no meio de uma faixa e provocam engarrafamento e trânsito. Mas a Cruise salientou que, como veículos comerciais, são autorizados a fazê-lo quando é “razoavelmente necessário“.

Em última análise, a cidade acredita que os táxis autónomos tornarão as ruas mais seguras e o ar mais limpo, protegendo simultaneamente a segurança dos passageiros e melhorando o acesso aos transportes, particularmente para os mais desfavorecidos.

O serviço da Cruise será lançado de forma gradual, e a empresa espera expandir a sua frota e aumentar a capacidade de passageiros ao longo tempo.

Alice Carqueja, ZAP //

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