Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

Technisoil

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de estrada são usadas cerca de 150 mil garrafas.

Esta é a primeira estrada do país a ser pavimentada com plástico reciclado. Sean Weaver, presidente da TechniSoil, a startup que criou este projeto, explica que “o pavimento se baseia num material de plástico para assegurar a resistência, e a rocha é simplesmente um material de enchimento.”

A nova técnica adotada permite o reaproveitamento do asfalto antigo, o que não acontece quando uma rua ou estrada precisa de ser pavimentada, uma vez que a camada superior do asfalto é retirada e automaticamente descartada.

De acordo com a Fast Company, na cidade de Oroville, uma parte da estrada com uma extensão de 500 metros já foi repavimentado com plástico.

A fusão dos dois materiais torna a estrada mais resistente a possíveis danos, como é o caso de buracos ou fissuras que vão surgindo com o tempo. Pode ainda ter uma durabilidade superior do que o asfalto comum pois este apenas “depende da rocha para a resistência da mesma”.

O processo recorre ao PET, material frequentemente utilizado na composição de garrafas de refrigerantes e água. Para pavimentar uma estrada, os trabalhadores usam equipamentos que moem a camada superior do pavimento, e depois misturam esse pavimento antigo com o plástico reciclado mantendo-os unidos.

Com a utilização dos métodos mais tradicionais, repavimentar uma estrada pode exigir a introdução de 42 camiões de material novo e o transporte de outros 42 camiões de resíduos por cada quilómetro de asfalto.

O novo modo de operar permite uma redução do tráfego, o que elimina as emissões dessas viagens e acelera os trabalhos em curso. “Podemos fazer esse trabalho de maneira muito tranquila à noite” diz Weaver.

A empresa está também a trabalhar com Los Angeles e em breve irá adotar esta técnica em outras cidades na Califórnia. O estado norte-americano, preocupado com questões ambientais, tem alguns objetivos mais ambiciosos para o futuro.

Também na Europa o tema começa a eclodir. Na Holanda, uma empresa experimentou utilizar plástico reciclado para pavimentar estradas, começando a experiência com uma ciclovia.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Verdadeiramente interessante. Enquanto isto, as ruas de LA e SF estão pejadas de dejetos, sem abrigo, pessoas a injetarem-se, a viver em tendas, e a fazer as necessidades em plena rua. Mais interessante é que são os donos das lojas que têm que limpar a via pública.

    Que tal meterem mãos à obra e resolverem isto que dura e dura? Soa melhor na comunicação social esta noticia aqui referia, certo? E a vida das pessoas?

    • Acho que vou mudar o meu nome aqui para não ficar relacionado contigo!
      Tens de estudar a condição humana e ver as realidades lá. EU morei lá algum tempo… na altura a maior parte dos sem abrigo são mesmo pessoas que não querem trabalhar e pessoas que preferem pedir dinheiro a quem passa. Nenhuma sociedade se vai livrar desse problema seguindo regras e muito menos dando local de habitação… outros vão aparecer e requerer os mesmos direitos sem trabalhar. É uma “bola de neve”.
      Soa melhor a um comentário estudar os assuntos antes de comentar 😉

      • 100% de acordo. Vivo nos EUA (não na Califórnia). Já para não falar dos ingénuos que vão viver para LA a pensar que vão ser uma estrela da música ou de cinema, e depois acabam a viver na rua, ficando a contar para os números de sem-abrigo da Califórnia em vez dos respetivos Estados de origem.

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …