“Cala a boca, negro”. Gerson denuncia caso de racismo em jogo do Flamengo

Alexandre Vidal / Flamengo

Gerson, médio treinado por Jorge Jesus e associado por várias vezes ao SL Benfica, denunciou um caso de racismo no jogo deste domingo entre o Flamengo e o Bahia.

O emblema do Rio de Janeiro venceu por 4-3, mas o jogo ficou marcado por momentos de tensão entre jogadores e equipas técnicas. O brasileiro argumenta que Juan Pablo Ramírez, médio colombiano do Bahia, chamou-lhe negro durante a partida.

“Tenho vários jogos como profissional e nunca vim à imprensa falar nada porque nunca tinha sofrido preconceito, nem sido vítima. O Ramírez reclamou com o Bruno quando sofremos o segundo golo. Eu fui falar com ele e ele disse-me: ‘Cala a boca, negro’. Eu nunca falei nada sobre isso porque nunca sofri. Mas isso eu não aceito”, disse Gerson aos jornalistas.

Mais tarde, nas redes sociais, o jogador voltou a abordar o assunto, dizendo que calar-se “é justamente o que não vai mais acontecer”.

O Globoesporte divulgou ainda um vídeo dos momentos de tensão vividos no encontro que está a gerar polémica. As imagens mostram uma troca de palavras entre Gerson e Mano Menezes, treinador do Bahia, que responde à denuncia de racismo de uma forma despreocupada. “Agora virou malandragem”, diz o antigo selecionador brasileiro.

“Aquele menino [Ramírez] não ia fazer isso ao Gerson. Eu conheço o jogador, ele chegou agora”, ouve-se ainda Mano Menezes a dizer ao fiscal de linha.

Bastante diferente foi a postura de Rogério Ceni, treinador do Flamengo, que condenou a alegada conduta racista do jogador do Bahia.

“Conversei com o Gerson, ouvi da parte dele o que o Ramírez disse. É lamentável. O Brasil é um país que recebe e acolhe muito bem as pessoas. Ele dizer ‘cala a boca, negro’ é pesado demais para alguém que foi bem recebido no mercado de trabalho no Brasil. O racismo não está só nisso”, começou por dizer o antigo guarda-redes.

“É lamentável o que aconteceu. O futebol é entretenimento, o Flamengo tem uma claque gigantesca e o respeito vai além disso. Atacar um ser humano como o Gerson relatou é de um nível muito baixo”, acrescentou.

Na flash interview do jogo do Fortaleza com o Ceará, a jornalista do Esporte Interativo confrontou Paulão com o caso. O jogador brasileiro, conhecido pelo seu posicionamento perante o racismo, disse que não sabia quem era o jogador em causa, mas que era “um idiota”.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …