Estado da Califórnia vai celebrar Dia dos Açores

rtppt / Flickr

Ilha Graciosa, Açores

A Assembleia do estado da Califórnia, decidiu, numa sessão plenária realizada na quinta-feira, proclamar “junho como o mês de Portugal e o dia 1 de junho como o Dia dos Açores naquele Estado norte-americano”, foi hoje anunciado.

A informação consta de uma nota divulgada hoje pelo Governo Regional dos Açores, em que adianta que a resolução aprovada traça “um retrato histórico da presença de açorianos no estado” onde atualmente “há cerca de 350 mil portugueses ou lusodescendentes a residir na Califórnia, sendo que aproximadamente 90% vieram diretamente dos Açores ou têm passado familiar numa das nove ilhas da região”.

O estado da Califórnia e os Açores firmaram um entendimento, em 2002, que incentiva o desenvolvimento de iniciativas para o aprofundamento da amizade, da cooperação e da entreajuda entre ambos.



De acordo com a mesma nota, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, “escreveu já uma carta” ao presidente da Assembleia da Califórnia, Anthony Rendon, mostrando-se, em nome da região, “profundamente honrado” com a proclamação de 01 de junho como o Dia dos Açores no estado.

“As afinidades que ligaram os californianos e os açorianos ao longo da história são hoje mais fortes, como o espírito desta resolução demonstra”, considera o presidente do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

A “celebração cultural e de formas de vida de ambos os povos” são destacados pelo chefe do executivo regional, que “deixou também palavras de incentivo à diáspora, no seguimento de várias iniciativas no mesmo sentido promovidas pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, que tutela a área”, lê-se na nota.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …