4 jogadores sem férias de Verão por causa do calendário UEFA

UEFA

Liga das Nações serviria para fechar a temporada 2021/22. Mas a Liga dos Campeões começa uma semana depois dos últimos jogos.

A Liga das Nações vai, pela primeira vez, começar no final da temporada de futebol (na maioria dos países europeus).

A terceira edição arranca nesta quarta-feira, 1 de Junho, com o jogo entre Polónia e País de Gales, relativo ao Grupo 4 do principal escalão.

Portugal também está nesta “Liga A”, no Grupo 2. Em Junho, no dia 2 vai defrontar a Espanha, no dia 5 a Suíça, no dia 9 a República Checa será o adversário e este quarteto encerra dia 12, na Suíça.

Os últimos jogos desta “janela” que a UEFA criou para a Liga das Nações serão disputados no dia 14 de Junho, uma terça-feira – que vai contar com um duelo histórico entre Alemanha e Itália.

Final de época para todos os futebolistas?

Nem por isso.

Uma semana depois desses últimos jogos, arranca a Liga dos Campeões 2022/23. No dia 21 de Junho já se jogam as meias-finais da ronda preliminar de qualificação para o maior torneio europeu de clubes.

Isto significa que o Inter Club d’Escaldes, campeão de Andorra, vai ter quatro futebolistas que vão participar nos dois torneios em poucos dias: Liga das Nações e Liga dos Campeões.

Josep Gomes, Ildefons Lima, Ludovic Clemente e Jordi Rubio justificaram a confiança do seleccionador e estão na lista de convocados que a Federação de Futebol de Andorra divulgou, para o jogo com a Letónia.

Os quatro jogam no Inter Club d’Escaldes, cujo último jogo no campeonato foi na semana passada e que no dia 21 de Junho já vai estrear-se na Liga dos Campeões.

A lista de convocados da selecção, divulgada nesta quarta-feira, é relativa apenas ao jogo frente à Letónia, marcado para esta sexta-feira. Andorra vai jogar quatro vezes em 11 dias (?), na Liga das Nações.

O quarteto do Inter pode ser dispensado depois do primeiro ou do segundo jogo – mas em princípio para se concentrarem no seu clube, não para irem de férias.

Caso não sejam dispensados, os quatro jogadores vão ter quatro compromissos da selecção numa semana e meia; o último será no dia 14 de Junho (na Moldávia) e, logo uma semana depois, haverá jogo na Liga dos Campeões.

Casos diferentes noutros clubes

mais três clubes envolvidos nessas meias-finais da ronda preliminar de qualificação para a Liga dos Campeões: Levadia, Víkingur e Fiorita. Mas aqui os cenários são outros.

O Levadia tem também quatro jogadores na selecção da Estónia: Karl Andre Vallner, Artur Pikk, Rasmus Peetson e Robert Kirss. Mas aqui a ausência de férias não acontece porque o campeonato está a decorrer na Estónia; começou em Março e só termina em Novembro.

O Víkingur cedeu um futebolista – Ingvar Jónsson – à selecção da Islândia. Mas no país nórdico o campeonato começou em Abril e terminará em Setembro.

A Federação de Futebol de São Marino “poupou” os jogadores do seu campeão, o Fiorita. Nenhum está na lista de convocados.

Outros calendários

Estas são as quatro equipas que vão inaugurar a época europeia. Mas pouco depois, a partir do dia 5 de Julho, começa a disputar-se a primeira ronda de qualificação da Liga dos Campeões.

E aí, com com 30 equipas em campo, haverá dezenas de futebolistas com poucos dias (ou nenhum) de descanso, sobretudo aqueles que vão jogar na Liga das Nações a meio de Junho.

A Liga Conferência Europa começa quase na mesma altura, no dia 7 de Julho. Na primeira ronda de qualificação vão jogar…60 equipas.

A Liga Europa fica para mais tarde, só arrancando no dia 4 de Agosto – quando a maioria dos campeonatos está quase a começar, ou já começou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.