Já pode calcular quantos anos lhe restam de vida (e com boa saúde)

A expectativa de vida está a aumentar em todo o mundo – as pessoas que nasceram em 2016 vão viver, em média, mais 7 anos do que as que nasceram há 25 anos. E agora, com base em dados de um estudo global, já é possível calcular quantos anos nos restam de vida.

A BBC desenvolveu uma calculadora online que permite saber qual é a expectativa de vida para as pessoas em função da idade, do país e do género, bem como quanto tempo de vida com boa saúde ainda lhes resta.

A calculadora tem por base os dados do estudo da carga global da doença (Global Burden of Disease) que recolheu informações mundiais sobre factores de saúde e de riscos de morte e de incapacidade.

Realizado pela Organização Mundial da Saúde, o Global Burden Disease analisa os efeitos sobre a saúde de mais de cem doenças em oito regiões do mundo, calculando a expectativa de vida a partir das taxas de mortalidade em diferentes faixas etárias.

O país com a maior expectativa de vida é o Japão, com uma média de 89 anos, enquanto a República Centro-Africana é onde há uma menor esperança média de vida, com 67 anos.

Em Portugal, a esperança média de vida situava-se em 2016, o último ano a que reportam os dados do Global Burden Disease, nos 84 anos para as mulheres e nos 79 anos para os homens.

No ranking do estudo, e relativamente ao nosso país, como maiores factores de risco de morte e de incapacidade surgem o consumo de álcool e drogas, os hábitos alimentares, a hipertensão e o tabaco.

A doença cardíaca isquémica e a doença cardiovascular estão entre os factores que causam mais mortes no país, seguidos da doença de Alzheimer, segundo o estudo.

“Em 2015, as doenças cardiovasculares e vasculares cerebrais foram responsáveis por quase 30% das mortes ocorridas em Portugal, com um acréscimo de 0,5% relativamente a 2014, que nos deve obrigar a meditar”, constata, a propósito dos resultados do estudo, o coordenador do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Cardiovascular (NERPC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Pedro Marques da Silva, em declarações divulgadas pelo Diário da Saúde.

“Cerca de 41% do total de anos de vida saudável perdidos por morte prematura poderiam ter sido evitados se fossem suprimidos os principais factores de risco modificáveis”, acrescenta o coordenador do NERPC.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …