/

Há uma calculadora que lhe diz que idade teria noutros planetas

Os planetas do nosso Sistema Solar são muito distintos. Além da temperatura, estes mundos variam no tipo de movimento que executam, o que significa que a duração de um ano em cada um deles é muito diferente.

Em tempos de pandemia, há quem ache que 2020 está a demorar muito tempo para terminar. No entanto, em Saturno, um ano chega ao fim depois de 29 anos terrestres, o que significa que quem tem 28 anos de idade na Terra, ainda não teria completado um único aniversário se tivesse nascido neste planeta.

A pensar nestas diferenças, o museu virtual Exploratorium desenvolveu uma calculadora que revela a sua idade noutros planetas do Sistema Solar.

Segundo o Mirror, o conceito segundo o qual esta calculadora se rege é simples: um ano equivale ao tempo que se demora a dar uma volta completa à volta do Sol. No caso da Terra, um ano equipa a 365 dias. No entanto, dependendo da distância entre um planeta e o astro, o movimento de translação pode demorar uma vida inteira.

Plutão, por exemplo demora 248 anos terrestres a completar este processo. Já em Mercúrio, um ano tem apenas 88 dias.

A duração dos anos em cada planeta do Sistema Solar está relacionada com a gravidade. A força gravitacional do Sol é sentida com mais intensidade nos planetas mais próximos que, por sua vez, giram mais rápido.

A massa do planeta também é um fator a ter em consideração, já que quanto mais pesado, mais forte será a atração. Além disso, quando duplicamos a sua massa, duplicamos também a gravidade.

Já quando duplicamos a distância, a força da gravidade não cai para metade, mas para um quarto: um planeta três vezes mais distante do Sol é atraído de forma nove vezes mais fraca, e assim sucessivamente. A força diminui o quadrado da distância.

No caso de Plutão, o facto de ser pequeno e de estar muito longe do Sol contribui para que a sua translação seja muito lenta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.