“Cala a boca, negro”. Gerson denuncia caso de racismo em jogo do Flamengo

Alexandre Vidal / Flamengo

Gerson, médio treinado por Jorge Jesus e associado por várias vezes ao SL Benfica, denunciou um caso de racismo no jogo deste domingo entre o Flamengo e o Bahia.

O emblema do Rio de Janeiro venceu por 4-3, mas o jogo ficou marcado por momentos de tensão entre jogadores e equipas técnicas. O brasileiro argumenta que Juan Pablo Ramírez, médio colombiano do Bahia, chamou-lhe negro durante a partida.

“Tenho vários jogos como profissional e nunca vim à imprensa falar nada porque nunca tinha sofrido preconceito, nem sido vítima. O Ramírez reclamou com o Bruno quando sofremos o segundo golo. Eu fui falar com ele e ele disse-me: ‘Cala a boca, negro’. Eu nunca falei nada sobre isso porque nunca sofri. Mas isso eu não aceito”, disse Gerson aos jornalistas.

Mais tarde, nas redes sociais, o jogador voltou a abordar o assunto, dizendo que calar-se “é justamente o que não vai mais acontecer”.

O Globoesporte divulgou ainda um vídeo dos momentos de tensão vividos no encontro que está a gerar polémica. As imagens mostram uma troca de palavras entre Gerson e Mano Menezes, treinador do Bahia, que responde à denuncia de racismo de uma forma despreocupada. “Agora virou malandragem”, diz o antigo selecionador brasileiro.

“Aquele menino [Ramírez] não ia fazer isso ao Gerson. Eu conheço o jogador, ele chegou agora”, ouve-se ainda Mano Menezes a dizer ao fiscal de linha.

Bastante diferente foi a postura de Rogério Ceni, treinador do Flamengo, que condenou a alegada conduta racista do jogador do Bahia.

“Conversei com o Gerson, ouvi da parte dele o que o Ramírez disse. É lamentável. O Brasil é um país que recebe e acolhe muito bem as pessoas. Ele dizer ‘cala a boca, negro’ é pesado demais para alguém que foi bem recebido no mercado de trabalho no Brasil. O racismo não está só nisso”, começou por dizer o antigo guarda-redes.

“É lamentável o que aconteceu. O futebol é entretenimento, o Flamengo tem uma claque gigantesca e o respeito vai além disso. Atacar um ser humano como o Gerson relatou é de um nível muito baixo”, acrescentou.

Na flash interview do jogo do Fortaleza com o Ceará, a jornalista do Esporte Interativo confrontou Paulão com o caso. O jogador brasileiro, conhecido pelo seu posicionamento perante o racismo, disse que não sabia quem era o jogador em causa, mas que era “um idiota”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …