Já pode calcular quantos anos lhe restam de vida (e com boa saúde)

A expectativa de vida está a aumentar em todo o mundo – as pessoas que nasceram em 2016 vão viver, em média, mais 7 anos do que as que nasceram há 25 anos. E agora, com base em dados de um estudo global, já é possível calcular quantos anos nos restam de vida.

A BBC desenvolveu uma calculadora online que permite saber qual é a expectativa de vida para as pessoas em função da idade, do país e do género, bem como quanto tempo de vida com boa saúde ainda lhes resta.

A calculadora tem por base os dados do estudo da carga global da doença (Global Burden of Disease) que recolheu informações mundiais sobre factores de saúde e de riscos de morte e de incapacidade.

Realizado pela Organização Mundial da Saúde, o Global Burden Disease analisa os efeitos sobre a saúde de mais de cem doenças em oito regiões do mundo, calculando a expectativa de vida a partir das taxas de mortalidade em diferentes faixas etárias.

O país com a maior expectativa de vida é o Japão, com uma média de 89 anos, enquanto a República Centro-Africana é onde há uma menor esperança média de vida, com 67 anos.

Em Portugal, a esperança média de vida situava-se em 2016, o último ano a que reportam os dados do Global Burden Disease, nos 84 anos para as mulheres e nos 79 anos para os homens.

No ranking do estudo, e relativamente ao nosso país, como maiores factores de risco de morte e de incapacidade surgem o consumo de álcool e drogas, os hábitos alimentares, a hipertensão e o tabaco.

A doença cardíaca isquémica e a doença cardiovascular estão entre os factores que causam mais mortes no país, seguidos da doença de Alzheimer, segundo o estudo.

“Em 2015, as doenças cardiovasculares e vasculares cerebrais foram responsáveis por quase 30% das mortes ocorridas em Portugal, com um acréscimo de 0,5% relativamente a 2014, que nos deve obrigar a meditar”, constata, a propósito dos resultados do estudo, o coordenador do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Cardiovascular (NERPC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Pedro Marques da Silva, em declarações divulgadas pelo Diário da Saúde.

“Cerca de 41% do total de anos de vida saudável perdidos por morte prematura poderiam ter sido evitados se fossem suprimidos os principais factores de risco modificáveis”, acrescenta o coordenador do NERPC.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …